Minha casa, meu helicóptero: motorhome voador já foi realidade nos EUA

Baseado em helicópteros da Sikorsky, o Heli-Home parecia uma boa ideia até a crise do petróleo estourar
Ilustração do Winnebago Heli-Home publicada pela revista Popular Mechanics em 1977 (Reprodução)

A cultura do consumo desenfreado dos Estados Unidos algumas vezes nos leva por caminhos bastante exóticos. Objeto de desejo de muitos americanos, os motorhomes movimentam um enorme mercado no país, com uma grande diversidade de produtos e empresas que fabricam esses veículos. No entanto, para quem aprecia a aviação, essas casas itinerantes têm um grande problema: elas não voam. Mas isso já aconteceu no passado.

Um dos nomes mais famosos dos EUA na produção de trailers de camping e motorhomes, a Winnebago, sediada no estado de Minnesota, já teve um produto indicado na medida certa para os amantes da aviação.

No início da década de 1970, a Winnebago formou uma parceria com a extinta Orlando Helicoper Airways para adquirir uma frota de helicópteros militares de segunda mão Sikorsky S-55 e S-58 e convertê-los em motorhomes voadores. Assim, dessa união improvável entre empresas de segmentos tão diferentes, nasceu o Heli-Home e o Heli-Camper.

O primeiro modelo baseado no S-55 era o Heli-Camper. E ele não devia em nada para um motorhome de pequeno porte, com o diferencial de alçar voo. O helicóptero foi equipado com uma minicozinha e acomodações para quatro pessoas, além de receber acessórios de camping, como uma tenda retrátil instalada no lado direito da fuselagem acima da porta basculante.

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Mas foi com o S-58, o Heli-Home, que a coisa ficou interessante. Essa versão contava com uma cozinha maior, acomodações para seis pessoas, banheiro com chuveiro, ar-condicionado, frigobar e sistema de entretenimento com televisão e aparelho de som. A Winnebago ainda oferecia o opcional de incluir flutuadores na aeronave, para pousos na água.

O Heli-Home foi destaque na imprensa dos EUA nos anos 1970 e atraiu multidões em encontros de motorhomes e eventos em concessionárias que vendiam esses veículos. A Winnebago oferecia o produto em duas modalidades: era possível comprá-lo, por cerca de US$ 800 mil na época, ou então alugá-lo por uma semana ao custo de US$ 10 mil – sem incluir os gastos com combustível e a eventual contratação de um piloto, caso o cliente não tivesse habilitação para voar helicópteros.

Na época em que foi lançado, o Heli-Home parecia o produto certo para atrair compradores endinheirados, com espírito aventureiro e gosto para produtos excêntrico. Também era um momento de fartura nos EUA, até o estouro da primeira crise do petróleo – em 1973.

Heli-Home em plena atividade: motorhome voador permitia acampar em qualquer lugar (Winnebago)

Equipados com enormes motores radiais, os helicópteros S-55 e S-58 consumiam combustível num nível insano para os padrões atuais e a brincadeira do Heli-Home logo perdeu a graça. O produto, no entanto, continuou disponível até 1979, quando foi descontinuado pela Winnebago.

A história do Heli-Home é pouco documentada e o número de aparelhos vendidos varia de acordo com as fontes. Alguns apontam que foram produzidos sete modelos e outros dizem que foram até dez unidades. De toda forma, é certo que nenhum deles resistiu ao tempo e foi preservado. A publicidade e a mística do motorhome voador da Winnebago, por outro lado, seguem vivos até hoje.

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