Polônia oferece, mas EUA rejeitam caças MiG-29 para Ucrânia

País membro da OTAN confirmou intenção de repassar cerca de 23 caças, porém, Departamento de Defesa dos EUA considerou plano inviável
MiG-29 da Polônia (Julian Herzog)

Após várias discussões, a Polônia decidiu doar seus caças MiG-29 para Ucrânia. O Ministério do Exterior do país europeu anunciou nesta terça-feira (08) a intenção de repassar cerca de 23 aeronaves para reforçar a defesa ucraniana desde que contasse com a reposição da frota por jatos ocidentais.

“As autoridades da República da Polônia estão prontas para enviar todos os seus jatos MIG-29 para a Base Aérea de Ramstein [Alemanha] e colocá-los à disposição do Governo dos Estados Unidos da América”, disse o comunicado.

O anúncio pegou o governo Biden de surpresa, que rejeitou o plano ao afirmar não acreditar que “a proposta da Polônia seja sustentável”.

Segundo o Pentágono, colocar aviões de combate da OTAN na zona de guerra levantaria “sérias preocupações” para toda a aliança.

A Ucrânia tinha pouco mais de 40 caças MiG-29 antes da invasão russa (Армія Інформ)

A Polônia, por sua vez, voltou a declarar a intenção de ajudar a Força Aérea da Ucrânia, mas que qualquer decisão deverá ser tomada pela OTAN.

“Uma decisão tão séria como o fornecimento de aviões deve ser unânime e inequivocamente tomada por toda a aliança do Atlântico Norte”, disse o Primeiro Ministro polonês Mateusz Morawieck nesta quarta.

Outros membros da aliança como a Eslováquia e Bulgária também operam jatos de origem russa e que poderiam ser utilizados pelas forças de defesa da Ucrânia, porém, ao contrário do envio de armamentos leves, entregar aeronaves poderia fazer com que a guerra ganhasse uma escala muito maior.

Apesar da negativa dos EUA, há relatos que um acordo com a Polônia estava sendo discutido e que envolveria o envio de caças F-16 dos estoques da USAF para cobrir a lacuna deixada pelos MiG-29.

Total
12
Shares
Previous Post

Azul é a única a apresentar proposta para vender jatos A330 para a FAB

Next Post

Força aérea dos EUA quer bombardeiro não tripulado de longo alcance

Related Posts
Total
12
Share