Maior avião brasileiro, Embraer E195-E2 está quase pronto

Modelo mais longo da nova série E-Jets 2 tem voo programado para o segundo semestre
O novo jato E195-E2 é avaliado em cerca de US$ 60,4 milhões (Embraer)
O novo jato E195-E2 é avaliado em cerca de US$ 60,4 milhões (Embraer)
O novo jato E195-E2 é avaliado em cerca de US$ 60,4 milhões (Embraer)
O novo jato E195-E2 é avaliado em cerca de US$ 60,4 milhões (Embraer)

O primeiro jato Embraer E195-E2, o maior da nova série E-Jets 2, está na fase final de montagem na fábrica em São José dos Campos (SP). A empresa completou neste mês a junção das asas na fuselagem e a instalação de parte dos sistemas. Segundo a fabricante, a aeronave será apresentada ainda no primeiro semestre de 2017 e o primeiro voo está programado para acontecer após a segunda metade do ano. Já a estreia comercial é prevista para 2019.

Comparado ao E195 atual, em operação há 10 anos, o modelo da série E2 ganhou mais 3 metros de comprimento (de 38,65 m para 41,5 m). Com esse porte, o E195-E2 será o maior avião já produzido no Brasil, considerando apenas sua extensão – o cargueiro militar KC-390 é mais curto (com 35,2 m), mas ganha no peso (81.000 kg contra 60.700 kg do E195-E2). Será também o avião mais largo do Brasil, com envergadura de 35,1 m.

De acordo com a Embraer, o E195-E2 terá alcance de 4.537 km transportando 132 passageiros, configurado em classe única. A velocidade máxima será igual a do E190-E2, atualmente em fase de testes de voo, de 870 km/h.

O “jatão” fabricado no Brasil também tem novos motores, o Pratt & Whitney PW1900G, mais potente e com menor consumo de combustível. Em relação a geração atual, o novo motor do E195-E2 tem um custo por assento 24% inferior. Já comparado ao CS 100, concorrente da Bombardier, o modelo da Embraer é até 10% mais eficiente e transporta mais passageiros – a capacidade padrão do CS 100 é de 110 ocupantes.

O "rollout" do E195-E2 será realizado ainda no primeiro semestre de 2017 (Embraer)
O “rollout” do E195-E2 será realizado ainda no primeiro semestre de 2017 (Embraer)

Outro destaque do E195-E2 são os comandos de voo computadorizados “full fly-by-wire”. Ou seja, todos os controles da aeronave são eletrônicos, e não por meio de sistemas manuais, como cabos ou atuadores hidráulicos. Essa é quarta geração de fly-by-wire desenvolvida pela Embraer: a primeira surgiu nos E-Jets, a segunda nos jatos executivos Legacy e a terceira no cargueiro militar KC-390 – a primeira geração dos E-Jets combinam comandos manuais e eletrônicos.

O primeiro E-Jet 2 a entrar em operação será o modelo intermediário E190-E2, cujas primeiras entregas estão programadas para 2018. A nova família ainda inclui o “caçula” E175-E2, que já está sendo fabricado e deve estrear na aviação comercial em meados de 2020.

O E195-E2 tem porte comparável ao do Boeing 737 NG, embora seja mais leve (Embraer)
O E195-E2 tem porte comparável ao do Boeing 737 NG, embora seja mais leve (Embraer)

A Embraer tem atualmente quase 500 aviões comerciais encomendados, sendo 275 deles da nova série E2. Desde 2002, a fabricante brasileira já fabricou mais de 1.300 aeronaves da primeira série E-Jet.

Veja mais: Aviões da Embraer em combate

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  1. Orgulho danado de ver isso. Quisera ter uma Embraer dessa em cada estado do Brasil. Teríamos muito mais orgulho espalhado aos quatro canto desse país. Precisamos de mais notícias dessas. O Brasil precisa voltar a crescer.

  2. A Embraer enche de orgulho a nós, brasileiros trabalhadores e pagadores de impostos.
    É a prova que tudo é possível, até fabricar produtos de altíssima tecnologia em um país cuja estrutura joga totalmente contra a inovação e a eficiência.
    Parabéns e cada vez mais SUCESSO à nossa querida EMBRAER!!

  3. No Brasil poderia se investir mais em tecnologia não só pra fabricar aviões mais uma infinidade de possibilidades para essa área, é triste ver uma estatal tão rentável pro país como Petrobras em crise e infelizmente se não houver uma fiscalização forte pode acontecer o mesmo com a Embraer.

