Passageiro sem experiência de voo pousa avião nos EUA após piloto passar mal

Passsageiro sem nenhuma experiência de pilotagem assumiu o comando de um Cessna Caravan depois de o piloto ficar incapacitado; incidente ocorreu na Flórida
Passageiros sem experiência de voo pousou a aeronave no Aeroporto Internacional de Palm Beach (Reprodução/Today)

Parece até um roteiro de filme. Um passageiro sem nenhuma experiência de voo assumiu o comando de um monomotor Cessna 208 Caravan e pousou a aeronave com segurança depois do piloto passar mal. O incidente ocorreu nesta terça-feira (10), no estado da Flórida, nos EUA.

De acordo com o website Today, o passageiro – que não teve a identidade revelada – percebeu que algo estava errado com o piloto e foi até a cabine de comando do avião, quando notou que o aviador estava passando mal e contatou o controle de tráfego aéreo em Fort Pierce, informando a situação. Toda a troca de comunicação foi gravada pelo LiveATC.

“Tenho uma situação séria aqui, meu piloto ficou confuso”, disse o passageiro no rádio. “Não tenho ideia de como pilotar o avião.”

Questionado pelo controle aéreo sobre qual era sua posição, o passageiros respondeu: “Não faço ideia. Vejo a costa da Flórida à minha frente e não tenho ideia”. Em seguida, o controlador começou a ajudar o ocupante do avião e o orientou a “tentar manter as asas niveladas” e iniciar o procedimento de descida.

O passageiro informou que o avião estava descendo a uma taxa “550 pés por minuto” e o controlador instruiu: “Mantenha as asas niveladas e apenas tente seguir a costa, seja para o norte ou para o sul. Estamos tentando localizá-lo”.

Continuando o contato pelo rádio, o passageiro informou que o avião estava descendo a “550 pés por minuto” e o controlador instruiu: “Apenas tente seguir a costa, seja para o norte ou para o sul. Estamos tentando localizá-lo”. Pouco tempo depois, o controle de tráfego aéreo encontrou a aeronave pelo radar, quando ela estava a 32 km ao leste de Boca Raton, no sul da Flórida.

O controlador de tráfego aéreo então explicou ao passageiro os procedimentos básicos para o pouso e guiou o avião até o Aeroporto Internacional de Palm Beach, onde ele milagrosamente aterrissou com segurança.

Segundo relatos da imprensa nos EUA, os controladores de tráfego em Palm Beach comentaram que o passageiro “fez um ótimo trabalho” mesmo sem “nenhuma experiência de voo”. A condição de saúde do piloto não foi divulgada.

Total
281
Shares
Previous Post

Avião-tanque KC-46A Pegasus completa voo de 24 horas

Next Post

Gol e Avianca anunciam acordo para formar Grupo Abra e ‘liderar América Latina’

Related Posts