Nave secreta dos EUA retorna à Terra após missão de 718 dias

Função do veículo orbital não tripulado X-37B é mantida em segredo pela força aérea dos EUA
A nave não tripulada foi desenvolvida pela Boeing (USAF)
A nave não tripulada foi desenvolvida pela Boeing (USAF)
A nave não tripulada foi desenvolvida pela Boeing (USAF)
A nave não tripulada foi desenvolvida pela Boeing (USAF)

Depois de passar quase dois anos no espaço, a nave espacial X-37B retornou à Terra, pousando com segurança no centro espacial da NASA, na Flórida, nos Estados Unidos, nesse domingo (7). O que o veículo estava fazendo há tanto tempo no espaço, porém, ninguém sabe, exceto os militares da Força Aérea dos EUA (USAF), responsável pelas operações do aparelho.

Este foi o quarto e mais longo voo da espaçonave, que desta vez passou 718 dias em órbita. O X-37, fabricado pela Boeing, foi projetado originalmente para a NASA utilizá-lo na reparação de satélites em órbita, em 1999. No entanto, em 2004, o programa foi delegado a USAF e desde então classificado como secreto.

O X-37 vem realizando voos orbitais desde 2010, todos com missões secretas. Segundo especialistas, o aparelho pode ser usado tanto para testar novas tecnologias quanto para o transporte de satélites. Potencialmente, a nave não tripulada também pode ser equipada com armas, mas o Pentágono garante que isso não faz parte de seus planos.

A única informação divulgada pela USAF sobre o programa X-37 é que trata-se do veículo espacial reutilizável com a tecnologia mais avançada da atualidade. A nave tem uma concepção semelhante a dos antigos ônibus espaciais da NASA, com um porão de carga para descarregar objetos do espaço e corpo revestido com material especial para resistir ao calor da reentrada na atmosfera terrestre.

O X-37 é uma espécie de mini ônibus espacial, mas controlado remotamente (USAF)
O X-37 é uma espécie de mini ônibus espacial, mas controlado remotamente (USAF)

Teorias

A mídia dos EUA já levantou algumas teorias sobre a função do X-37. Uma delas aponta que o veículo pode ser uma plataforma de armas no espaço, com objetivo de atacar alvos na superfície terrestre ou satélites em órbita. Essa hipótese, porém, é a mais descartada.

Outra possibilidade, e mais plausível, é que a espaçonave seja um meio de espionagem, com capacidade para interceptar atividades e comunicações de satélites de vigilância, tanto civis como militares.

Seja qual for o papel da X-37, a operação contínua da nave espacial certamente indica que algo está sendo verificado. E pelo visto ainda não terminou: o veículo não tripulado está programado para retornar ao espaço no próximo semestre. E, novamente, a missão será secreta.

Veja mais: As espaçonaves do século 21

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
56 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
angela
angela
4 anos atrás

sensacional

fred
fred
4 anos atrás

bem ele volta com combustivel toxico entao ele tem capacidade de manobra ele deve ser como aqueles satelites russos que tambem podem manobrar mas depois que acaba o combustivel eles ficao inuteis esse e retornavel

DIAS
DIAS
4 anos atrás

ELES TEM MUITA COMPETENCIA MILITAR POR ISSO SÃO UMA POTENCIA DE FATO! AGORA TAMBEM TEM UMA PSEUDO POTENCIA QUE ESTA P U T A E OUTRA QUE E COPIA!

Alex
Alex
4 anos atrás

Se fosse outro país fazendo isso e dizendo que é secreto, já haveriam planos para atacar tal país. Se um paizéco faz o mesmo, então é perigoso … mas se são os United States, então é bom. E olha que não sou antiamericano heim … gosto bastante, mas é a realidade.

Kardico
Kardico
4 anos atrás

Sem ser o chato estraga prazeres, que raios de missão secreta é essa que a própria USAF posta vídeo ?
My name is 37. X-37.

