Museu da TAM em São Carlos tem atividades suspensas

Companhia aérea afirma que o local vai passar por um estudo de viabilidade econômica
O "Museu Asas de um Sonho" reúne antigas aeronaves utilizadas pela TAM, como o Fooker 27 (Thiago Vinholes)
O “Museu Asas de um Sonho” reúne antigas aeronaves utilizadas pela TAM, como o Fooker 27 (Thiago Vinholes)
O "Museu Asas de um Sonho" reúne antigas aeronaves utilizadas pela TAM, como o Fooker 27 (Thiago Vinholes)
O museu reúne antigas aeronaves utilizadas pela TAM, como o Fooker 27 (Thiago Vinholes)

O Museu da TAM em São Carlos (SP), o maior do mundo criado por uma companhia aérea, está temporariamente fechado desde a última sexta-feira (29/1).

Em comunicado, a companhia afirma que “a decisão está atrelada ao acirramento dos desafios econômicos do país, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do Dólar em relação ao Real, resultando numa desaceleração do setor aéreo. Este cenário demonstrou a necessidade de um estudo interno de viabilidade econômica do museu, que deverá ocorrer ao longo deste ano”. Durante este período de análise, as atividades do museu estarão suspensas.

“A Tam ressalta ainda, que tentou de todas as formas buscar alternativas para manter o espaço em funcionamento, mas infelizmente diante de um cenário econômico desafiador, não foi possível”, completa a empresa.

Com baixo movimento de público e um alto custo de manutenção, o “Museu Asas de um Sonho”, possui um acervo com mais de 90 aeronaves de diferentes épocas. A coleção possui aeronaves clássicas do passado da companhia, como os Fokker 27 e Fokker 100, e preciosidades como um Lockheed Constellation e os antigos caças F-4 Corsair o P-47 Thunderbolt com as cores do grupo de caça “Senta a Púa!” da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ciente da intenção da Tam em desativar o museu, a FAB, em contato com o Airway, confirmou que sugeriu à empresa mover o acervo para as instalações militares no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo (SP). O assunto, porém, ainda não foi adiante.

A departamento de comunicação da FAB frisou que o governo e a prefeitura de São Paulo, além de outras entidades, como a direção de Campo de Marte e os responsáveis pelo acervo da Tam, estão trabalhando para transferi-lo para São Paulo. A mudança, porém, pode alterar a configuração (e até o nome) do museu, que poderá ser assumido por outros órgãos.

A assessoria de imprensa da companhia não tem nenhum posicionamento sobre a mudança da coleção para a capital paulista. Apesar da enorme coleção de raros aviões e helicópteros, o museu da Tam nunca registrou grande movimentação de público. O local fica a cerca e 250 km do centro de São Paulo, um dos motivos pelo qual quase sempre tem poucos visitantes.

Veja mais: Fokker 100 se despede do Brasil

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
120 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CARLOS ALBERTO
CARLOS ALBERTO
5 anos atrás

UMA GRANDE TRISTEZA SABER ESTA NOTÍCIA QUE ME PEGA COMO A MORTE DE ALGUEM QUERIDO.
FUI A SÃO CARLOS DE PROPÓSITO SÓ PARA VER O MUSEU.
ACHEI FANTÁSTICO , MARAVILHOSO…E SABER QUE VAI FECHAR ASSIM…
NÃO ME CONFORMO…..
A POPULAÇÃO NÃO PODE AJUDAR ? OS EMPRESÁRIOS ? A INFRAERO? A EMBRAER? SERÁ POSSÍVEL ?
POR FAVOR DEEM UMA SOLUÇÃO….
MUITO OBRIGADO
ENG. CARLOS ALBERTO

Érico
Érico
5 anos atrás

É uma pena um museu deste nível não ter atingido o número de visitantes esperado para se manter. Estive lá no ano passado e os aviões são lindos e muito bem cuidados. Acredito que se estivessem em um centro urbano com maior circulação de pessoas, isso não teria acontecido. Mas tudo hoje no país conspira para isso, não é? Espero que cheguem a um acordo e mudem o acervo para outro local pois seria um desperdício ver todo o trabalho de manutenção e conservação serem jogados fora ou vendidos de forma pulverizada.

Fernando
Fernando
5 anos atrás

Uma pena…. realmente um belíssimo museu e bastante interativo. Tomara que achem uma solução para reabri-lo.

