Primeiro caça KF-21 de produção em série está na reta final

Aeronave da Korean Aircraft Industries será fornecida para a Força Aérea da República da Coreia e é considerada de geração 4.5

O caça KF-21 Boramae
O caça KF-21 Boramae (KAI)

A Administração de Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul anunciou o início da fase final de montagem do primeiro caça KF-21 Boramae de produção em série nas instalações da Korean Aerospace Industries (KAI) em Sichuan, nesta terça-feira, 20.

O programa de desenvolvimento do caça sul-coreano de geração 4.5 tem avançado a passos largos nos últimos anos. Após o voo inaugural em julho de 2022, outros cinco protótipos se juntaram ao programa de testes.

Em julho do ano passado, a KAI deu início à produção em série do primeiro lote de 20 caças KF-21 para a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF).

Segundo a DAPA, o primeiro caça passou pela montagem de peças menoress, produção de componentes principais então a união da fuselagem anterior e posterior.

Caça KF-21 em produção na Coreia do Sul (DAPA)

Agora, a aeronave entrou na fase de montagem final, com a junção de asas, estabilizadores e instalação de vários equipamentos como aviônicos, motores, trem de pouso, entre outros.

O primeiro KF-21 Boramae de produção em série, chamado de  “Yangshan 1”, será entregue à Força Aérea no segundo semestre de 2026.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A DAPA também sinalizou que o início das entregas do caça pode ajudar a viabilizar os primeiros contratos de exportação. A KAI tem oferecido o KF-21 para países como Emirados Árabes Unidos e Peru.

Posts Similares