O presidente dos Estados Unidos Donald Trump não deve mais contar com os novos Air Force One, Boeing 747-8 transformados em aeronaves presidenciais.
Segundo a Casa Branca, o programa de conversão de dois widebodies de passageiros nos aviões VC-25B atrasou ainda mais e agora só deverá ser concluído na melhor das hipóteses em 2029, quando ele deverá deixar o cargo em janeiro.
A Boeing antes tinha como meta entregar o primeiro 747 no final de 2024, mas empurrou o prazo para pelo menos 2027 ou 2028, ainda dentro do atual mandato de Trump.
No entanto, mudanças nos requerimentos e problemas na cadeia de suprimentos motivaram uma revisão do cronograma.

Elon Musk e Boeing em busca de solução
O VC-25B havia sido orçado durante o governo Obama, mas quando Trump assumiu seu primeiro mandato pressionou a Boeing a cortar os custos do programa, então orçados em US$ 4 bilhões.
A fabricante de aeronaves aceitou um contrato de custo fixo e logo ficou claro que os novos Air Force One sairiam mais caros, causando seguidos prejuízos à empresa.
Para tentar encontrar uma solução, o republicano colocau o bilionário Elon Musk para discutir saídas com a Boeing, segundo a Reuters.

Os dois Air Force One atuais (VC-25A) são jatos Boeing 747-200 construídos especificamente para essa missão e entraram em serviço no início dos anos 90.
As aeronaves possuem receptáculos para reabastecimento em voo enquanto os futuros VC-25B são jatos comuns que estavam parados no deserto após o cliente original falir.
Os aviões presidenciais dos EUA estiveram no Brasil em novembro do ano passado para que o então presidente Joe Biden participasse do encontro do G20 no Rio de Janeiro. As aeronaves ainda fizeram uma inédita escala em Manaus.
Trump não pode concorrer à reeleição. Nos EUA o presidente só pode ser eleito duas vezes. Corrijam a informação. Abraço.
Verdade, Robson, falha minha, obrigado por alertar. Embora ele ande insinuando que mudar a Constituição…rs