Holanda conclui entrega de caças F-16 à Ucrânia
Transferência faz parte de aliança europeia que inclui Bélgica, Dinamarca e Noruega para reforçar a defesa aérea ucraniana

A Holanda concluiu a entrega de 24 caças F-16 prometidos à Ucrânia, em um movimento estratégico para fortalecer a capacidade defensiva do país em meio à guerra contra a Rússia.
O último lote das aeronaves partiu em 26 de maio de 2025 da Base Aérea de Volkel, na Holanda, com destino à Bélgica, onde os jatos passarão por ajustes finais antes de serem incorporados à Força Aérea Ucraniana.
A entrega foi feita em três etapas, tendo início em outubro de 2024, fevereiro e maio deste ano, e incluiu treinamento de pilotos, peças sobressalentes, manutenção, munições e combustível, compondo um pacote completo de suporte à operação dos F-16 na Ucrânia.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A ação holandesa faz parte de um esforço multinacional europeu liderado por Holanda, Bélgica, Dinamarca e Noruega, que se comprometeram a fornecer até 65 unidades do caça F-16 para a Ucrânia.

A Bélgica, além de atuar como ponto de transição logística, também confirmou que irá doar parte de sua frota de F-16, com entregas previstas a partir de 2025.
O Ministro da Defesa da Holanda, Ruben Brekelmans, esteve presente na cerimônia de envio do último lote e destacou que os caças serão “essenciais para a proteção do espaço aéreo ucraniano” diante dos ataques russos contínuos.
Três F-16 perdidos
A chegada dos F-16 representa um salto qualitativo nas capacidades aéreas da Ucrânia, que até agora opera principalmente aeronaves de origem soviética. Com os F-16, Kiev terá acesso a tecnologia de ponta da OTAN, além da possibilidade de empregar armamentos ocidentais guiados com precisão, aumentando sua capacidade ofensiva e defensiva.
A expectativa é que os jatos desempenhem papel central em missões de defesa aérea, patrulhamento e apoio tático, oferecendo maior flexibilidade e interoperabilidade com forças ocidentais.
Apesar do progresso, a Força Aérea Ucraniana perdeu três F-16 em ação desde agosto.