Novo supercaça Boeing F-47, dos EUA, tem primeiros dados revelados
General da Força Aérea afirmou que novo caça terá raio de combate de mais de 1.850 km e deve entrar em serviço até 2029

O novo caça Boeing F-47 ainda está envolto em grande mistério, mas ao menos as primeiras informações foram divulgadas pela Força Aérea dos EUA (USAF).
O chefe de staff da Força Aérea, General David Allvin, publicou em sua conta no X uma imagem em que revela que o novo caça furtivo terá um raio de combate de mais de 1.000 milhas náuticas (1.852 km). Portanto, bem acima do F-22 Raptor, que pode voar em distâncias de até 590 milhas(1.093 km).
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Assim como seu antecessor, o F-47 será capaz de voar acima de Mach 2 (duas vezes a velocidade do som). A USAF espera receber mais de 185 caças da Boeing, número que cobre a atual frota do F-22.

Stealth++
O General Allvin compartilhou uma imagem que mostra a evolução dos caças da Força Aérea, iniciando com o F-15E(X) e F-16, considerados de 4ª geração, passando pelo F-22 e F-35, de 5ª geração, e chegando ao F-47 e às Aeronaves de Combate Colaborativas (CCAs) YFQ-42A e YFQ-44A.
No gráfico, a USAF classificou o F-35A e os drones como aeronaves “Stealth” (Furtiva) enquanto o F-22 foi considerado de nível “Stealth+”.

Nesse sentido, o caça do programa Next Generataion Air Dominance (NGAD) terá uma capacidade furtiva mais avançada, no patamar “Stealth++”.
Sobre os YFQ-42A e YFQ-44A, o chefe de staff previu uma frota planejada de mais de mil aeronaves. Esses drones de combate terão como missão a superiodade aérea e contarão com raio de combate de ao menos 700 milhas náuticas. O horizonte operacional é similar ao F-47, ou seja, até 2029.