Primeiro caça Gripen nacional será entregue em novembro, prevê Comandante da FAB

Brigadeiro Marcelo Damasceno fez previsão em evento em São Paulo na segunda-feira. Aeronave da Saab está sendo montada nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto desde 2023

Um dos caças Gripen E entregues pela Saab ao Brasil
Um dos caças Gripen E entregues pela Saab ao Brasil (Lucas Barcat)

A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá seu primeiro caça F-39E Gripen montado no Brasil em novembro, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, na segunda-feira, 5.

A declaração foi feita durante um almoço com empresários no Hotel W, em São Paulo, organizado pelo ex-governador do estado João Doria.

“Nós inauguramos em maio de 2023 a primeira linha de montagem de um avião supersônico no hemisfério sul e na América Latina e neste ano receberemos em novembro o primeiro avião supersônico produzido em nosso país”, afirmou Damasceno durante breve discurso.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Um dos 15 caças Gripen que estão sendo montados no Brasil
Um dos 15 caças Gripen que estão sendo montados no Brasil (Saab)

A primeira aeronave da Saab é montada na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, mesmo local onde são produzidos os aviões multimissão KC-390 Millennium.

A FAB adquiriu 36 caças Gripen E/F e 15 desses aviões serão montados no Brasil como parte do acordo de transferência de tecnologia acertado com a Suécia.

Parte do fornecimento de estruturas e equipamentos é feita em território nacional, incluindo uma subsidiária da própria Saab.

Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da FAB (Lide)
Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da FAB (Lide)

Até o momento foram entregues oito F-39E, todos fabricados na Europa e que foram enviados ao Brasil por navio. As aeronaves estão sediadas na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

O Brasil também é até aqui o único cliente do Gripen F, versão de dois assentos do jato supersônico, e que ainda não teve nenhuma unidade concluída.

A linha de montagem brasileira pode receber uma nova tarefa caso a Colômbia assine contrato com a Saab para encomendar o Gripen. Entende-se que a empresa sueca possa aproveitar as instalações para apoiar a produção dos caças colombianos.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *