Novo avião de passageiros com colaboração brasileira é revelado
Turboélice D328eco teve seu primeiro protótipo apresentado na Alemanha pela Deutsche Aircraft e terá parte da estrutura feita pela Akaer

A fabricante alemã Deutsche Aircraft realizou a apresentação oficial do primeiro protótipo do D328eco, em Oberpfaffenhofen nesta quarta-feira, 28.
A aeronave, conhecida como “TAC 1”, servirá como base para a campanha de ensaios em voo da nova variante atualizada e de maior capacidade do Dornier 328, voltada ao segmento de aviação regional.
O evento ocorreu menos de um ano após o corte inicial da fuselagem, anunciado durante o Farnborough Airshow de 2024, e representa a transição do programa da fase de engenharia conceitual para a etapa prática de testes e certificação.
O avião TAC 1, no entanto, ainda está sem os dois motores turboélice Pratt & Whitney PW127. O projeto conta com a participação da empresa brasileira Akaer, que será responsável pela fuselagem dianteira.

Base em projeto existente
O D328eco não é um projeto completamente novo, mas sim uma evolução do Dornier 328, turboélice com capacidade para cerca de 30 passageiros que entrou em serviço no início dos anos 90
A nova versão utiliza a estrutura básica da aeronave original, com modificações em aerodinâmica, motorização, aviônicos e processos de fabricação, buscando atender às exigências operacionais e ambientais atuais.
Segundo a fabricante, o modelo manterá a capacidade de operar em pistas curtas e locais remotos, mas será capaz de levar até 40 passageiros.
O objetivo da Deutsche Aircraft é obter a certificação do modelo e iniciar as entregas a partir do quarto trimestre de 2027.

Etapas de desenvolvimento e certificação
Com o protótipo finalizado, a fabricante dará início à campanha de testes em voo, que será conduzida em cooperação com autoridades reguladoras e fornecedores internacionais.
A empresa também destacou o uso de tecnologias voltadas à redução de emissões e consumo de combustível, um dos principais focos do programa.
A apresentação do protótipo contou com a presença de representantes do governo da Baviera, autoridades federais e fornecedores, entre eles a Akaer.
Segundo a empresa brasileira, a produção da fuselagem dianteira terá início em breve na fábrica de São José dos Campos (SP).
“O rollout do D328eco é um avanço para um projeto significativo na aviação regional, com foco em sustentabilidade e eficiência. Para a Akaer, participar deste momento e ser responsável por um componente crítico, como a fuselagem dianteira, reforça nossa posição como a primeira empresa brasileira do setor aeroespacial reconhecida como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1)”, celebrou Cesar Silva, CEO da Akaer.

A Deutsche Aircraft aposta que o D328eco poderá preencher lacunas na oferta de aeronaves para rotas curtas, especialmente em mercados que buscam alternativas com menor impacto ambiental e capacidade de operar em infraestrutura limitada.
Ele será concorrente do ATR 42, que domina as vendas na categoria há algumas décadas.