Hercules realiza manobras impensáveis em Farnborough

Lockheed Martin realiza no Reino Unido a primeira apresentação internacional do novo LM-100J
Já viu um Hercules fazer isso? O modelo exibido na Inglaterra é o LM-100J, versão civil do C-130 (@LockheedMartin)
Já viu um Hercules fazer isso? O modelo exibido na Inglaterra é o LM-100J, versão civil do C-130 (@LockheedMartin)
Já viu um Hercules fazer isso? O modelo exibido na Inglaterra é o LM-100J, versão civil do C-130 (@LockheedMartin)
Já viu um Hercules fazer isso? O modelo exibido na Inglaterra é o LM-100J, versão civil do C-130 (@LockheedMartin)

Entre exibições de caças e esquadrões de demonstração, a aeronave que realizou as manobras mais impressionantes no Farnborough International Airshow foi um cargueiro Hercules. A fabricante Lockheed Martin, dos Estados Unidos, levou para o evento britânico o LM-100J, a nova geração da versão civil do icônico C-130 e mostrou tudo que o modelo pode fazer.

A apresentação aérea do quadrimotor impressiona da decolagem ao pouso, com procedimentos sempre realizados de forma radical. A exibição (confira o vídeo abaixo) incluiu um looping quase completo, uma série de passagens com curvas acentuadas e uma “estolada” (quando o avião perde a sustentação).

Uma exibição desse tipo demonstra que o avião é extremamente resistente a manobras que geram grandes forças g. Isso, porém, não quer dizer que o Hercules pode voar invertido durante uma missão de transporte – ou qualquer outro tipo de tarefa.

Para realizar uma apresentação de alta performance como a executada pelo Hercules civil, a aeronave é completamente esvaziada e, para ficar ainda mais leve, transporta uma quantidade limitada de combustível, suficiente apenas para um voo curto. A apresentação do LM-100J, por exemplo, durou menos de 8 minutos. Outra parte importante são os pilotos que comandam o avião, que precisam ter habilidades acima da média.

 

Hercules civil

O LM-100J é um dos produtos mais recentes da Lockheed Martin e marca o retorno do lendário cargueiro ao mercado civil – a Lockheed Martin ofereceu o L-100 entre 1964 e 1992. O novo avião multi-missão é baseado no C-130J Super Hercules, a versão mais avançada do turbo-hélice militar.

A primeira entrega do LM-100J está programada para 2018; o primeiro cliente será uma empresa brasileira (Lockheed Martin)
O LM-100J marca o retorno do lendário cargueiro ao mercado civil (Lockheed Martin)

A nova versão civil do Hercules pode cumprir basicamente todas as tarefas realizadas pelo modelo militar. A lista inclui missões de transporte de carga e pessoal, lançamento de cargas, voos de busca e salvamento e operações de combate a incêndio.

A fabricante americana também aproveitou o evento em Farnborough para anunciar o lançamento do LM-100J “FireHerc”, nova versão “bombeiro” do Hercules civil. Segundo a Lockheed Martin, a aeronave e seu sistema de combate a incêndios já foram certificados pelo serviço de defesa florestal dos EUA.

O LM-100J "FireHerc" já foi certificado pelo serviço de defesa florestal dos EUA (Lockhhed Martin)
O LM-100J “FireHerc” já foi certificado pelo serviço de defesa florestal dos EUA (Lockhhed Martin)

Veja mais: Airbus A380 estreia em Farnborough com as cores da Hi Fly

Total
0
Shares
1 comments

Comments are closed.

Previous Post
O novo voo da Gol entre Campinas e Brasília será realizado com jatos 737-800 (GOL)

Gol terá voos diretos entre Campinas e Brasília

Next Post
O aeroporto de Viracopos não recebia voos regulares da França há mais de 30 anos (Aigle Azur)

“Azul francesa” vai aumentar frequência de voos entre Paris e Campinas

Related Posts
Total
0
Share