Mauricio
Mauricio
5 anos atrás

Uma pena!
Sempre tive muita vontade de visitar o museu, mas pela distância, posterguei.
Mais uma para a conta da crise e desse governo.

MANOEL MACHADO
MANOEL MACHADO
5 anos atrás

com absoluta certeza o baixo movimento é o local onde encontra-se o museu. fosse a Capital e resultado seria muito diferente. Eu particularmente deixei de visitar o Museu por este motivo, Fosse em São Paulo ja teria visitado por mais de 1 vws.

Indignado
Indignado
5 anos atrás

Aperta 13 e confirma!

José Luiz Paoli Vieira
José Luiz Paoli Vieira
5 anos atrás

Uma lástima…
Tive o privilégio de visitar o Museu. Uma preciosidade que não poderia ter outro destino a não ser continuar aberto para visitação seja aonde for!

Alexandre
Alexandre
5 anos atrás

entendo a atual situacao da TAM , mas morre um verdadeiro orgulho do interior paulista!!!!!

Marcelo
Marcelo
5 anos atrás

Uma pena esta decisão de suspender ou encerrar as atividades deste museu . Fica claro o motivo atual , mas isto reforça minha opinião de que não temos a cultura de valorizar a História ….. Povo sem valores sinônimo de povo subdesenvolvido

Odilon Barra
Odilon Barra
5 anos atrás

Uma pena fechar o Museu da TAM. Mas realmente a localização para um museu com acervo tão importante dificulta muito a visita. Eu mesmo, que sou do Pará, estive ano passado visitando o museu a partir de Campinas e simplesmente não tem como chegar lá de transporte Público. O máximo que você chega é na Rodoviária de São Carlos e de lá paga em torno de R$ 140,00 para um táxi te levar e buscar de lá.

vicente ghilardi de mauro
vicente ghilardi de mauro
5 anos atrás

um museu fantástico com aviões maravilhosos, criado pela paixão do saudoso Rolim Amaro . Uma pena que a presidenta Claudia Sender não se empenhou para viabilizar a manutenção do museu. Devia voltar para a a fabrica de geladeiras….

Diego
Diego
5 anos atrás

Que absurdo. Um museu desse porte, nivel internacional…a coisa mais LINDA do mundo….e uma vergonha, cade o auxilio do governo, dos orgaos publicos. Sao Carlos perde um atrativo LINDO e imenso para a cidade. Que vergonha…meu Deus.

Lincoln Matos
Lincoln Matos
5 anos atrás

Boa tarde!
É uma pena que o museu tem chances de fechar as portas! Meu irmão foi o ano passado (saiu de Goiânia, foi de avião até SP e de lá pegou um carro até São Carlos)! Disse que o museu, o acervo, atendimento e tudo mais é um espetáculo, muito legal! Fiquei com muita vontade ir, porém não foi possível, e fiquei de ir da próxima vez. Pelo menos ganhei uma lembrança, camisa do museu!
Obrigado.

Miquelangelo - MG
Miquelangelo - MG
5 anos atrás

Cultura no Brasil não dá $$$$$$$$! Só arruaças, que sim!
Espero que essas preciosidades não sejam leiloadas em hipótese alguma! Seria um crime!
Que a FAB assuma o museu.

José Celestino
5 anos atrás

Vai fazer falta, é um museu maravilhoso. Espero que a Tam arrume solução.

VInicius
VInicius
5 anos atrás

Mas também, tinha que ser em São Carlos?
Onde fica isso minha gente…..
Leva pra SP pra ver se o Museu não vira por lá…

Paulo Roberto
5 anos atrás

Se o destino for São Paulo , é coerente , pois possui um universo muito maior de visitantes . Mas , por favor , não deixem uma maravilha dessa ficar abandonada , como ficaram as relíquias da Varig , Vasp e afins que hoje , ou são sucatas , ou são fantasmas abandonados. POR CARIDADE , não deixem essas jóias serem perdidas , porque , se assim for , pelo desprezo que nosso povo tem por sua história e pela história em geral , talvez no futuro , a unica coisa que nossos netos verão em Museus da Aviação aqui , serão mosquitos do Aëdes aegypti espetados em quadros.

clorivaldo toloto
5 anos atrás

concorod inteiramente,,que estando em sp fica mais facil visitar…( eu seria ) um dos……………………..

Dinei
Dinei
5 anos atrás

Que pena, nem sabia da existência deste museu, visitaria com certeza se soubesse, acho que faltou uma melhor divulgação porque há milhões desinformado como eu.

