Grupo Textron assume controle da Pipistrel, fabricante de aviões elétricos da Eslovênia

Com aquisição da Pipistrel, Textron anuncia criação da divisão Textron eAvation, focada em projetos de aeronaves sustentáveis
O Velis Electro da Pipistrel é o primeiro e atualmente único avião elétrico do mundo certificado para atividades comerciais (Pipistrel)

O grupo Textron, detentor das marcas norte-americanas Cessna, Beechcraft e Bell, confirmou nesta quinta-feira (17) um acordo para comprar a Pipistrel, fabricante com sedes na Eslovênia e Itália conhecida por produzir aviões elétricos. O valor na negociação ainda não foi divulgado.

Em comunicado, a Textron adiantou que, após a conclusão da transação, planeja formar um novo segmento de negócios, a Textron eAviation, focada em projetos de aeronaves sustentáveis, que terá a participação da Pipistrel.

“O anúncio de hoje apoia a estratégia de longo prazo da Textron de oferecer uma família de aeronaves sustentáveis ​​para mobilidade aérea urbana, aviação geral, carga e funções de missão especial”, disse o presidente e CEO da Textron, Scott Donnely. O executivo acrescentou que a “Textron está comprometida em manter a marca, sede, pesquisa e desenvolvimento e produção da Pipistrel na Eslovênia e na Itália, enquanto faz investimentos adicionais da Pipistrel”.

Fundador e CEO da Pipistrel, Ivo Boscarol, permanecerá como acionista minoritário e também como presidente emérito, prestando consultoria sobre planos e estratégias de produtos por um período de dois anos.

“Sob minha liderança de 30 anos, a equipe da Pipistrel alcançou uma posição privilegiada única em aviação privada, acessível, ecológica e elétrica. A tendência e a base para projetos futuros foram claramente definidas”, disse Boscarol. “Com a Textron, vamos lutar pelo crescimento futuro e estamos ansiosos para anunciar novos produtos e projetos empolgantes.”

A Pipistrel também produz planadores, incluindo o modelo motorizado Taurus Electro (Divulgação)

Pioneira da aviação eletrificada

Fundada em 1989 na Eslovênia, a Pipistrel é hoje conhecida por sua linha de aviões de pequeno porte e planadores, incluindo modelos com motorização elétrica. Desde sua estreia no mercado, a fabricante entregou mais de 2.500 aeronaves.

Em 2020, a Pipistrel alcançou a certificação de tipo completa da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) para o Velis Electro, a primeira e atualmente única aeronave elétrica do mundo homologada para prestações de serviço, como treinamento básico de pilotos.

Outras aeronaves elétricas oferecidas pela fabricante eslovena são os modelos experimentais Alpha Electro e Alpha Electro LC e o planador motorizado Taurus Electro.

Total
1
Shares
Previous Post

Sem acesso a aviões ocidentais, Rússia pode retomar produção de jatos obsoletos

Next Post

Egito pode ser próximo a adquirir caças F-15 Eagle

Related Posts
Total
1
Share