Porta-helicópteros Atlântico é transferido para o setor operacional da Marinha

Setor Operativo é o responsável pelo emprego militar das embarcações da força naval
(Marinha do Brasil)
(Marinha do Brasil)
(Marinha do Brasil)
PHM Atlântico navegando pelo RJ já com helicópteros na Marinha no convés de voo (Marinha do Brasil)

Agora é pra valer! O novo porta-helicópteros PHM Atlântico foi transferido ao Setor Operativo da Marinha do Brasil (MB), responsável pelo cumprimento das atribuições militares das embarcações. Até então, o navio era operado pelo Setor do Material da Marinha, responsável por coordenar e executar a obtenção de novos meios navais.

A cerimônia de transferência da embarcação foi realizada nessa quarta-feira (5) no Cais Norte do Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro e presidida pelo comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Durante o ato, foram assinados o Termo de Transferência de Subordinação e o Livro do Navio.

A aquisição do PHM Atlântico foi anunciada no final de junho pela MB, que comprou a embarcação da Royal Navy (marinha britânica) por £ 84 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 440,7 milhões na cotação atual). O navio, que antes se chamava HMS Ocean, foi construído na Inglaterra em 1995.

O porta-helicópteros iniciou sua viagem rumo ao Brasil no dia 1° de agosto e chegou ao seu porto sede, no Rio de Janeiro, no dia 25 do mesmo mês, após escala em Portugal.

A aquisição da embarcação faz parte do programa estratégico da MB de “Construção do Núcleo do Poder Naval”, que prevê a substituição gradual de embarcações e aeronaves com objetivo de ampliar a capacidade operacional.

Segundado dados da MB, o PHM Atlântico é projetado para navegar a velocidade de 18 nós (33,3 km/h) e tem um raio de ação de 8.000 milhas náuticas (14.816 km). A embarcação tem capacidade para receber e armazenar até 19 helicópteros e um total de até 40 veículos blindados e mais de 800 tripulantes.

Veja mais: Porta-aviões São Paulo pode ser transformado em museu flutuante

Total
0
Shares
Previous Post
Boeing KC-46A Pegasus

Novo avião-tanque Boeing KC-46 é certificado nos EUA

Next Post
Os primeiros 777X para testes serão finalizados ainda neste ano (Boeing)

Boeing divulga primeiras imagens do novo 777X na linha de montagem

Related Posts