Demercio Rocha
Demercio Rocha
5 anos atrás

O Museus Asas de um Sonho nao deixa de ser um Sonho memo ele Foi e semipre sera um Sonho na Minha Vida , visitei Por 2 vez esta que foi uma maravilha pode trazer para SP mas com memo nome. Museu da TAM Asas de um Sonho

FRANCISCO
FRANCISCO
5 anos atrás

PREZADOS, SÓ TENHO UM COMENTÁRIO A FAZER :

SE ESSES AVIÕES VIEREM PARA SÃO PAULO E OS ORGÃOS PÚBLICOS TOMAREM CONTA , ADEUS PRECIOSIDADES , BASTA VER A MAIOR PRECIOSIDADE QUE LÁ SE ENCONTRA QUE É O HIDROAVIÃO JAHÚ DO CMDTE JOÃO RIBEIRO DE BARROS , PRIMEIRO PILOTO A ATRAVESSAR O ATLANTICO SEM ESCALAS E SEM APOIO DE NAVIO , TENTEM LEMBRAR COMO ELE FOI ENCONTRADO NO MUSEU NO PARQUE IBIRAPUERA , TOTALMENTE DESTRUÍDO , SÓ FOI SALVO GRAÇAS A INICIATIVA E OS RECURSOS DA FAMÍLIA VELLOSO DO HELIPARK.

Marcelo
Marcelo
5 anos atrás

Mudem para São Paulo ou Campinas e quem sabe a coisa melhora

Luciano
Luciano
5 anos atrás

Que notícia triste, fui 3 vezes ao museu e a cada ida me encantava com seu acervo.. Torçamos para que seja transferido para SP. Museu Fantástico, não podemos perde-lo.

Anisio Quincó
5 anos atrás

Por que a TAM Viagens não cria um pacote para os aeroentusiastas? Quantas pessoas talvez não gostariam de conhecer esse Museu, tanto aqui no país, quanto lá fora?

Roberto
Roberto
5 anos atrás

É uma pena. Tive o privilégio de conhecer este belíssimo Museu há poucos meses. É de tirar o fôlego quando saímos da apresentação e entramos no hangar com aquelas maravilhas e todas aquelas histórias lá contadas. Espero que encontrem uma solução e volte a abrir, mesmo que tenha de ser transferido para a cidade de sp.

Sidney
Sidney
5 anos atrás

UM HOMEM DE GARRA (COMANDANTE ROLIM) CONSTRUIU O MUSEU, E UMA EMPRESA NÃO CONSEGUE MANTE-LO EM ATIVIDADE, SRS DIRIGENTES DA TAM. DEVERIAM RESPEITAR A MEMÓRIA DO SEU FUNDADOR. BASTA REDUZIR UM POUCO A PUBLICIDADE TELEVISIVA E TERÃO RECURSOS PARA MANTER O MUSEU.

Airton Luiz Pan
Airton Luiz Pan
5 anos atrás

Lamentável. Viajei pelos Fokker muito tempo.
Museu da Aeronáutica foi um museu brasileiro, localizado na cidade de São Paulo, que ocupava 5 mil m² em dois pavimentos do Pavilhão Governador Lucas Nogueira Garcez, no Parque do Ibirapuera. As suas instalações incluiam auditório para filmes, palestras e conferências, sala-cofre blindada para peças valiosas e biblioteca. O seu acervo reunia aviões, motores, peças originais, maquetes em escala e outros objetos ligados à história da aviação. O museu foi criado em 1959 pela Fundação Santos Dumont, homenageando o inventor do avião, o brasileiro Santos Dumont. Após algumas décadas ocupando lugar destacado na programação cultural do Município, foi retirado do Ibirapuera e da cidade de São Paulo. Para se ter uma ideia, o acervo valiosíssimo que ali se encontrava, a exemplo do avião Jahu, estava deteriorando-se em função de goteiras e vazamentos, um verdadeiro descaso para com o patrimônio histórico brasileiro. O avião Jahu, foi reformado e recuperado pela Fundação Santos Dumont, e hoje está exposto no Museu TAM em São Carlos.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Triste notícia. Prelúdio do fim de um sonho de um grande visionário: Comandante Rolim Amaro. Tive a feliz experiência de voar com a TAM nos seus primórdios, com os Fokker 50 e 100. Companhia genuinamente brasileira que desafiou as multinacionais em oferecendo uma atendimento cordial e humano. Mais triste ainda ao ler a nota “…Este cenário demonstrou a necessidade de um estudo interno de viabilidade econômica do museu…”. Se todos os museus necessitassem de estudo de viabilidade econômica, o que seria do MASP, Pinacoteca e tantos outros?? Parece que os objetivos econômicos suplantaram a memória e a cultura… Finalizo com uma recomendação à TAM: Por acaso já avaliaram quanto este museu contribuiu para a imagem e marca da Companhia??

