JetBlue pode encerrar operações com jatos Embraer em setembro

Companhia aérea teria marcado voo final entre Nova York e Boston para 4 de setembro, em linha com planos de operar apenas aeronaves da Airbus

Embraer E190 da Jetblue (PierreSelim/Wikimedia)

A história do jato Embraer E190 na JetBlue pode ter ganhado um epílogo em 4 de setembro. É quando está programado um voo especial entre Nova York (JFK) e Boston, nomeado como “B6 1900” e que pode marcar o fim da operação do modelo na empresa aérea dos EUA.

O possível encerramento dos voos com o jato regional foi especulado pelo perfil Ishrion Aviation, reforçando que não teve acesso a nenhuma informação oficial.

A JetBlue tem apenas nove E190 de um total de 63 aeronaves do tipo operadas desde 2005, quando foi a cliente lançadora da versão.

A empresa aérea já havia revelado planos de encerrar a operação da aeronave de 100 assentos e substituí-la pelos maiores e mais eficientes Airbus A220.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Jato Embraer E190 da JetBlue ((Andrew E. Cohen)

Em julho de 2024, a JetBlue atualizou seu plano de frota, em que postergou a entrega de jatos A321neo e também antecipou a aposentadoria dos E-Jets remanescentes para o final de 2025.

Low cost de David Neeleman

A JetBlue foi fundada pelo empresário David Neeleman, também proprietário da Breeze e da Azul Linhas Aereas.

A empresa surgiu em 1998 com a proposta de oferecer serviços mais acessíveis, porém, com amenidades como TV a bordo.

As operações tiveram início em 2000 a partir de Nova York e mesmo o ataque terrorista às torres gêmeras em setembro de 2001 não foi capaz de causar prejuízos à empresa, que cresceu nos anos seguintes, apoiada numa estrutura mais leve e ágil.

David Neeleman lançou a JetBlue e viu o E190 como uma aeronave interessante para a empresa (Embraer)

Neeleman, entretanto, deixou a JetBlue em 2008 após perder o cargo de CEO no ano anterior.

Seu substituto, David Barger, lamentou a escolha da aeronave brasileira afirmando na época que a JetBlue era pequena demais para ser a cliente de lançamento e que os seguidos problemas na produção e nos motores GE CF34 o decepcionaram.

Apesar disso, o E190 deverá encerrar sua era na JetBlue após 20 anos exatos.