Doutrinador
Doutrinador
4 anos atrás

ALEX vai estudar cara. vc é meio limitado

Jonh
Jonh
4 anos atrás

Pra mim está bem claro, misseis intercontinentais estão mortos! agora os US podem realizar um ataque nuclear diretamente do espaço.

M4235645
M4235645
4 anos atrás

O homem foi criado para ser um robot sofisticado. Os controles efetivos estão chegando agora. Só não será um controle total se houver mais do que um detentor da tecnologia. Para o bem ou para o mal, a religião e a ciencia se aproximam. O Deus que tudo sabe e tudo pode está em gestação.. Não percam meu proximo livro!

Bruno Gleison
4 anos atrás

Se fosse no Brasil, vazaria facilmente. Já saberíamos a proposta da missão.

Tetsuo Shimura
Tetsuo Shimura
4 anos atrás

Acho que os americanos estão certos porque o mundo já passou do limiar de uma nova guerra mundial e, não podem ser o gigante a ser acordado novamente como em 1940. Eles não precisam de permissão ou concordâncias de nenhum outro país.

Valmir
Valmir
4 anos atrás

Ainda há esperança para humanidade. Deus abençoou a América e, na sua paz, veremos a paz.

Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

Com certeza algum programa pra fazer os EUA continuar a ser a maior potencia a qualquer custo, agora sendo ameaçado principalmente pela China, e outro pais pouco importante mas que agora anda aparece no cenário político por causa do megalomaniaco Putin. Se essa nave é pra algum programa sobre aquecimento global , pra estudar o clima ou até mesmo alienígenas? chace quase 0

Deuzenildo
Deuzenildo
4 anos atrás

O Alex como americano falou td… agora essa missção secreta, …sei não, pra que, com ctz estava espionando paises “rivais” ou até mesmo os parceiros… claro q não estaria sobrevoando os EUA….

Rosalvo
Rosalvo
4 anos atrás

Os E.U.A podem fazer qualquer coisa que vai ter gente defendendo

Giba
Giba
4 anos atrás

Difícil não se uma arma para atacar outros países, podia colocar nossos políticos nela, quem sabe eles acompanham em outros países s a grana que nos roubaram.

jose ronaldo
jose ronaldo
4 anos atrás

este esta cherando mau, pois este aviãozinho que mau cabe este três sentado como ele como eles passaram dois anos comendo dormindo, eu acho que eles passaram foram 718 horas no máximo.

Daniel
Daniel
4 anos atrás

Bem por aí Alex.
Se fosse engenhoca do gordinho da Coreia do Norte então, vixe!!!
Trump estaria dando pulos.

Marcos Kawae
Marcos Kawae
4 anos atrás

Hahahaha! Isso eh pra enganar os incautos! O nunca foi a Lua e agora vem com essa estoria de que ficou 718 dias em orbita! Se fosse secreta,nem estava mostrando!

luiz
luiz
4 anos atrás

Enquanto isso, num paiseco da América do Sul, onde pulula a propina e a safadeza, não se consegue lançar um foguetinho de pólvora, por falta de verba, pessoal e interesse político, mesmo porque isso não rende pixuleco. Por isso, nosso país está fadado a permanecer na fossa tecnológica, enquanto os USA já estão 1.000 anos luz a frente.

Roberto Maia
Roberto Maia
4 anos atrás

Uma hipótese que ninguém lembrou e que é muito provável, é que essas naves não tripuladas possam ser armadas com baterias de antimísseis balísticos intercontinentais, para abatê-los antes da sua reentrada na atmosfera terrestre.porém, para isso teriam que ter uma verdadeira frota dessas aeronaves, para não deixar escapar, se possível,, nenhum dos mísseis laçados pelo inimigo.
Pelo tempo que ela está permanecendo no espaço, o mais lógico é que esteja fazendo um constante mapeamento das posições dos armamentos de ataques e de defesas dos possíveis inimigos, principalmente, porque existem muitas bases de lançamentos móveis, destes tipos de armas.