Jose Pacheco
Jose Pacheco
5 anos atrás

Acredito que a Tam deveria pensar seriamente na sugestão da FAB de mudar o museu para o Campo de Marte. Já visitei o museu e o achei magnífico, sem nada a dever para similares em outros países.
Tenho certeza que a mudança para cidade de São Paulo, aumentaria muito o número de visitações, uma vez que São Carlos é muito distante da capital.
Vamos salvar o sonho do Cmte Rolim.

Marcello Nogueira
5 anos atrás

Com certeza é uma pena.
Museu de muito alto nível e que deveria ser motivo de orgulho para qualquer brasileiro.
A organização nao parecia com o que estamos acostumados no país.
Chato que o país tenha adotado políticas econômicas de esquerda que no médio a longo prazo sempre acabam por manter injustiça (só muda o dono – vide revolução dos bichos) e acabar com desenvolvimento

Klaus Peter
Klaus Peter
5 anos atrás

Uma lástima, pois ao lado do Museu da Boeing em Seattle e do Deutsche Museum em Munique, o Museu da TAM, por ser particular, é o mais bem organizado e completo dos que conheço.
Para variar falta de incentivo governamental para a preservação da nossa história. Agora o acervo voltará a apodrecer em algum hangar como aconteceu com o “Jahu” no antigo museu da aeronáutica no Ibirapuera, que a TAM livrou do cupim e recuperou totalmente.

Alexandre
Alexandre
5 anos atrás

Eu sou de Sao Carlos, e ja tive a oportunidade de visitar muitos outros museus ao redor do mundo. Posso afirmar com absoluta certeza de que o museu da TAM e um dos poucos museus no Brasil com padrao internacional. Para quem conhece, poder ver um Corsair ao lado de um FW-190 e uma coisa que muita gente afficionada pela segunda guerra mundial jamais vera. Representa a realidade crua do “jeito americano” versus a tecnologia alema. Entretanto, a localizacao e mesmo muito ruim.

A n t u n e s
A n t u n e s
5 anos atrás

Seria uma boa transferir todas essas relíquias para São José dos Campos, pois aqui é a Capital dos Aviões.

Gaspar Teles Nunes
Gaspar Teles Nunes
5 anos atrás

Simplesmente lamentável. Sem educação e sem cultura, onde vamos parar???

Marcio Jacob
Marcio Jacob
5 anos atrás

Para: CARLOS ALBERTO

Leu a matéria?

Fernando
Fernando
5 anos atrás

Política de céus abertos, Tam virando Latam. Vocês realmente acham que a velha Tam faria isso? Se o nosso país continuar não investindo em tecnologia, não valorizando nossos profissionais e nossa história a tendência é essa. Qual é o interesse da nova empresa manter um custo desse? Não é o seu país. Fiquem atentos, estamos destruindo nossa aviação.

Antonio Pessan
5 anos atrás

Quanto ao fechamento do museu, realmente é lamentável. Quanto as causas, são questionáveis desde o seu início. Como sabemos, no Brasil tudo é comprado e/ou vendido. A VARIG com um dos maiores acervos do mundo quebrou quando deixou de viabilizar os extras. Com a TAM não é diferente, Não se pensa em coisas culturais de fato e sim rendimentos particulares. Penso que em algumas décadas vamos ter condições de realmente pensar em cultura e não em dinheiro…Sou apaixonado por aviação….infelizmente a realidade dos fatos são diferentes do que pensamos..

TABAJARA - SÃO CARLOS - SP
TABAJARA - SÃO CARLOS - SP
5 anos atrás

Realmente uma pena, mas a cidade é pequena, menos de 270 mil habitantes, e os planos da TAM são(e merecem) ser grandes, com restaurantes, lojas, abrir todos os dias, algo que nossa amada cidade e região, ainda não comportam.

Marcos Teles
5 anos atrás

Triste notícia o museu passar por isto.

sergio oliveira
sergio oliveira
5 anos atrás

Lamentável! já frequentei por duas vezes, sendo a última em abril de 2015. Muito legal, bem organizado, um projeto muito bem intencionado. De fato o movimento quase não tem! Também nunca ví, nem ouví falar de algum projeto de publicidade referente a esse museu! Talvez o principal problema seja o afastamento de um grande centro.

