Jato comercial chinês COMAC C919 celebra dois anos em serviço
Aeronave de 160 assentos tem assumido espaço antes cativo do Airbus A320 e o Boeing 737 na China. Frota até aqui soma 19 aviões

A COMAC e a China Eastern Airlines celebraram nesta quarta-feira, 28, os dois anos de operações do C919, jato comercial de fuselagem estreita mais avançado já desenvolvido no país.
Com uma frota atualmente de 19 aeronaves, o C919 ainda é uma celebridade nos aeroportos chineses, mas deve se tornar mais comum nos próximos.
A fabricante estatal sediada em Xangai tem planos de concluir 50 aeronaves neste ano e acelerar a produção até a próxima década.
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Rival do Airbus A320 e do Boeing 737, o C919 tem tomado espaço dos consagrados modelos ocidentais. Ele é capaz de transportar entre 160 a 170 passageiros e é operado atualmente pelas três maiores companhias aéreas chinesas.

A China Eastern foi a cliente lançadora há exatos dois anos, com um voo entre Xangai e Pequim. Ela detém a maior frota do C919, com dez jatos, mas não recebeu nenhum novo avião em 2025.
A China Southern Airlines tem cinco jatos do tipo, dois deles entregues nas últimas semanas. Já a Air China voa com três C919, mas as três possuem ao menos 100 aeronaves encomendadas.
À espera de certificação pela EASA
Além das três empresas aéreas, um C919 antes previsto para a Suparna Airlines foi registrado com a matrícula B-658M e entregue à COMAC Express, uma divisão da fabricante.

Segundo a COMAC, a frota de C919 já acumulou mais de 28.000 horas no ar e concluiu mais de 11.400 voos, transportando 1,57 milhão de passageiros.
Além das centenas de pedidos, a fabricante chinesa trabalha na certificação do C919 pela EASA, mas a agência civil europeia afirmou que o processo ainda levará alguns anos.
Quando isso ocorrer, a aeronave poderá disputar clientes em mais mercados globais com o 737 e o A320.