Nova companhia aérea dos EUA quer assumir expólio de rara operadora de ATRs falida

Start-up Argentum Airways busca retomar voos regionais nos EUA e Caribe após súbita paralisação da Silver Airways

Turboélices ATR 42 da Silver Airways
Turboélices ATR 42 da Silver Airways (Silver Airways)

Uma nova companhia aérea chamada Argentum Airways está se preparando para iniciar operações utilizando os ativos da extinta Silver Airways, que suspendeu todos os seus voos no início de junho.

A iniciativa faz parte de um plano aprovado pelo Tribunal de Falências do Sul da Flórida, que supervisionou a venda dos negócios e bens da Silver para a Argentum.

Em um documento enviado ao Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) no dia 30 de junho, a Argentum Airways solicitou a transferência dos certificados e isenções da Administração Federal de Aviação (FAA) que pertenciam à Silver, além de apresentar um aviso formal de intenção para retomar o transporte aéreo regular de passageiros.

Criada pela empresa de investimentos Wexford Capital — que também controla a Sterling Airways, operadora da Aleutian Airways no Alasca — a Argentum tem como CEO Wayne Heller, ex-executivo da Republic Airways e atual chefe da Sterling.

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ATR 72-600 da Silver Airways (ATR)

O objetivo da Argentum é reiniciar os voos o mais rápido possível para preservar empregos e utilizar a infraestrutura e as aeronaves herdadas da Silver Airways.

Inicialmente, a companhia planeja operar com um único turboélice ATR, anteriormente utilizado pela Silver, com a intenção de adicionar uma segunda aeronave no quarto trimestre do seu primeiro ano completo de operações.

Frota de ATR da Silver com destino incerto ainda

O plano de rotas ainda não está totalmente definido, mas a Argentum estuda a possibilidade de retomar trechos anteriormente operados pela Silver, como ligações entre a Flórida e as Bahamas. Além disso, a empresa também avalia uma possível expansão para o mercado regional no Alasca.

A Silver Airways entrou com pedido de recuperação judicial em dezembro de 2024, após enfrentar graves dificuldades financeiras. A paralisação completa das operações em 11 de junho aconteceu poucos dias antes da conclusão da venda para a Argentum, interrompendo o que se esperava ser uma transição gradual.

“A interrupção repentina das operações da Silver justifica o pedido da Argentum para retomar os voos com os ativos e o negócio adquiridos”, afirmou a nova empresa no documento enviado ao DOT.

Os aviões da ATR dominam mais de 80% do segmento dos turboélices comerciais (ATR)

A Silver possuía certificações para operar voos domésticos nos Estados Unidos, além de ligações para as Bahamas, Turks & Caicos e outros destinos no Caribe, utilizando turboélices ATR 72.

O destino final da frota completa de ATR 42 e ATR 72 da Silver ainda é incerto, mas há especulações de que parte dessas aeronaves possa ser absorvida pela JSX, empresa americana de voos charter que planeja incluir turboélices ATR em sua operação.

A Argentum Airways agora se prepara para disputar um espaço no competitivo mercado regional dos Estados Unidos, em um momento em que cresce a demanda por conectividade em rotas curtas e mercados pouco atendidos.