Flávio
Flávio
5 anos atrás

Que triste notícia… estive no museu no começo de dezembro e achei tudo fantástico. Saí com a vontade de levar minha família para conhecê-lo mas, infelizmente essa triste notícia me pegou de surpresa. Realmente o museu é pouquíssimo visitado (fui num domingo e parecia meio de semana de tão pouca gente que havia lá). Se fosse em outro país, certamente isso jamais aconteceria. A distância de São Carlos para São Paulo não pode nem ser a culpada pelo fechamento, pois existem inúmeros outros museus no interior do país e que são muito visitados, mesmo sendo longe dos grandes centros. Não dá para perder uma preciosidade dessas…

Ezequiel-SP
Ezequiel-SP
5 anos atrás

Estivemos lá faz 40 dias. Muito bacana o local. Quente pra caramba mas vale a pena. Gostei muito do páteo de manutenção onde tinha 2 A-320. Pena que fechou…

Herbert Alves
Herbert Alves
5 anos atrás

Li em outro site o seguinte comentário sobre esse assunto. “A TAM foi comprada pela Lan Chile e virou LATAM. Os chilenos são os novos donos da empresa e não estariam dispostos a gastar os 300 mil mensais que o museu consome com pessoal e conservação das aeronaves”. Se este valor for correto realmente não tem como manter aberto, a solução seria diminuir o número de aeronaves e enxugar todos os custos, só que ai a conservação do acervo e tal ficaria comprometida. Pelas fotos é possível observar o ótimo aspecto do espaço.

Luis Mattos
Luis Mattos
5 anos atrás

Lamentável! Era um “ponto fora da curva” num contexto crescente da mediocridade nacional vigente. Que tal fazer um espaço para um Pancadão ou sertanejo universitário (arrrgghh!). ” Aí vai bombá, mano!!!”

Willy
Willy
5 anos atrás

Solução para este problrma: Trazer o Museu para a Capital onde se concentra a maioria das atrações e publico garantido.

Nelson
Nelson
5 anos atrás

É com tristeza que recebo esta notícia. Apaixonado por aviação, visitei e fiquei maravilhado com o bem cuidado Museu da Tam. Trata-se de um Centro Cultural que precisa ser conservado. Poder publico, empresas, autarquias, salvem o Museu. Trazer para um grande centro seria uma das soluções, deste que mantido o espirito educativo do empreendimento. O Brasil precisa preservar a sua história.

Cristiano Checchia
Cristiano Checchia
5 anos atrás

Meu Deus! Não acredito! Sou de Ribeirão Preto e tive a oportunidade de visitar o museu em 5 oportunidades, inclusive há uns 40 dias atrás. É simplesmente MARAVILHOSO! Um dia de visita é insuficiente para conseguir apreciar com atenção tudo o que nele existe. Mal posso acreditar…estou muito chateado.

Pascualdo
Pascualdo
5 anos atrás

Já ensaiei várias idas a este museu, mas a logística era muito complexa. Espero que o acervo seja dirigido à cidade de São Paulo.

Carlos
Carlos
5 anos atrás

Uma pena.
Para quem mora em São Paulo ir para São Carlos, fora a distância os pedágios são proibitivos.
Por outro lado achar um terreno em SP para comportar esse monte de avião não será fácil.
E se encontrarem será o olho da cara.
Eu espero que achem uma alternativa.

Everton
Everton
5 anos atrás

Lamentável ler uma notícia dessas. Por mais longe que fosse tive a honra de ir. De voltar a ser criança de ver um pouco do passado da nossa aviação. Não questiono valores, muito menos a condição de cada um. O fato que se realmente fechar esse museu será de fato uma perda da nossa pequena história da aviação. Se mudar de local e/ou mudar de administração vai ser realmente difícil. Lembrando que sempre haverá a falta de verba e a má vontade a administração pública de manter esse acervo

Previous Post
O ator Jackie Chan se tornou o primeiro cliente do Legacy 500 na China (Divulgação)

Jackie Chan é o primeiro cliente do Legacy 500 na China

Next Post
A empresa pretende formar uma frota com 26 aeronaves até 2020 (Modern Logistics)

Primeiro 737 da Modern Logistics chega ao Brasil nesta semana

Related Posts