Primeiro A321XLR com motores PW GTF é entregue pela Airbus
Aeronave foi entregue para a companhia aérea Wizz Air, da Europa, e que tem uma encomenda de 47 jatos de fuselagem estreita de ultra longo alcance

Seis meses após entregar o primeiro A321XLR do mundo, a Airbus conseguiu despachar um jato da variante propulsionada por motores Pratt & Whitney GTF.
Nesta terça-feira, 20, a fabricante entregou o primeiro A321XLR com o turbofan similar ao usado nos Embraer E2 para a Wizz Air. A companhia aérea de baixo custo europeia tem 47 pedidos firmes pela variante de ultra longo alcance do A321neo.
O A321XLR é capaz de voar por até 8.700 km sem escalas e está configurada com 239 assentos em classe única.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A entrega, no entanto, atrasou consideravelmente. A Wizz Air havia programado a estreia do A321XLR em 31 de março em um voo entre Londres (Gatwick) e Mecca, na Arábia Saudita, porém teve que postergar o plano.

Fila de jatos para entrega
A Airbus havia conseguido certificar o A321XLR em julho do ano passado, mas apenas na versão com motores CFM Leap-1A. A primeira entrega, entretanto, só ocorreu no final de outubro, para a Iberia.
Outros dois jatos foram entregues em dezembro para a Aer Lingus, também membro do Grupo IAG.
A certificação de tipo do A321-271NY, como é designado o A321XLR com motores GTF, só foi obtida no começo de 2025, no entanto.

O jato entregue à Wizz Air recebeu a matrícula G-XLRA e voou pela primeira em 18 de março.
A empresa aérea é o terceiro cliente a receber o A321XLR, mas nos próximos meses a lista deve crescer com a adição de outras transportadoras como Qantas, American Airlines, Air Canada e LATAM.