Governo federal ‘requenta’ anúncio de venda de 45 jatos Embraer para a SAS e parte da imprensa ‘compra’

Acordo com companhia aérea foi revelado em 1º de julho, ou seja, há duas semanas, mas se espalhou como novidade nesta segunda-feira em dezenas de sites

Primeiros E195-E2 da SAS serão entregues no final de 2027
Primeiros E195-E2 da SAS serão entregues no final de 2027 (Embraer)

Quem estava distraído nesta segunda-feira, se deparou com uma ótima notícia a respeito da Embraer: dezenas de sites repercutiram que a fabricante brasileira vendeu 45 jatos E195-E2 para a SAS Scandinavian Airlines.

Mas a verdade é que esse anúncio é velho e ocorrido de fato em 1º de julho, portanto, duas semanas atrás, como quem acompanha Airway e outros sites especializados divulgaram.

Em tempos de “caça aos cliques”, o suposto engano certamente foi apreciado por vários “pseudo veículos de imprensa”, que apenas reproduzem conteúdo de outros sem qualquer critério a não ser transformá-los em ‘notícias bombásticas’ e mais impressionantes do que a realidade.

Pois o assunto foi ‘requentado’ pelo próprio governo federal, que publicou um comunicado tardio sobre a venda da Embraer.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

A nota foi divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, mas não cita a data do ocorrido, apenas que a “Embraer anunciou a venda de 45 jatos modelo E195-E2 para a Scandinavian Airlines (SAS), com opção de compra de mais 10 aeronaves”.

Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial, e Anko van der Werf, chefe executivo da SAS (Embraer)

Trata-se de um exemplo claro de como o ambiente jornalístico passa por sua maior crise de credibilidade já que informação passou a ser alvo de distorções com intuito de gerar a chamada “monetização”, com incentivo das chamadas “big techs”, grandes empresas de tecnologia que não se dão ao trabalho de filtrar esse material de baixa qualidade – quando não estimulam essa prática para ter mais espaços publicitários.

Para os que prezam pela clareza de informações, a SAS, companhia aérea de bandeira da Dinamarca, Suécia e Noruega, fechou a compra com a Embraer como parte do seu plano de expansão na Europa, apoiada em seus novos sócios, entre eles a Air France-KLM.

Como Airway salientou, foi talvez o mais importante contrato anunciado pela Embraer em relação à família E2 e que pode ser o primeiro de muitos outros.

Espera-se que da próxima vez, o governo resolva publicar sua nota na data correta.