Norwegian Air Argentina estreará voos em outubro

Subsidiária da companhia low-cost norueguesa terá seis destinos a partir de Buenos Aires e operados com jatos Boeing 737-800 NG
O primeiro Boeing 737-800 da Norwegian Argentina foi recebido no dia 15 de janeiro
O primeiro Boeing 737-800 da Norwegian Argentina foi recebido no dia 15 de janeiro

Após um longo período de preparação, a Norwegian Air Argentina começará a voar a partir do dia 16 de outubro. A princípio serão duas rotas entre Buenos Aires (Aeroparque) e Córdoba e Mendoza, mas a companhia low-cost já confirmou que estreará voos para Bariloche, Salta, Neuquen e Iguazú em breve.

Os voos serão operados pelo Boeing 737-800 NG (apenas uma unidade recebida do início deste ano por enquanto) com configuração para 189 lugares em classe única. Curiosamente, a escolha do aeroporto central da capital argentina dificultará possíveis conexões com o voo realizado pela Norwegian Air entre Buenos Aires e Londres (Gatwick), que pousa em Ezeiza, mas os planos parecem indicar que a companhia pretende criar uma malha aérea focada no mercado interno do país.

Segundo o presidente da Norwegian argentina, Ole Christian Melhus, o objetivo é chegar ao final do primeiro ano de operação com 10 a 15 aeronaves e um volume de passageiros transportados de 2,2 milhões. Em 10 anos a meta é atingir 12 milhões de usuários com uma frota de 70 aviões.

Preço mais em conta

Para um executivo de uma companhia aérea brasileira ouvido pelo Airway recentemente, a operação da Norwegian não parece sustentável: “Eles terão os mesmos custos que os nossos senão alguns maiores até. Não existe milagre”, disse ele, que pediu para não ser identificado.

No entanto, ao menos na estreia a Norwegian Air Argentina está contrariando a concorrência. Numa simulação de preço realizada pelo site, a tarifa entre Buenos Aires e Córdoba em novembro saía por cerca de 700 pesos, algo como R$ 75 (ida e volta). O mesmo trajeto na melhor tarifa na Aerolineas Argentinas custa 1000 pesos (R$ 107), ou seja, 43% mais caro.

Como já comentado, a Norwegian já reconheceu o interesse em criar uma filial brasileira desde que o Congresso permita que estrangeiros possam controlar companhias aéreas no Brasil. O governo Temer enviou um projeto de lei que prevê que as empresas aéreas poderão ser controladas 100% por grupos estrangeiros (hoje esse limite é de 20%), mas numa votação nesta semana a Câmara prorrogou a decisão para outubro, após o primeiro turno das eleições.

Veja também: ANAC autoriza Norwegian Air a voar para o Brasil

Tarifa da Aerolineas Argentinas pode ser 40% mais cara que a da Norwegian (Divulgação)

Total
0
Shares
Previous Post
A pipa de navio está sendo desenvolvido pela AirSeas, startup financiada pela Airbus (Airbus)

Airbus desenvolve pipa tecnológica para impulsionar navios

Next Post
Felizmente, os Mirage 2000N nunca foram acionados para ataques nucleares (Alexandre Beuzeboc/Armée de l'Air)

França aposenta últimos Mirage 2000N de ataque nuclear

Related Posts
Total
0
Share