Helicóptero militar futurista é testado nos EUA

Com fórmula de rotores contra-rotativos e hélice de impulsão, S-97 Raider voa a mais de 400 km/h
Fórmula diferenciada proposta pela Sikorsky deve ditar o futuro dos helicópteros militares dos EUA (Lockheed Martin)
Fórmula diferenciada proposta pela Sikorsky deve ditar o futuro dos helicópteros militares dos EUA (Lockheed Martin)
Fórmula diferenciada proposta pela Sikorsky deve ditar o futuro dos helicópteros militares dos EUA (Lockheed Martin)
Fórmula proposta pela Sikorsky deve ditar o futuro dos helicópteros militares dos EUA (Lockheed Martin)

A fabricante norte-americana Lockheed Martin divulgou neste mês um vídeo mostrando o funcionamento do avançado S-97 Raider, o protótipo de um dos helicópteros mais avançados já desenvolvidos. O aparelho é proposto para equipar as forças armadas dos Estados Unidos em várias funções, desde ataque ao solo a operações de transporte de material e soldados.

Baseado no desmonstrador de tecnologia X2, concebido pela Sikorsky Aircraft (empresa adquirida pela Lockheed em 2015), o modelo inaugura uma nova era no mundo dos helicópteros, com um formato diferenciado e capaz de altíssimas velocidades: a aeronave é projetada para voar a mais de 400 km/h.

O design diferente do Raider é caracterizado pelos rotores coaxiais (duas hélices que giram em sentidos opostos) e uma hélice de impulso na parte traseira. Além disso, o modelo também conta com comandos de voo computadorizados, o conhecido “fly-by-wire” (comuns em caças e aviões comerciais de última geração), e baixo nível de ruído e vibração.

Segundo o fabricante, o S-97 pode transportar seis passageiros ou então uma carga de 4.000 kg. O helicóptero é impulsionado por uma turbina General Eletric (modelo YT706) de 2.600 cavalos de potência, que garante uma autonomia de voo de três horas ou cerca de 570 km. O projeto também prevê a capacidade de reabastecimento em voo.

Em missões de ataque, o helicóptero futurista da Lockheed poderá ser armado com casulos de foguetes, metralhadoras e os temidos mísseis Hellfire, orientados por laser.

Projeto independente

O desenvolvimento do S-97 Raider foi iniciado em 2008 pela Sikorsky e o primeiro protótipo no formato atual realizou o voo inaugural em maio de 2015. A fabricante, no entanto, vem testando esse tipo de helicóptero desde o final dos anos 1970, à espera de pedidos definitivos das forças armadas dos EUA que ainda não foram adiante.

Sem prazo para entrar em operação, o S-97 se encaixava nas necessidades do programa “Armed Aerial Scout” (Escolta Aérea Armada), lançado pelo Exército dos EUA (US Army) em 2012 para substituir o OH-58 Kiowa, aposentado em 2016. A seleção, contudo, foi suspensa em 2014, devido a corte de custos. Ainda assim, o projeto do Raider segue em andamento.

O S-97 Raider é uma evolução do demonstrador de tecnologia Sikorsky X2 (Sikorsky)
O S-97 Raider é uma evolução do demonstrador de tecnologia Sikorsky X2 (Sikorsky Aircraft)

Veja mais: Aviões que reinventaram a forma de voar

Total
0
Shares
9 comments
  1. Ola Thiago Vinholes. Costumo baixar fotos de aeronaves que me interessam, para constar em umas pastas que tenho como referencia para plastimodelismo e consultas pessoais. Notei que de uns tempos pra cá, você bloqueou a cópia de fotos em seu blog. Qual o motivo; você pensa que alguém vai fazer mau uso, alguém vai comercializar? Eu sei que você tem o direito de fazer o que quiser com o seu espaço, e não quero contestar. Simplesmente penso que é uma medida antipática que não precisava acontecer. Principalmente se considerarmos que com um pouco mais de trabalho, todas as fotos que constam em seu espaço podem ser encontradas em outros locais inclusive na Wikipedia em muitos casos. Vou continuar frequentando seu espaço, cujo conteúdo eu admiro, e inclusive divulgo para amigos que se interessam por aviação, mas fico triste com esta nova política. Sempre pensei que a Internet é um veículo que deve ser o mais livre possível. Eu achava muito interessante e prático poder baixar alguma foto de interesse, sem nenhuma intenção comercial ou invasiva de sua propriedade. Tenho certeza que muitas pessoas pensam o mesmo que eu, embora não tenham feito comentários. Saudações e sucesso.

