Governo argentino inspeciona as primeiras unidades do F-16 que chegarão em dezembro
Ministro da Defesa viajou até a Dinamarca para conhecer as aeronaves

O ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, viajou até a Dinamarca para ver de perto os trabalhos de preparação das primeiras seis unidades do caça Lockheed Martin F-16, adquiridas pelo país.
Petri esteve na base logística de Aalborg e chegou a subir em uma das células de F-16, cuja entrega para a Força Aérea Argentina (FAA) ocorrerá em dezembro deste ano.
As seis primeiras aeronaves serão entregues à 6ª Brigada Aérea Tandil, que terá uma dotação máxima de 24 unidades do F-16 A/B, adquiridas da Dinamarca.
Adquiridos por US$ 300 milhões, os 24 caças F-16 terão armamento comprado dos EUA na ordem de US$ 350 milhões, envolvendo mísseis como AIM-9 Sidewinder e AIM-120 AMRAAM, entre outros.

Nas redes sociais, Petri disse: “Este que vocês estão vendo é um dos F-16 que estarão na Argentina em dezembro. Ações concretas protegem e defendem o povo argentino. É assim que se constrói a soberania”.
Petri completou: “Hoje visitamos a base logística de Aalborg, na Dinamarca, onde estão sendo preparados os F-16 que em breve se juntarão à Força Aérea Argentina. Supervisionamos o trabalho nos seis primeiros caças, que chegarão em dezembro, e analisamos todos os aspectos logísticos da operação de transferência”.
Em Tandil, a FAA está realizando trabalhos de melhoria nas condições da pista, hangares e outras instalações, segundo o jornal La Nacion.

F-16 e as limitações orçamentárias
Com custo aproximado de US$ 25 milhões por unidade e US$ 20.000 por hora de voo, o F-16 da Argentina chegará ao país num lote de quatro monoplace e dois biplace, deslocados inicialmente para o parque aéreo da Área Militar de Río Cuarto, em Córdoba.
Após isso, as seis aeronaves iniciarão suas operações em Tandil, recobrando assim a capacidade da FAA de voar caças supersônicos, perdida há muitos anos.
Espera-se uma mudança drástica na doutrina da força com a operação do F-16, dotado de aviônica mais moderna que os meios hoje operados pela FAA, bem como pelo sistema de armas em estado da arte.

Por lá, uma parte disso já começou com uma célula de treinamento para pilotos e técnicos, que chegou em dezembro, quando a FAA promoveu um evento de apresentação oficial do F-16 ao povo argentino.
Todavia, segundo o jornal argentino, fontes militares “alertaram” que os planos para o F-16 ocorrem em meio a uma restrição de horas de voo dentro da FAA devido a limitações orçamentárias.