Novo avião de passageiros com colaboração brasileira é revelado

Turboélice D328eco teve seu primeiro protótipo apresentado na Alemanha pela Deutsche Aircraft e terá parte da estrutura feita pela Akaer

O primeiro D328eco, conhecido como TAC 1, ainda sem seus motores
O primeiro D328eco, conhecido como TAC 1, ainda sem seus motores (Deutsche Aircraft)

A fabricante alemã Deutsche Aircraft realizou a apresentação oficial do primeiro protótipo do D328eco, em Oberpfaffenhofen nesta quarta-feira, 28.

A aeronave, conhecida como “TAC 1”, servirá como base para a campanha de ensaios em voo da nova variante atualizada e de maior capacidade do Dornier 328, voltada ao segmento de aviação regional.

O evento ocorreu menos de um ano após o corte inicial da fuselagem, anunciado durante o Farnborough Airshow de 2024, e representa a transição do programa da fase de engenharia conceitual para a etapa prática de testes e certificação.

O avião TAC 1, no entanto, ainda está sem os dois motores turboélice Pratt & Whitney PW127. O projeto conta com a participação da empresa brasileira Akaer, que será responsável pela fuselagem dianteira.

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A apresentação do primeiro D328eco ocorreu na Alemanha (Deutsche Aircraft)

Base em projeto existente

O D328eco não é um projeto completamente novo, mas sim uma evolução do Dornier 328, turboélice com capacidade para cerca de 30 passageiros que entrou em serviço no início dos anos 90

A nova versão utiliza a estrutura básica da aeronave original, com modificações em aerodinâmica, motorização, aviônicos e processos de fabricação, buscando atender às exigências operacionais e ambientais atuais.

Segundo a fabricante, o modelo manterá a capacidade de operar em pistas curtas e locais remotos, mas será capaz de levar até 40 passageiros.

O objetivo da Deutsche Aircraft é obter a certificação do modelo e iniciar as entregas a partir do quarto trimestre de 2027.

Turboélice D328eco (DA)

Etapas de desenvolvimento e certificação

Com o protótipo finalizado, a fabricante dará início à campanha de testes em voo, que será conduzida em cooperação com autoridades reguladoras e fornecedores internacionais.

A empresa também destacou o uso de tecnologias voltadas à redução de emissões e consumo de combustível, um dos principais focos do programa.

A apresentação do protótipo contou com a presença de representantes do governo da Baviera, autoridades federais e fornecedores, entre eles a Akaer.

Segundo a empresa brasileira, a produção da fuselagem dianteira terá início em breve na fábrica de São José dos Campos (SP).

“O rollout do D328eco é um avanço para um projeto significativo na aviação regional, com foco em sustentabilidade e eficiência. Para a Akaer, participar deste momento e ser responsável por um componente crítico, como a fuselagem dianteira, reforça nossa posição como a primeira empresa brasileira do setor aeroespacial reconhecida como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1)”, celebrou Cesar Silva, CEO da Akaer.

CEO da Akaer, Cesar Silva, ao lado do Senior Advisor, Marco Tulio Pellegrini (Akaer)

A Deutsche Aircraft aposta que o D328eco poderá preencher lacunas na oferta de aeronaves para rotas curtas, especialmente em mercados que buscam alternativas com menor impacto ambiental e capacidade de operar em infraestrutura limitada.

Ele será concorrente do ATR 42, que domina as vendas na categoria há algumas décadas.

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