A companhia aérea holandesa KLM precisou aterrar temporariamente sete de seus Boeing 787 Dreamliner no sábado (3), depois de identificar um erro técnico nos procedimentos de manutenção realizados em parte da frota.
A falha resultou no cancelamento de voos a partir do aeroporto de Amsterdã (Schiphol) para destinos como Cidade do México, Chicago e Portland.
Segundo a empresa, técnicos aplicaram um procedimento de inspeção incorreto em um componente do sistema de reabastecimento das aeronaves. O equívoco ocorreu ao se utilizar o protocolo de manutenção do Boeing 777 em jatos da família 787, que têm exigências diferentes, apesar de os componentes em questão serem semelhantes.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Embora não haja risco à segurança, as sete aeronaves estão passando por manutenção acelerada e permanecerão em solo enquanto isso”, disse um porta-voz da KLM à agência ANP, da Holanda.

Dos 24 Dreamliners operados pela companhia – versões 787-9 e 787-10 –, 17 não foram afetados. Os sete aviões com manutenção incorreta passarão por um novo processo de verificação, desta vez com base nas diretrizes específicas do modelo 787.
A paralisação forçada impactou cerca de 650 passageiros, que foram realocados em outras aeronaves ou remarcados para voos alternativos. A KLM informou que está trabalhando para minimizar os transtornos, inclusive utilizando aviões substitutos sempre que possível.
O grupo Air France-KLM tem nos Boeing 787 um dos pilares de sua malha internacional, especialmente em rotas intercontinentais de médio e longo alcance.