Mitsubishi nega fim do SpaceJet, que não voa há dois anos

Projeto de jato regional rival da Embraer havia sido suspenso por tempo indefinido em 2020. Imprensa japonesa diz que fabricante irá encerrar programa nesta semana
Mitsubishi SpaceJet M90
Mitsubishi SpaceJet M90: projeto foi encerrado em 2023 (Eigenes Werk)

A Mitsubishi Heavy Industries (MHI) iniciou a semana divulgando um comunicado negando o fim do projeto SpaceJet, de jatos regionais. A notícia partiu do website japonês Aviation Wire e foi repercutida por grandes agências nesta segunda-feira (6).

“Hoje, houve vários relatos na mídia afirmando que a MHI decidiu descontinuar o desenvolvimento do Projeto SpaceJet. Essas histórias não são baseadas em nenhum anúncio da Mitsubishi Heavy Industries ou da Mitsubishi Aircraft Corporation”, informou a Mitsubishi.

A companhia, porém, admitiu que o programa de jatos regionais, congelado desde 2020, pode tomar novos rumos. “É verdade que a MHI está considerando uma variedade de possibilidades em relação a esse assunto, divulgaremos qualquer atualização que exija divulgação imediata caso alguma decisão tenha sido tomada.”

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

De acordo com a publicação do Japão, diretores da companhia decidiram internamente pelo fim do programa SpaceJet e que a notícia seria oficializada em breve. Não só isso, o grupo japonês também deve liquidar a divisão Mitsubishi Aircraft e transferir os ativos para o MHI, segundo o website.

Antes conhecido como Mitsubishi Regional Jets (MRJ), o projeto SpaceJet foi congelado por tempo indefinido pela Mitsubishi em 2020, marcando mais um atraso na carreira do jato japonês.

Mitsubishi SpaceJet
MRJ com a pintura da All Nippon Airways (Mitsubishi)

O programa, em curso desde 2008, previa o lançamento da aeronave de série em 2013, com a companhia japonesa ANA. A data da entrega do avião, contudo, foi adiada diversas vezes até o projeto ser suspenso em 2020. A família de jatos regionais da Mitsubishi, com capacidades entre 70 e 100 passageiros, concorre com os E-Jets da Embraer.

Conhecimentos e fundos para novo caça

Segundo o site japonês, citando fontes com conhecimento do assunto, o programa SpaceJet não é mais viável, mesmo que se for finalizado. Fora isso, o grupo MHI deve direcionar esforços para o projeto do caça de sexta geração multinacional.

“Mesmo que obtenha um certificação de tipo, que comprove a segurança da aeronave, ele não será viável como negócio, por isso foi decidido que novos investimentos seriam difíceis. O conhecimento adquirido com o desenvolvimento do SpaceJet será utilizado no caça de próxima geração desenvolvido em conjunto pelo Japão, Reino Unido e Itália”, diz a reportagem.

Total
0
Shares
3 comments
  1. Rapaiz tem um monte de empresas de fábricantes de aviões regionais que estão paralisando ou até mesmo cancelando projetos por causa da crise global triste ver um projeto assim paralisado mesmo sendo um concorrente da Embraer não faz sentido competir sente um rival rapaiz espero muito que esse projeto siga em enfrente e não seja cancelado desejo o mesmo pro E175-E2 situação não tá fácil nos dias de hoje infelizmente 😥

Comments are closed.

Previous Post

Boeing 737 ‘bombeiro’ se acidenta na Austrália

Next Post

Lula pode facilitar venda de aviões da Embraer para o Irã

Related Posts
Total
0
Share