Philippe
Philippe
4 anos atrás

Devem estar monitorando algum planeta habitável!

Wonderful
4 anos atrás

A procura pelos extraterrestres .

rodolfo
4 anos atrás

Só deixar nas mãos do Moro que a missão secreta já vaza informações para a globo…. Fato

Alexsander
Alexsander
4 anos atrás

PQP em pleno século 21 o ser humano ainda viaja de forma bruta no espaço, pior ainda se acha o pica das galáxias, mau conseguiu ir até a lua foi chutado, Sem viagens temporais, sem portais, medicina ainda medíocre, química limitada, física amputada e claro abaixo vai aparecer mais um de seus membros primitivos e dizer porque você não faz isso e a resposta é muito simples, porque conheço os seres ao meu redor.

luiz
luiz
4 anos atrás

que seja para o bem!!!!

Falo
Falo
4 anos atrás

O perigoso é o norte coreano que edita foto de missil, o árabe terrorista que vive em caverna, o cucaracha venezuelano ou cubano com todo seu atraso tecnologico.

Roberto Maia
Roberto Maia
4 anos atrás

Uma das hipóteses mais interessantes, é que devido ao fato de que, no caso de uma guerra entre grandes potências nucleares, os primeiros alvos, certamente, serão os satélites de uso militares e(ou) comerciais que orbitam o planeta.
Estas naves, então, estariam sendo testadas e aperfeiçoadas para desempenharem a função de SATÉLITES DE REPOSIÇÃO IMEDIATA, obtendo assim uma imensa vantagem estratégica, sobre seus adversários..

Newton
Newton
4 anos atrás

Se fosse para o intuito de fazer o bem para a humanidade, não precisaria de viajar para o espaço, e também aquilo que é bom e amor não necessita de sigilo. Uma coisa é certa, o homem é fálio e abominador e já estamos nos fim dos tempos, então temos que ter fé em Deus e Jesus porque este mundo já não está nos planos do Senhor…

patricio
4 anos atrás

mais uma farsa da NASA, o povo(o gado) nunca vai entender que missões espaciais são farsas, afinal nada fica no espaço por mais de 6 minutos e isso ficou 02 anos?????? kkkkkk a NASA é apenas um mega estúdio de edições gráficas geradas por ordenadores de computadores mega controlados, os secretos CGI’s algo como Chroma Kay, são aliados à NASA os estúdios Walt Disney e Holywood, enfim FAKE….antes que eu seja abordado pelo gado, gostaria de ver as fotos aéreas dos “supostos” 150 mil satélites em orbita, cade?…isso prova que nada fica em orbita.

Luiz Claudio
Luiz Claudio
4 anos atrás

Acho legal os comentarios destes sites, o Brasil é um país fudido que não investe em educação ou desenvolvimento de tecnologias, mais aqui tem astronomo, físico nuclear, vidente, tem de tudo. kk

Edson
Edson
4 anos atrás

É simplesmente sensacional! Um drone espacial! Viva a tecnologia e suas aplicações para a paz! O ser humano e sua imensa capacidade, que bem direcionada nos tornará seres interplanetários no futuro.

Marcelo
Marcelo
4 anos atrás

Tlz seja um protótipo de um Uber espacial…

Pedro Castro
Pedro Castro
4 anos atrás

O foguete passa dois anos voando e volta mais limpo que meu carro, que eu lavei semana passada…

Rafael
Rafael
4 anos atrás

José Ronaldo, você tá brincando, né? Diz que sim, cara, por favor! Hahahahahahahahahahahahahaha O avião é NÃO TRIPULADO, rapaz…

SneepS
4 anos atrás

só da p/ fazer especulações, pode ser usado para:
– Recolher satélites próprios ou de terceiros
– Lançamento e/ou disparo de armas
– Coleta de algo que esta em orbita que ninguém sabe o que é
– Ficar de guarda na óbita para eventuais necessidades militares (caso precisar pode ser acionado assim como os porta-aviões)
– Delivery de pizza e outras coisas para astronautas
– Todas as opções acima juntas ou combinações de algumas

Oyama Pereira
Oyama Pereira
4 anos atrás

Esta nave talvez seja para abastecimento de colônias em Marte ou na Lua. Ou quem sabe, sistemas militares. Daí o segredo.

