Nasa prepara aeronave para explorar Marte

Avião em formato de bumerangue deve ser enviado ao “planeta vermelho” em 2020
A aeronave da Nasa vai procurar um local de pouso para uma futura missão tripulada a Marte (Foto - Nasa)
A aeronave da Nasa vai procurar um local de pouso para uma futura missão tripulada a Marte (Foto – Nasa)
A aeronave da Nasa vai procurar um local de pouso para uma futura missão tripulada a Marte (Foto - Nasa)
A aeronave da Nasa vai procurar um local de pouso para uma futura missão tripulada a Marte (Foto – Nasa)

A Nasa vem explorando a superfície de Marte com veículos terrestres, como os “rovers” Spirit e Opportunity, desde os anos 1990. Agora o plano da agência espacial norte-americana é de investigar os céus do “planeta vermelho” e desvendar seus segredos com uma aeronave especialmente desenvolvida para voar neste outro mundo.

A aeronave, chamada “Prandtl-m”, tem um formato peculiar, parecido com o de um bumerangue. O protótipo do aparelho, construído de titânio, é bem pequeno, com apenas 60 centímetros de envergadura, e pesa apenas 453 gramas. Segundo a Nasa, o objeto não tem propulsão própria e voa como um planador, necessitando de um ponto de lançamento.

Como a atmosfera marciana é bem diferentes da terráquea, a Nasa terá de testar sua aeronave em altas altitudes na Terra, a fim de simular as condições de Marte. Ainda neste ano, um balão vai transportar o Prandtl-m a uma altitude de 30.500 metros, onde o ar é menos denso. Também estão previstos ensaios a 137 mil metros, além da mesosfera.

Se os testes forem bem sucedidos, a Nasa pretende “embalar” a aeronave dobrada no interior da próxima nave espacial que vai para Marte, prevista para 2020. Com uma autonomia de cerca de 32 km, o avião de exploração não tripulado vai estudar as condições do planeta e também buscar possíveis locais de aterrissagem para uma futura missão tripulada ao planeta vermelho.

Veja mais: Nasa anuncia investimentos em aviões supersônicos para passageiros

Ao contrário de um bumerangue, o Prandtl-m não vai voltar. Ao menos estará bem acompanhado em Marte dos rovers Spirit e Opportunity, que ainda está ativo e segue vasculhando a superfície de nosso “vizinho”.

Total
0
Shares
Previous Post
O Gripen C/D é diferente da versão "NG", que será entregue a FAB a partir de 2019 (Foto - Força Aérea da Suécia)

Ajuste fiscal faz FAB suspender caça “tampão”

Next Post
Está será a primeira vez que a NASA abre espaço para estudantes brasileiros (Foto - NASA)

Nasa abre vagas de estágio para estudantes brasileiros

Related Posts