Novo caça Gripen está prestes a ser embarcado para o Brasil
Navio Fagelgracht pode transportar mais uma unidade do jato sueco até o final desta semana, segundo relatos

A Saab estaria prestes a enviar mais uma unidade do caça supersônico Gripen E ao Brasil, a nova da encomenda de 36 jatos.
Informações obtidas pelo site Aviação em Floripa indicam que o jato será embarcado no navio Fagelgracht, que está atracado no porto de Norrköping, na Suécia – o mesmo terminal portuário utilizado anteriormente para o transporte de aeronaves ao país.
Embora a empresa sueca ainda não tenha confirmado oficialmente o envio, fontes ligadas à operação relatam que o embarque pode ocorrer nas próximas horas ou dias. O navio de bandeira holandesa é especializado no transporte de cargas de grande porte e já foi utilizado em remessas anteriores de caças Gripen ao Brasil.
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Não há uma estimativa sobre a chegada ao país, mas é certo que o navio seguirá para Navegantes (SC), onde a Saab possui um esquema para remontar o jato e então prepará-lo para voar.

O Gripen que será entregue faz parte do contrato firmado entre o governo brasileiro e a Saab, que prevê a aquisição de 36 aeronaves (28 monopostos F-39E e 8 bipostos F-39F), com parte da produção realizada na Suécia e parte no Brasil, por meio de transferência de tecnologia.
O cronograma da FAB prevê a entrega de dois jatos neste ano, sendo um deles montado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, e que será concluído em novembro. Entende-se que o novo jato receberá a matrícula FAB4109, sendo portanto o 9º caça a ser entregue – sem contar o FAB4100, usado para testes.
A entrega acontece no momento em que a Força Aérea Brasileira (FAB) avança na introdução operacional do novo vetor, designado localmente como F-39 Gripen. Os jatos estão sendo incorporados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado em Anápolis (GO), unidade responsável por operar os caças de nova geração.

Histórico de entregas ao Brasil
A primeira aeronave Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, transportada também por navio. Inicialmente, o jato permaneceu no país para testes e atividades de homologação em conjunto com a FAB e a Embraer. A partir de 2022, os voos operacionais se intensificaram e novas unidades começaram a ser entregues de forma mais regular.
Desde então, o Brasil já recebeu diversas aeronaves, com vários caças em operação ou em fase de preparação final. Os voos de avaliação, treinamentos e a formação de pilotos e técnicos estão sendo conduzidos paralelamente ao avanço da linha de montagem nacional do Gripen, em Gavião Peixoto (SP).