  4. Ai esta ,como uma empresa privatizada, prospera, gera empregos, projeta-se no mercado mundial, e ainda da lucro!!
    Sem claro, ter que acomodar a cumpanheirada….
    Orgulho para paulistas e brasileiros.

  5. Nada de novo, apenas mais uma aeronave no mercado. Pode ser um sucesso de vendas devido à sua mão de obra barata aqui no Brasil, e torcemos para isso, mas nada de revolucionário.

  6. Noticia que enche a todos nós, brasileiros, de orgulho. Apesar do grande conteúdo importado, o conceito, a engenharia, a montagem e os testes são feitos no Brasil verde e amarelo (e não vermelho, com ainda desejam alguns)

  7. Com as asas e as turbinas e equipamentos eletrônicos fabricadas nos EUA é fácil. Quero ver fabricar 100% aqui com marcas e tecnologias totalmente brasileiras.

  8. EMBRAER, o orgulho do povo brasileiro.
    Só esta nesta situação, porque mantiveram a classe politica deste pais, bem longe da Embraer.
    Parabéns.

  9. Não querendo desmerecer, é até louvável termos uma empresa como a Embraer, mas só será louvável mesmo, quando for realmente nacional, pois assim como os motores que são americanos, acredikto que ]brasileiro mesmo sejam só os pneus(de fábrica multinacional) e fuselagem que talvez tenham partes importadas. Ou seja, se sofrermos um boicote, ou em caso de guerra, não temos como fabricar aviões. Precisamos de fábricas genuínamente bralsileiras.

  10. Fly by Wire????
    Até agora tinha minha confiança…
    Airbus da vida…Lamentável.
    Briga de piloto com sistema e sistema com piloto.
    Isso não vai dar certo!

  11. Carlos Reganati, concordo que a a EMBRAER é um orgulho brasileiro mas, só uma ratificação, A EMBRAER, BOING, AIRBUS, não fabricam nada, elas simplesmente montam os aviões, motores, assentos, computadores são fornecidos por empresas contratadas pelas mesmas e essas por sua vez apenas montam.

  12. Desculpe a minha ignorância, mas se estas aeronaves não possuem atuadores hidráulicos, como se move as superfícies de controle?

  13. PEDRO

    Justamente por ter deixado de ser estatal desde os anos 1990 é que a EMBRAER continua produzindo com sucesso. Imagine esta empresa na mão do lula, com suas indicações políticas para fins de propina, e não teríamos hoje este orgulho nacional.

  14. Sem dúvidas que montar alguma coisa no Brasil é menos ruim que importar tudo pronto, mas a Embraer precisa importar dezenas ou centenas de quilos de tinta para pintar as aeronaves segundo exigências dos clientes. Todos os teóricos avanços tecnológicos decorrem de softwares e hardwares importados e que rodam em máquinas igualmente sofisticados. Ao se montar a fuselagem ou qualquer parte envolvem alumínios importados, rebites e furadeiras todas Made in Qualquer Lugar menos Brazil. Os fios e cabos para um fly by wire confiável certamente não são produtos brasileiros… Então, exceto a mão de obra (não importada) nada é nacional e agora, parte da Embraer está indo para os EUA (seria um atendimento prévio as exigências de Donald Trump?)
    Que tal se tivéssemos um Donaldo Trumpeta como presidente da República Brasileira????

  15. A Embraer não é estatal é uma sociedade anonima de iniciativa privada, faz parte do Grupo Bozzano Somonsen, aliás muito bem administrada é uma das três maiores fabricantes de aviões comerciais do mundo. Orgulho de ser paulista e também brasileira. A Petrobras devia seguir o mesmo caminho da Embraer, uma vez privatizada, os ratos do congresso não teriam como meter a mão no dinheiro e nem fazer maracutaia como fizeram na Petrobras atual.

  16. Isso é que dá ser uma empresa PRIVADA. A EMBRAER já foi uma Estatal. Deveriam privatizar mais Empresas. Dá certo. Aí está um BELO exemplo.

  17. Tenho certeza absoluta…que a propina correu solta neste projeto….em um país infestado de políticos corruptos…

  18. A EMBRAER assim como a EMBRAPA são crias do “Regime Militar”, da ditadura perversa que levou o Brasil de 48° a 8° economia do mundo em 7 anos, e que até hoje nos dão alegria e orgulho, eh, mas o que vale é a liberdade de ficar em casa sem poder sair, e trabalhar 5 meses por anos pra sustentar o produto das iniquidades.

