Primeiro “caça robô” da Força Aérea dos EUA inicia testes no solo

Aeronave YFQ-44A, da Anduril, é um dos dois jatos não tripulados avaliados pela USAF para o programa CCA
O YFQ-44A, da Anduril, na área de testes na Califórnia
O YFQ-44A, da Anduril, na área de testes na Califórnia (USAF)

A Força Aérea dos EUA (USAF) iniciou os testes em solo do YFQ-44A, um dos dois caças não tripulados selecionados para o programa de de Aeronave de Combate Colaborativa (CCA em inglês).

Aeronave da fabricante Anduril está em uma câmara de testes em Costa Mesa, na Califórnia, e será usada para avaliações focadas em sistemas de propulsão, aviônicos, integração de autonomia e interfaces de controle em solo.

Segundo a Força Aéreas, esses testes validarão o desempenho, informarão futuras decisões de projeto e prepararão os sistemas para testes de voo ainda este ano.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Além do YFQ-44A, a USAF também selecionou o YFQ-42A, da General Atomics, que deverá passar pelos mesmos testes em breve.

a Força Aérea dos EUA quer conferir as capacidades do drones de combate antes do primeiro voo (USAF)

“O início dos testes em solo é um marco fundamental para o programa Incremento 1 do CCA”, disse o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General David W. Allvin. “Esta fase preenche a lacuna entre o projeto e o voo, reduzindo os riscos de integração, aumentando a confiança e estabelecendo as bases para um primeiro voo bem-sucedido e, posteriormente, o envio ao combatente.”

Unidade de Prontidão de Aeronaves

O CCA é considerado uma mudança histórica na Força Aérea dos EUA, que passará a utilizar aeronaves não tripuladas de combate para missões mais arriscadas e também de apoio a caças tripulados.

A USAF acredita que o CCA ampliará o alcance operacional, aumentará a capacidade de sobrevivência e aumentará a letalidade em ambientes contestados.

O programa tem ganhado escala à medida que esse ativo parece ser cada vez mais imprescindível no teatro de guerra.

No alto o YFQ-44A e à frente o YFQ-42A (USAF)

O Departamento da Força Aérea, responsável pelos testes, escolheu a Base Aérea de Beale, Califórnia, como local preferencial para sediar uma Unidade de Prontidão de Aeronaves (ARU em inglês) do CCA.

A missão da ARU é fornecer aeronaves de combate prontas para operações em todo o mundo a qualquer momento. “Os CCA são semiautônomos por natureza, portanto, a ARU não precisará realizar um número significativo de missões diárias para manter a prontidão,” disse o departamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Pegasus V3 P-400T é uma evolução do PE-210A (Oaxaca)

Esta aeronave que parece um caça é 100% mexicana

Related Posts