  2. Vinholes.

    Deve ter um erro na sua colocação da autonomia do helicóptero. Se ele voa a 400 km/h com autonomia de 3 hs. o alcance deve ser 1.200 km e não 570 km como diz no texto acima.

    grato

  3. Lauro, provavelmente os 400km/h (ou pouco mais que isso) seria a velocidade máxima da aeronave, não a de cruzeiro. De qq forma, realmente seria bom pesquisarmos para confirmar.

  4. Creio que o alcance operacional, seja lá o que isto for, é de 570 km, dentro de uma autonomia de 3:00 h. Lembrar que em uma missão operacional ele tem que ir e voltar à base. Não se trata de um ônibus que vai de um ponto a outro.

  5. Creio que o alcance operacional, seja lá o que isto for, é de 570 km, dentro de uma autonomia de 3:00 h. Lembrar que em uma missão operacional ele tem que ir e voltar à base. Não se trata de um ônibus que vai de um ponto a outro. Ele tem que ir e voltar.

  6. Meu caro Danir

    Pela sua citação, mostra que não entendes nada sobre autonomia de aeronaves.

  7. Olá Lauro Giacomazzi. Sua resposta é um pouco presunçosa e por que não dizer prepotente. Sem querer atacar sua sapiência, eu esclareço: Se ele tem uma autonomia de 03:00hs e não foi definido em qual regime ele teria aquela autonomia, eu presumo que não será necessariamente sobre o consumo máximo, mas alguma coisa menor, prevendo ainda uma variação adicional (não necessariamente 45 min). Então teremos 570kh de ida, 570 km de volta + uma distância não especificada que seria uma reserva de autonomia com o que sobra do combustível já utilizado para a realização da missão em condições normais ( que diga-se de passagem nunca é feita em regime de máximo desempenho o tempo todo). Ou seja; para uma autonomia de 3H teríamos um alcance de algo em torno de 570km + XKM. Não tentei ser preciso nem dar aulas, apenas fazer uma conjetura a respeito das informações colocadas obviamente sem uma grande precisão. Creio firmemente que meu conhecimento sobre autonomia de aeronaves é muito maior do que o seu tato para lidar com pessoas ou para ler as entrelinhas. Em tempo quando digo alcance, quero significar o ponto máximo que a aeronave vai alcançar de sua base antes de voltar ao ponto de partida, daí 570 * 2.+ Xkm. Espero ter desenhado meu raciocínio e ter afastado este conceito errado sobre o meu conhecimento aeronáutico, que não é lá estas coisas mas mesmo assim dá para o gasto. Saudações.

  8. CARA.

    ESSA TUA BABOSEIRA FICOU PIOR AINDA….KKKKKKKKKKKK
    3 HORAS DE AUTONOMIA NÃO INTERESSA IDA VOLTA O ESCAMBAU…..
    QUER DIZER QUE EM 3 HORAS O HELICÓPTERO CAI EM PANE SECA.
    CONVERSE COM QUALQUER PILOTO DE HELICÓPTERO OU DE QUALQUER AERONAVE QUE ELES TE EXPLICARÃO O QUE ESTOU DIZENDO.
    EXPERT…………KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. 3 X 570 = 1710 km – Alcance MÁXIMO para uma autonomia de 3 horas incluindo reserva, caso o consumo (que define a autonomia) fosse calculado sobre esta velocidade. Os pilotos estão certos, você é que não entendeu nada nem consegue interpretar um texto. Eles estão citando uma situação onde a aeronave vai e abastece para ir para outro destino com uma reserva para algum desvio; eu aventei o caso de uma aeronave militar que tem que ir, cumpria a missão e voltar para o ponto de partida com o seu combustível disponível no momento da decolagem (Sem REVO). Como exemplo, na guerra das Malvinas, em muitas ocasiões os pilots Argentinos voaram no limite da autonomia e do alcance de suas aeronaves, para completar as suas missões. !!!Fiquei na dúvida se você é burro ou age de má fé para incomodar os outros!!! Em todo caso é melhor parar por aqui, pois você não tem nível para uma discussão civilizada. Passar bem.

Comments are closed.

Previous Post

LATAM voltará a expandir voos com o novo Airbus A350 em 2018

Next Post
O C919 vai concorrer com os tradicionais Airbus A320 e Boeing 737 (CCTV)

COMAC C919 está pronto para decolar

Related Posts
Total
0
Share