  19. Tem uma pessoa que postou antes, ofendendo a moral dos Paulistas e ainda com um nick name ofensivo a SP. Gostaria que excluíssem o comentário e, pessoa que escreveu, como é duro ter inveja de quem trabalha. Faça isso também e talvez você se sinta melhor. Por enquanto, vá curar sua dor de cotovelo.

  20. Me sinto orgulhoso da Embraer produzir esses aviôes comerciais . O que falta a Embraer para produzir aviôes de caça ?

  21. Sergio Santos, sou paulistano, mas antes de tudo sou brasileiro. Sem o resto do Brasil, São Paulo nunca teria conseguido o nível de industrialização atual. E isso só foi possível, porque durante quase todo o século XX, o Brasil inteiro foi obrigado a comprar os produtos de péssima qualidade e preços muito caros fabricados em São Paulo. Por exemplo: vi quando a Volkswagen começou a fabricar o fusca e a Kombi, aqui. Os brasileiros, que pagavam baratinho por um Chevrolet Impala, tiveram que mudar para o fusca, menos confortável e muito mais caro, pois o governo federal taxou todos os veículos importados de tal forma, que seus preços se tornaram proibitivos. Cuidado com a soberba, conterrâneo…

  22. Realmente causa orgulho uma empresa privada brasileira atingindo esse patamar. Imaginem se ela fosse estatal, aparelhada pelos petistas, que lixos estaria produzindo, com prejuízos monstruosos, desvios bilionários, etc. Parabéns para poem a privatizou.

  23. Um monte de comentários elogiosos a Embraer. Se eles soubessem q só no último trimestre do ano, o prejuízo da empresa foi de mais de 337 milhões!!!!!!

  24. Parabéns a Embraer, exemplo de eficiência. Orgulho de ser brasileira. Se estivesse nas mãos de políticos, possivelmente seria uma empresa deficitária. Onde tem a mão de políticos, pouco ou nada funciona. Não sabem fazer nada…..entram na política para fazer besteira e acabar com um País. São incompetentes. Culpados???? O eleitor ignorante…

  25. O maior avião brasileiro é o KC-3890, que também é da Embraer. O E-195 E2 é o maior avião COMERCIAL já produzido no Brasil. Vamos corrigir?

  26. Realmente é uma boa noticia. A primeira (creo) no ano de 2017. Uma assim, a cada mês, durante todo esse ano, já seria o começo de um 2018 estavél.
    LEVANTA BRASIL!

  27. São Paulo seja louvado! O motor do Brasil não pode parar apesar do PT. Depois q foi privatizada, a Embraer q já era boa, ganhou um salto de eficiência excelência e qualidade de gestão. Q fique longe das mãos da petralhada.

  28. Muito engraçado ler os comentários que falam que os aviões não tem tecnologia desenvolvida no Brasil. Pois saibam que sou um dos quase 5 mil engenheiros da empresa. Desenvolvemos ou participamos do desenvolvimento de praticamente todos os componentes do avião. Não somente a fuselagem como alguns espíritos de inferioridade brasileira imaginam. Realmente os motores são comprados, assim como fazem TODAS as fabricantes. O fly by wire desenvolvido é premiado mundo afora. As asas são desenvolvidas por engenheiros brasileiros e montada no Brasil. Muita tecnologia brasileira. Orgulho!!!

  29. O Brasil devia investir mais em outras áreas, como por exemplo, a área naval, na qual já foi referência, e hoje tenta se reerguer, e também na construção de trens.

  30. Não se pode dizer que a EMBRAER é uma fábricante de aeronaves, mas sim uma montadora de aviões, afinal quase tudo que compõe essas máquinas, vem de fabricantes estrangeiros.

  31. Parabéns Embraer, fruto do investimento de TODA a nação brasileira, desde o seu início com o dinheiro dos impostos que a sustentava.

    Sobre a “nação” São Paulo, vamos devolver todo o investimento realizado pelo Brasil e restringir o mercado brasileiro para os produtos paulista e ver se a “nação” se mantém.

  32. Sérgio Santos seria um carioca invejoso se não fosse São Paulo e seus grandes Bandeirantes no passado o Brasil seria abaixo da Argentina
    Aliás se a Globo plim plim não existisse o Rio ficaria atrás de Tudo lixo de estado.

