A LATAM voltará a fazer voos internacionais a partir do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Em publicação no Linkedin, o CEO da companhia aérea, Jerome Cadier, adiantou que a capital gaúcha terá voos para Lima (Peru) e Santiago (Chile) já em janeiro de 2025.
Reaberto há um mês, depois de cinco meses fechado após ser devastado pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o aeroporto de Porto Alegre atualmente está recebendo apenas voos domésticos em pista reduzida (1.730 metros).
A capacidade está limitada a 128 pousos e decolagens diariamente.
A reabertura total e plena da operação da pista (3.200 m) está prevista para 16 de dezembro, com o retorno dos voos internacionais e aumento da frequência.
Curitiba terá voos para Lima
O executivo também destacou o lançamento da rota internacional Curitiba-Lima, que espera atender 43 mil passageiros por ano e insere a capital paranaense na lista de cidades brasileiras com voos diretos para a capital peruana, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Com esta expansão, Lima consolida sua posição como um importante centro de conexões para a LATAM, permitindo acesso facilitado a destinos em outros países da América Latina, além de impulsionar o turismo e os negócios entre as duas regiões.
Outra novidade revelada pelo executivo é que, a partir de dezembro, as cidades de Fortaleza e Recife passarão a contar com voos diretos para Santiago, no Chile. Essa nova rota internacional é estratégica para conectar o Nordeste brasileiro a destinos no Chile e, simultaneamente, fortalecer as possibilidades de conexões com a Oceania.