Goodyear apresenta protótipo de pneu para carros voadores

Proposta da fabricante é combinar o pneu com as hélices propulsoras do veículo aéreo
(Goodyear)
(Goodyear)
(Goodyear)
A ideia da Goodyear é um pneu dois-em-um: roda na estrada e no céu, literalmente (Goodyear)

Muito se fala sobre os carros voadores, mas muito pouco sobre seus pneus. Como um grande nome do setor, a Goodyear tratou de levantar essa questão e apresentou nesta semana no salão do automóvel de Genebra, na Suíça, o pneu conceitual “AERO”. A ideia da fabricante é um pneu que funciona para circular em vias terrestres e também como as hélices propulsoras do veículo para o modo aéreo.

A fabricante diz que já iniciou o desenvolvimento de protótipos do pneu “dois-em-um”, que segundo ela é projetado para carros voadores autônomos. Esses novos veículos prometem chegar aos céus de grandes cidades na próxima década e serão operados como táxis voadores.

No vídeo de demonstração, a Goodyear mostra um veículo equipado com os “pneus aéreos” e sugestões para seu modo de operação, como uma cena em que ele busca uma passageira na janela de um prédio.

Como explica a fabricante, o pneu possui uma “estrutura não-pneumática” e “propulsão magnética”. Já os controles autônomos terão ajuda de sensores ópticos e inteligência artificial. A Goodyear diz que essas tecnologias vão ajudar a aliviar o toque do veículo com o solo, monitorar as condições do pneu, comunicar-se com outros veículos e ainda rodar com suavidade.

(Goodyear)
O pneu tem uma estrutura “não-pneumática”, diz o fabricante. Ou seja, ele não murcha (Goodyear)

Apesar de ser um projeto dos mais complexos, a Goodyear acredita que o conceito AERO pode se tornar uma parte essencial para o futuro da mobilidade aérea, e já está desenvolvendo algumas de suas tecnologias, como os pneus não-pneumáticos e inteligência artificial.

“Os protótipos da Goodyear destinam-se a provocar um debate sobre pneus e tecnologias de transporte para um novo ecossistema de mobilidade”, afirma Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear.

Veja mais: Inflatoplane, o avião inflável da Goodyear

Total
0
Shares
Previous Post

Em 2018, aeroportos concedidos cresceram mais que os da Infraero

Next Post
A Norwegian Air é o maior operador do 737 MAX, com 18 aeronaves na frota (Boeing)

Europa fecha espaço aéreo para o Boeing 737 MAX

Related Posts
Total
0
Share