  33. Pena que o país não tem uma montadora de veículos nacional à altura… Potencial tem de sobra

  34. Tenho visto vários comentários xenofóbicos sobre Viva São Paulo e etc. Outros, citando a Petrobrás. Outros ainda, citando o PT. Lamentável obaixíssimo nível de percepção, visão crítica e, por que não dizer, imbecilidade da maioria do nosso povo. Por isso mesmo, o Brasil pós Dilma, cresce a olhos vistos, sem corruptos, com um novo rumo na pol´pitica, na educação, na saúde, e principalmente na defesa dos interesses soberanos do povo do Brasil. Pobre Brasil. Sem mais panelas a bater, digo, enquanto nosso Padim Tio San não manda bater né.

  35. Confesso que tenho uma satisfação muito grande quando vejo Jatos da Embraer, pintado e voando com grande companhias internacionais, é como se fizesse parte de minha vida, e um sentimento que não sei explicar em detalhes, Penso que os que voam na Azul e graças a mentalidade de um empresario europeu.

  36. Show Embraer!
    Recentemente fui para Europa e voei com o nosso E195 pela Luthansa.
    Dá um p$#a orgulho ver nossos aviões voando por lá nas cias européias. Sem contar que também nossos aviões voam na Ásia, etc.

  37. Thiago, acho que você deve colocar esse trecho da matéria em letras garrafais e em vermelho, pois tem gente (Ricardo e Caio) que parece não terem visto. “o modelo da série E2 ganhou mais 3 metros de comprimento (de 38,65 m para 41,5 m). Com esse porte, o E195-E2 será o maior avião já produzido no Brasil, considerando apenas sua extensão – o cargueiro militar KC-390 é mais curto (com 35,2 m), mas ganha no peso (81.000 kg contra 60.700 kg do E195-E2). Será também o avião mais largo do Brasil, com envergadura de 35,1 m”.

  38. Mesmo n. sendo paulista e n. querendo entrar em nenhuma briga besta..orgulho-me muito da EMBRAER, sei q. mto. da tecnologia e da eletrônica..além de peças fundamentais como os motores(turbina o nome errado)..n; s. nacionais, porém a idéia o projeto e a sua concepção s. brasileiros, se fosse fácil qualquer nação já teria a sua indústria aeronáutica, esse clube é bem restrito, poucas nações a possuem…vamos nos orgulhar dessa jóia brasileira, q. foi concebida no governo militar, q. nos brindou com muitas coisa boas, vamos falar a verdade, n. foram anos de chumbo apenas….

  39. O E2 já fez seu voo inaugural em maio de 2016, e esta em homologação, só procurar no y o u t u b e no canal da EMBRAER.

  40. Voei num 175 nos Estados Unidos, realmente dá orgulho voar lá fora num aparelho desenvolvido e montado no Brasil. Aliás, somente confirmando o que muitos já disseram aí, grandes indústrias de diversos setores MONTAM seus equipamentos com itens produzidos por terceiros, isso é padrão mundial – aviões, veículos, computadores, etc. O próprio KC-390 tem inúmeros parceiros internacionais envolvidos no projeto, assim como também no JSF americano.
    Independentemente de haver sim capital estrangeiro hoje na Embraer, lembrem-se que ela é uma empresa brasileira, que leva produtos fabricados aqui (e em outros países também) para os quatro cantos do mundo, e deveria servir de exemplo para outras empresas. Lembro que Eike Batista, independente de tudo o que houve e como aconteceu, falava lá atrás que era uma vergonha não termos uma montadora de veículos brasileira – índia, China, Rússia, todos tem. Mas não uma subsidiada e com reserva de mercado, mas uma que pense seus produtos de maneira global e atue pensando em vários mercados, não somente o interno.

  41. JOAO V DE SOUZA, você tem plena razão, São Paulo só é São Paulo, porque o Brasil é Brasil. Somos obrigados a carregar um bando de analfabetos, incompetentes, de outros estados acima de nós. Se não fosse o Brasil, São Paulo seria primeiro mundo, Só para lembrar o brasão de armas de SP, diz “NON DVCOR, DVCO” ou seja ‘NÃO SOU CONDUZIDO, CONDUZO”.

  42. Sempre tem aquela galera que só comenta criticas.Tem gente que perde tanto tempo pra ficar criticando.Desculpa a palavra mas são um bando de otário que ocupa só espaço no planeta terra.

  43. Como pode o senso de inferiridade do brasileiro…julgando a Embraer (Brasileiríssima)…como sendo apenas uma montadora de aviões…lamentavel esse pensamento!

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