A United Aircraft Corporation (UAC) se prepara para voar nos próximos meses os protótipos dos jatos comerciais MC-21-310 e SJ-100 apenas com conteúdo de fornecedores russos, afirmou Anton Alikhanov, Ministro da Indústria e Comércio à mídia local.
“Os primeiros voos de aviões com a exclusão completa de itens importados, o MC-21 com o motor PD-14 e o SJ-100 com o motor PD-8, estão planejados para este semestre. Testes de voo de certificação serão realizados em seguida”, disse Alikhanov.
Desenvolvidas originalmente em parceria com fornecedores ocidentais, as aeronaves tiveram que ter seus projetos alterados após o início das sanções em razão da invasão militar russa à Ucrânia.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
No entanto, a substituição tem levado bastante tempo, em meio ao foco da indústria aerospacial do país em fornecer aeronaves militares e atualizar aviões mais antigos.

A mais recente meta do governo russo é iniciar a montagem final dos jatos comerciais em 2026. Apesar disso, o ministro afirmou que existem atualmente 13 MC-21 e 20 SJ-100 em vários estágios de conclusão.
O MC-21-310 pode levar até 211 passageiros e é propulsionado pelo motor PD-14 em lugar do Pratt & Whitney PW1000G. Já o SJ-100 é uma variante ‘russificada’ do SuperJet 100, que voava com o motor SaM-146.
A UAC está finalizando a montagem de um protótipo da aeronave com o turbofan PD-8, como mostrou um vídeo recente divulgado pela empresa.
Assim como o antecessor, o SJ-100 tem cerca de 100 assentos e é voltado para o mercado de aviação regional.
Parabéns à Rússia, fazendo brilhantemente seu dever de casa !