Obras do novo pier do Aeroporto de Guarulhos já são realidade

Chamada de T3B, área terá cerca de 40.000 m² e ficará em uma das antigas remotas erguidas pela Infraero

Aeroporto de Guarulhos já está em obras para receber o novo pier T3B
Aeroporto de Guarulhos já está em obras para receber o novo pier T3B (Telmec)

Faz pouco mais de onze anos que o Aeroporto de Guarulhos ganhou uma grande expansão com a inauguração do Terminal 3, destinado aos voos internacionais.

Construída a toque de caixa pela GRU Airport, concessionária que assumiu sua operação algum tempo antes, a nova estrutura começou a receber aviões em maio de 2014, pouco antes do início da Copa do Mundo de 2014.

Desde então, o maior aeroporto brasileiro recebeu algumas melhorias como a reforma e unificação dos antigos terminais 1 e 2 (hoje apenas chamado de Terminal 2), mas muitos embarques e desembarques seguem sendo feitos por ônibus e os gargalos voltaram a aparecer com o crescimento da demanda após o fim da pandemia.

Fundações estão sendo feitas ao lado do Terminal 3 (Telmec)

Por falar nela, a crise sanitária fez com que o governo federal aliviasse alguns requerimentos do contrato como a construção de um imenso pier a leste do Terminal 3, que daria conta do excedente dos voos de longa distância.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

A GRU Airport, no entanto, se comprometeu a investir em Guarulhos, mas de uma forma menos vultosa. Um dos novos projetos que começou a sair do papel é outro pier, o T3B, que ficará localizado entre os terminais 2 e 3.

Suposto render do pier T3B de Guarulhos (ABR)

Ligação facilitada entre os terminais 2 e 3

O local é conhecido de quem frequenta o aeroporto. Estamos falando da área remota em frente à torre de controle e que chegou a abrigar um ‘puxadinho’ durante os tempos da Infraero.

Pois a concessionária já retirou a grande cobertura em estrutura tubular que havia sido instalada na década de 90 e deu início a algumas fundações para o novo prédio que será implantado ali.

Imagens das obras circulam na internet assim como uma susposta projeção do novo pier, com dois andares e seguindo um conceito arquitetônico inédito.

Antiga cobertura da remota foi desmontada (Telmec)

A responsável pela construção do pier e também da nova sala VIP da LATAM é a empresa Telmec, que também assumiu alguns projetos no Aeroporto de Congonhas.

O pier T3B tem custo estimado de R$ 330,7 milhões e deve ser aberto até dezembro de 2026. Com ele, além da redução de operações remotas, as conexões no aeroporto devem ficar mais ágeis e confortáveis, sobretudo entre voos domésticos e internacionais.

A GRU Airport também tem como meta implantar um segundo pier, o T2L, previsto para dezembro de 2028 por meio de um investimento de R$ 194 milhões.