Um jato executivo Learjet 35A pertencente a Vincent Neil, vocalista da banda de heavy metal The Mötley Crüe sofreu um grave acidente nos EUA nesta segunda-feira, 10. O cantor não estava a bordo do avião.
A aeronave varou a pista ao tentar pousar no Aeroporto Municipal de Phoenix-Scottsdale e deslizou sem controle até se chocar com outro jato executivo, um Gulfstream 200, que estava estacionado.
O choque violento matou o piloto e feriu gravemente outros dois ocupantes. Uma quarta pessoa teve ferimentos leves, segundo as autoridades locais.
A Learjet 35A veered off the runway after landing at Phoenix-Scottsdale Airport and struck a parked Gulfstream 200. The pilot was killed in the crash and three other passengers were injured. #learjet35 pic.twitter.com/hYU5FzGrcq
— Air Data News (@airwayaviation) February 11, 2025
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“O acidente ocorreu às 14h39, quando um Learjet 35A, vindo de Austin, saiu da pista e atingiu um Gulfstream 200 estacionado. De acordo com os relatórios iniciais, o trem de pouso principal esquerdo do Learjet falhou ao pousar, levando à colisão”, disse um comunicado da cidade de Scottsdale.
Um vídeo de câmera de vigilância mostra a aeronave de matrícula N81VN fabricada em 1989 saindo da pista em alta velocidade até bater no Gulfstream, que então é deslocado para frente. A cabine de comando do Learjet 35 ficou bastante danificada.

Quarto acidente grave em duas semanas nos EUA
É o quarto acidente aéreo grave que ocorre nos Estados Unidos desde 28 de janeiro quando um jato regional CRJ-700 da PSA Airlines se chocou no ar com um helicóptero militar UH-60 Black Hawk do Exército dos EUA enquanto se aproximava para pouso em Washington, D.C. Os 64 ocupantes do avião e três tripulantes do helicóptero morreram.
Dois dias depois um Learjet 55 ambulância aérea caiu logo após decolar da Philadelphia, vitimando os seis ocupantes e uma pessoa no solo.
Em 6 de fevereiro, um turboélice monomotor Cessan Grand Caravan caiu no Alasca, vitimando 10 pessoas.