Teoria da conspiracao
Teoria da conspiracao
4 anos atrás

Projeto Blue Beam

Jaercio
Jaercio
4 anos atrás

Missão de contatos com ETs. Estão catalogando as novas raças.

Capriacci
Capriacci
4 anos atrás

Em 2011, alguns muçulmanos roubaram aviões e mataram milhares de americanos usando aviões americanos. Sem nenhuma tenologia, mas se utilizando d criatividade militar mudaram o rumo da segurança em todo o mundo.

Gontijo
Gontijo
4 anos atrás

Pra mim é espionagem mesmo, principalmente da Coréia do Norte e China. Pra gastar tanto dinheiro à toa que não é. E a única coisa que os EUA não poupam é gasto militar, nesses o congresso libera verba mesmo.

Filho do Lula
Filho do Lula
4 anos atrás

foram postas bombas atomicas em satélites para atacarem a Russia e seus aliados.

Jarede
Jarede
4 anos atrás

Eu fico com as teorias do Sneeps e acrescento mais uma: a base perdeu o contato com a base e eles deixaram por lá pensando daqui a X dias ela volta a pro nosso alcance a gente traz de volta.

CESAR RODRIGUES
4 anos atrás

Misseis Balísticos intercontinentais estão obsoletos agora, próximo passo da guerra nuclear moderna é ataques diretamente do espaço em qualquer ponto da Terra, ou vocês acham que essa aeronave estava 718 dias no espaço procurando pedras intergaláticas? Estavam colhendo dados para desenvolvimento.

MARCIO LIRA
MARCIO LIRA
4 anos atrás

Acho interessante “pessoas” virem falar que não fomos ainda ao espaço. Quer dizer que nossas comunicações via satélite são uma farsa? Que o próprio satélite geostacionário do Brasil é de mentirinha? Kkkkkkkkkkkkkkkk. A melhor coisa de quem não sabe é se informar, mas, se quiser viver na escuridão (vide a alegoria da caverna), a melhor coisa é ficar calado pra não passar vergonha (e não vir falar em Terra Plana, Chemtrail e etc).

Paulo
Paulo
4 anos atrás

Quanto Chupa-Saco Retornável de norte-americano! A cada ato dos gringos retornam todos aqui para recomeçar a babação…

Alfredo
Alfredo
4 anos atrás

Capturaram um ET

Hugo stoso
Hugo stoso
4 anos atrás

Fosse no Brasil ia servir pra politico levar propina pro espaço

paulo victor castello branco braun

Porque o pessoal de solo está com roupa ainti-microorganismo?
Será que tem dessas coisas em órbita?

Roger
Roger
4 anos atrás

Enquanto isso, no Brasil, país onde só os formados em Direito tem vez, onde Vossas Excelências ocupam manchetes de jornais desde DOm Pedro I, nesse país um engenheiro ganha menos que lavador de privada de qualquer tribunal de justiça.

Sergio
Sergio
4 anos atrás

Jose Ronado, leia o texto por favor antes de comentar! A Nave é não tripulada! Nosso PIB precisa ir todo para educação, santo Deus!

Previous Post
O Phenom 300 é atualmente o jato executivo mais vendido no mundo (Embraer)

Embraer entregou o 1.100º jato executivo

Next Post
O Embraer KC-390 tem a missão de substituir os veteranos turbo-hélices C-130 Hercules no Brasil (FAB)

Novos aviões da FAB não irão atrasar, garante Ministério da Defesa

Related Posts