Irã apresenta o turboélice militar “Simorgh”

Aeronave é na verdade uma adaptação do modelo de passageiros Antonov An-140 com porta traseira de carga
O Simorgh possui uma nova parte traseira, com porta de carga e rampa (HESA)

O Irã revelou em 19 de maio o “Simorgh” (pássaro mítico na mitologia persa), um turboélice utilitário fabricado pela Iran Aircraft Manufacturing Industries (HESA). A aeronave é, na verdade, uma adaptação do An-140, turboélice de passageiros da Antonov, porém, com mudanças na parte traseira graças à instalação de uma porta de carga com rampa.

A HESA já possuía a licença de fabricação do An-140, transformado em IrAn-140, e que teve cerca de 15 aeronaves montadas no Irã com componentes enviados da Ucrânia.

Nas imagens divulgadas pelo governo iraniano, o Simorgh aparece com uma nova empenagem, mais elevada e que permitiu a instalação de uma porta traseira com rampa.

Apesar disso, é possível notar que o turboélice possui um trem de pouso elevado, o que sugere dificuldades para carregar grandes volumes.

A aeronave utilizava os motores TV3-117 e possui capacidade de carga de 6 toneladas. O alcance é estimado em 900 km com carga máxima.

O Simorgh é derivado do An-140, um turboélice de passageiros da Antonov (HESA)

“Dados os desenvolvimentos na região e as ameaças contra a República Islâmica, as aeronaves desempenham um papel importante no transporte de carga, pessoal e apoio às forças armadas nos campos de batalha”, disse o general de brigada Mohammad Reza Ashtiani.

Segundo a agência de notícias iraniana Meher, o Simorgh está equipado com “materiais domésticos de alta tecnologia e foi projetada de acordo com as condições climáticas do Irã, bem como com os padrões e regulamentos internacionais”. A HESA não detalhou uma estimativa de produção do Simorgh.

Total
20
Shares
Previous Post

Embraer Bandeirante perde a asa em pouso forçado no Rio Grande do Sul

Next Post

Primeiro A330 da Força Aérea Brasileira será revisado e pintado na Jordânia

Related Posts
Total
20
Share