O avião esquecido de Elvis Presley
Lockheed Jetstar que perteceu ao “Rei” está abandonado no cemitério de aviões de Roswell, nos EUA

Os cemitérios de aviões nos Estados Unidos são implacáveis com qualquer aeronave que tem esses locais como destino final. Estripados, fatiados, amassados e transformados em blocos de alumínio retorcido para reciclagem, o fim dessas máquinas é muitas vezes triste.
Mas houve um avião que escapou das garras destruidoras do cemitério no deserto de Roswell, no Novo México. Um Lockheed Jetstar JT 12-5 que perteceu a Elvis Presley foi poupado das lâminas desde que chegou ao local na década de 1990, ainda voando, e por lá ficou, sempre no final da fila para ser reciclado.
O Jetstar foi comprado por Elvis em 1975 e foi nomeado como “Hound Dog”, o mesmo nome de uma das músicas mais famosas do “rei”. O aparelho foi comprado novo e custou cerca de US$ 900 mil, uma bagatela para época. Não só isso, o músico ainda personalizou o jato ao seu estilo, com pintura externa vermelha e um interior com decoração extravagante, com direito a banheiro com acabamento com itens de ouro, e assentos para até 10 passageiros.
Apesar do estado, o avião não está abandonado. O Hound Dog pertence desde 2000 a um polonês que reside nos EUA. Os quatro motores foram retirados para serem usados em outros aviões, mas o restante permaneceu intacto. O modelo, aliás, nunca foi restaurado e mantém todas as características originais escolhidas por Elvis.
Uma notícia de 2002 publicada pelo Roswell Daily Record, em uma das raras informações sobre o avião na internet, pessoas próximas ao proprietário do modelo diziam que ele tinha planos de movê-lo para o Tennessee e reformá-lo. Nada disso aconteceu e desde então não se teve mais notícias sobre o futuro do Hound Dog, que permanece no mesmo lugar.

Os aviões de Elvis
O Jetstar esquecido em Roswell não foi o único avião do rei do rock. Em 1975, mesmo ano que comprou o Hound Dog, Elvis adquiriu uma coleção de aviões. O plano original era comprar um Boeing 707 usado, mas o dono da aeronave escolhida estava envolvido em supostos crimes. Com a compra do Boeing cancelada, o músico alugou um Fokker F-27.
E pelo visto ele gostou de voar por meios próprios. No mês seguinte já retirou o F-27 de cena e comprou dois aviões executivos, um turboélice Gulfstream G1 e um jato Dessault Falcon. E não parou por aí…
Elvis queria um avião maior. A solução veio com a compra de um Convair 880 que pertencia a Delta Airlines. Esse avião foi customizado, com pintura especial, e o interior ganhou novos ambientes, incluindo um quarto com cama de casal e uma sala com uma grande mesa no centro. Esse avião foi o primeiro da frota de Elvis a ganhar nome, Lisa Marie. Em seguida veio o Houd Dog.
Outros membros da família Presley e pessoas próximas ao músico também pegavam carona nesses aviões, com ou sem Elvis a bordo. Com tantos “passageiros”, o rei do rock comprou mais um Lockheed Jetstar, o Hound Dog II.
O Lisa Marie e o Hound Dog II foram os únicos aviões de Elvis que sobreviveram ao tempo preservados. A dupla está exposta no museu em homenagem ao músico, em Graceland, nos EUA.
