Primeiro C-130J Hercules da Nova Zelândia fica pronto

Aeronave rival do Embraer KC-390 recebeu a pintura da Royal New Zealand Air Force e deverá ser entregue ainda neste ano
O primeiro C-130J Hercules da Nova Zelândia (RNZAF)

O primeiro C-130J-30 Hercules da Real Força Aérea da Nova Zelândia (RNZAF) deixou concluiu sua pintura na fábrica de Marietta da Lockheed Martin, revelou o Ministério da Defesa do país.

A aeronave de transporte militar teve cinco unidades encomendadas em 2020 para substituir quatro C-130H Hercules atualmente em operação e que foram adquiridos em 1965.

Segundo o país, o primeiro C-130J será entregue no final do ano. Um segundo turboélice também está em processo avançado de montagem e deve ser concluído em breve.

A variante C-130J-30 possui uma fuselagem 4,5 metros mais longa e pode acomodar até 21 toneladas de carga paga.

C-130 da Nova Zelândia
C-130 da Nova Zelândia (NZAirForce)

Os novos aviões de transporte da RNZAF operarão no Esquadrão Número 40 cujos tripualntes passaram por treinamento e certificação com US Air Force 19th Airlift Wing, no Havaí.

Embraer KC-390 foi avaliado em 2016

“Foram necessários dois dias para que 14 pintores aplicassem 238 litros de tinta na aeronave de 11,85 metros de altura, utilizando escadas e andaimes. As marcações da Força Aérea Real da Nova Zelândia serão aplicadas nos próximos meses, incluindo o roundel RNZAF Kiwi e a bússola do marinheiro do Esquadrão Número 40”, disse Andrew Rooney, líder da equipe de projeto no Ministério da Defesa.

De acordo com o governo neozelandês, os C-130J serão usados em assistência humanitária e operações de socorro em desastres, e no transporte de pessoal e equipamento tanto na Nova Zelândia como no exterior.

KC-390
O KC-390 chegou a ser estudado mas em 2016 quando o programa estava no início (MDRC)

A opção pelo C-130J foi anunciada há quase quatro anos após a força aérea neozelandesa avaliar também o KC-390 Millennium, da Embraer.

A consulta, no entanto, ocorreu em 2016, quando o programa ainda estava no seu início. Na época, a Embraer também foi solicitada a apresentar uma proposta para uma versão de patrulha marítma dos jatos comerciais E2. A Nova Zelândia acabou adquirindo o P-8A Poseidon, da Boeing.

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