Israel banirá jatos de quatro motores a partir de 2023

Medida deve afetar sobretudo o Boeing 747 utilizado em voos de carga. Autoridade de aviação civil do país não esclareceu se o Airbus A380 também será afetado pela nova regra
A El Al aposentou seu último 747-400 em 2019 (Divulgação)

A Israel Airports Authority, agência governamental que controla os aeroportos em Israel, anunciou o banimento de aeronaves de quatro motores a partir de 31 de março de 2023.

A medida é motivada por preocupações ambientais, sobretudo o ruído causado por essas aeronaves. A agência, no entanto, não detalhou se todos os jatos comerciais quadrimotores serão afetados.

Estima-se que a nova regra seja direcionada especificamente aos Boeing 747 cargueiros, que têm sido utilizados com bastante frequência graças ao boom do e-commerce mundial.

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Já o Airbus A380, que chega a ser mais silencioso que alguns modelos bimotores mais antigos, permanece com o futuro incerto. Atualmente não há voos para Israel com a aeronave, embora a Emirates Airline, que recentemente iniciou uma rota entre Tel Aviv e Dubai com o Boeing 777-300ER, teria manifestado interesse em usar o maior avião de passageiros do mundo na rota.

Aeronaves governamentais como o Boeing 747 “Air Force One”, dos EUA, ficarão de fora da proibição já que haverá permissões especiais, graças à “circustâncias excepcionais”.

“Suspender o pouso de aviões de 4 motores no Aeroporto Ben Gurion é o primeiro passo em um plano mais amplo que está sendo formulado atualmente”, disse Hagai Topolansky, diretor geral da Autoridade de Aeroportos de Israel.

A380 da Emirates

El Al aposentou o 747 em 2019

A companhia aérea de bandeira israelente El Al foi uma importante operadora do Boeing 747, mas aposentou seu último exemplar do tipo, um 747-400, em 2019.

Além do 747 e do A380, algumas companhias aéreas ainda operam o Airbus A340 enquanto poucas cargueiras mantêm jatos DC-8 em serviço ativo em partes do mundo.

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