Horizon Air aposenta turboélice Dash 8 e vira cliente única do Embraer E175

Subsidiária da Alaska Air é mais uma companhia aérea nos EUA a abandonar voos com turboélices
O último turboélice Dash 8 da Horizon Air (IAC)

Nesta quinta-feira, 26, a companhia regional dos EUA Horizon Air, parte do grupo Alaska Air, concluiu a retirada do seu último turboélice Dash 8-400. A aeronave de matrícula N421QX realizou o voo QX2400 entre Spokane e Seattle e depois seguiu para Portland, onde fica a base de manutenção da empresa.

Com isso, a transportadora  passa a ter uma frota exclusiva de jatos Embraer E175, sendo mais uma companhia aérea nos EUA a deixar de voar com turboélices.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A aeronave canadense foi parte importante da história da Horizon Air, onde operou por 22 anos, somando 103 unidades entre modelos Dash 8-100, 8-200 e 8-400.

Fundada em 1981, a Horizon Air estreou com turboélices Farchild F-27 (versão do Fokker montada nos EUA) e cinco anos depois foi adquirida pela Alaska Airlines, porém, mantendo sua marca.

Apenas em 2010, a grupo Alaska Air decidiu não manter a Horizon como uma companhia aérea separada, passando a exibir a pintura da Alaska Airlines.

O E175 da Horizon Air e que voa nas cores da Alaska (Colin Brown Photography)

Atualmente, ela opera 33 jatos E175, mas os planos são de chegar a 50 aeronaves nos próximos anos. A Alaska acaba de anunciar um projeto com a Intelsat para equipar todos os aviões da Embraer com Wi-Fi a partir de 2024.

A presença de turboélices nas viagens aéreas nos Estados Unidos declinou desde os anos 80. São poucas empresas dispotas a oferecer voos com esse tipo de aeronave, como a Silver Airways, da Florida, que opera com modelos ATR 72.

 

 

Total
0
Shares
4 comments
  1. Pois é…e a Embraer querendo desenvolver uma aeronave a hélice, não estou entendendo… mesmo que seja moderníssima talvez o caminho não seja esse…

  2. Eu também não estou entendo esta da EMBRAER. As Cias. Aéreas dos EU e outros Países estão se desfazendo dos seus aviões turbo hélices. Algumas trocando pelo nosso E175. Estamos indo na contra mão da história?

Comments are closed.

Previous Post

KLM substituirá seus 747-400F pelo Airbus A350F

Next Post
Concepção artística do turboélice de última geração da Embraer (Divulgação)

Novo turboélice da Embraer pode estrear em 2028, apesar de atrasos

Related Posts
Total
0
Share