Por que um jato Embraer KC-390 da FAB passou 17 dias nos EUA?

Aeronave multimissão esteve entre os dias 5 e 22 de março participando de exercícios e sendo apresentado para clientes não revelados. Força Aérea dos EUA pode ser um deles

O C-390 em Melbourne, Florida
O C-390 ao lado do A-29 e dos jatos executivos Phenom 300E e Praetor 600 em Melbourne, Flórida (Embraer)

A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) levaram um jato KC-390 Millennium para um longo período de estada nos Estados Unidos em março.

A fabricante divulgou a visita dizendo que a aeronave multimissão foi apresentada a uma “lista diversificada de convidados, de autoridades governamentais, oficiais militares, clientes em potencial a parceiros”.

O evento ocorreu entre os dias 18 e 19 de março, em suas instalações em Melbourne, na Flórida, onde ela concentra atividades da divisão de Aviação Executiva.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

A aeronave KC-390 FAB 2858 chegou aos Estados Unidos em 5 de março com destino a Alexandria, na Louisiana.

C-390 Millennium
C-390 Millennium (Embraer)

A partir do Aeroporto Internacional de Alexandria, a aeronave de transporte militar realizou diversos voos entre 7 de março e 15 de março, que teriam envolvido exercícios militares.

De lá o jato seguiu para Melbourne para participar do programa da Embraer e que contou ainda com o turboélice A-29 Super Tucano e os jatos executivos Phenom 300E e Praetor 600.

Foi a primeira vez que o C-390 e o A-29 estiveram em Melbourne. Apesar disso, o Super Tucano é montado em uma unidade em Jacksonville, que fica a cerca de 280 km de distância.

“O A-29 Super Tucano tem sido uma parte importante da nossa presença industrial na Flórida, há mais de 10 anos, e vemos grandes oportunidades para ambas as aeronaves no mercado, incluindo a possibilidade de trazer o C-390 para cá também”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O KC-390 com uma lança de reabastecimento aéreo, equipamento padrão da USAF
O KC-390 com uma lança de reabastecimento aéreo, equipamento padrão da USAF (Embraer)

C-390 para a Força Aérea dos EUA?

A presença do KC-390 da FAB nos Estados Unidos sugere que a Embraer pode ter iniciado um esforço junto com seu parceiro L3 Harris para mostrar as qualidades da aeronave à Força Aérea dos EUA (USAF).

Em setembro de 2022, as duas empresas anunciaram uma parceira para oferecer a aeronave como uma alternativa para reabastecimento aéreo em missões táticas.

Chamado de “Agile Tanker” (Avião-tanque ágil), o C-390 proposto incorpora uma lança de reabastecimento aéreo, padrão utilizado pela USAF.

A despeito da oferta, o Departamento de Defesa dos EUA ainda não emitiu um requerimento formal para uma aeronave desse tipo.

A declaração de Bosco Junior, no entanto, mostra que a empresa brasileira está disposta a produzir o C-390 Millennium na América do Norte, um requerimento comum em projetos estrangeiros selecionados pelas forças armadas dos Estados Unidos.

 

Posts Similares