Jato comercial ‘100% russo’ SJ-100 chega a Moscou para certificação

Protótipo da aeronave da Yakovlev decolou de Komsomolsk-on-Amur, onde foi fabricado, para o Instituto de Pesquisa de Voo de Gromov, em Zhukovsky

O protótipo 100% russo do SJ-100 começará processo de certificação
O protótipo 100% russo do SJ-100 começará processo de certificação (UAC)

A United Aircraft Corporation (UAC) transferiu o protótipo 97003 do jato regional SJ-100 da fábrica de Komsomolsk-on-Amur, no extremo oriente, para o Instituto de Pesquisa de Voo de Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, nos últimos dias.

Lá, o avião de 100 assentos passará por preparativos para os testes de certificação de voo.

A aeronave é a primeira totalmente ‘russificada’ a voar, contando apenas com fornecedores do país, incluindo o motor PD-8, que substituiu o turbofan SaM-146.

Segundo a estatal russa, foi o voo mais longo realizado pelo motor PD-8, com cerca de 6 mil km e que durou 9 horas, com escalas técnicas pelo trajeto.

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O SJ-100 em Zhukovsky, na região de Moscou (UAC)

O SJ-100 foi assumido pela Yakovlev, que passou a concentrar as aeronaves comerciais da UAC. A variante original, SSJ-100, era um projeto da Sukhoi e tinha parceiras ocidentais que buscavam oferecer a aeronave em mercados globais.

A invasão militar da Rússia à Ucrânia, no entanto, provocou sanções comerciais que inviabilizaram sua produção com conteúdo ocidental.

“O voo foi realizado de acordo com um perfil padrão, semelhante ao da aeronave base, e todos os sistemas de bordo funcionaram sem problemas. Após a atribuição do voo, realizamos pousos com sucesso em dois grandes aeroportos, o que indica um alto nível de prontidão desta máquina”, disse Dmitry Demenev, que pilotou a aeronave.

Aeronave é equipada com motores PD-8 (UAC)

O Superjet totalmente construído com conteúdo local fez seu voo inaugural em 23 de abril de 2025. Ele conta com unidades de potência de cruzeiro e auxiliar, aviônicos, chassis, sistema de controle integrado, sistemas de alimentação de energia, ar condicionado, e proteção contra incêndio substituídos por fornecedores russos.

A UAC diz ainda que o SJ-100 teve a fuselagem atualizada para simplificar a produção e a manutenção da aeronave.