LATAM e TAP Air Portugal firmam acordo de codeshare para ampliar conexões entre Brasil e Europa

Parceria permite emissão de bilhetes compartilhados em voos operados pelas duas companhias desde junho de 2025

A320neo da LATAM e da TAP
A320neo da LATAM e da TAP (gimbellet/Alan Wilson)

A LATAM e a TAP Air Portugal estabeleceram um novo acordo de codeshare para ampliar significativamente as opções de conexões entre o Brasil e a Europa. As vendas dos voos compartilhados começaram em 18 de junho para viagens a partir de 23 de junho de 2025.

O acordo é bilateral e de “venda livre”, o que significa que tanto a LATAM quanto a TAP podem comercializar bilhetes para voos operados pela outra companhia aérea, facilitando a emissão e a conectividade para os passageiros. As passagens com voos da LATAM em codeshare serão disponibilizadas sob os códigos 045 e 957.

A TAP Air Portugal, cujo hub está localizado em Lisboa, é uma das principais companhias aéreas na ligação entre o Brasil e a Europa. A nova parceria permitirá que passageiros da LATAM acessem uma ampla rede de destinos operados pela TAP além de Lisboa, incluindo importantes cidades na Europa e na África.

Entre os destinos que a LATAM passa a oferecer em codeshare com voos operados pela TAP estão Amsterdã, Copenhague, Dakar, Faro, Funchal, Ilha do Sal, Lyon, Marselha, Nice, Oslo, Paris Orly, Ponta Delgada, Porto, Terceira e Toulouse.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Aviões no Aeroporto de Brasília (ABSB)

Por outro lado, a TAP também passa a vender bilhetes em voos operados pela LATAM a partir de Brasília, Florianópolis e Fortaleza para dezenas de destinos domésticos no Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Manaus, Porto Alegre, Belém, entre outros.

A partir de Brasília, por exemplo, os voos em codeshare incluem cidades como Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa, Manaus e Boa Vista. Já a partir de Fortaleza, os passageiros terão acesso a conexões com cidades como Natal, Recife, São Luís e Teresina. De Florianópolis, a ligação será com São Paulo (Congonhas).

O novo acordo deve reforçar a posição das duas companhias aéreas, que detém o maior volume de tráfego de passageiros entre Brasil e Europa.