Primeiros Gripen operacionais da FAB chegam à Base de Anápolis

Base aérea em Goiás é a casa do Esquadrão Jaguar, que será o primeiro grupo de caça da FAB a contar com o novo F-39E Gripen
Os Gripen FAB 4103 e FAB 4104 chegaram nesta semana à Base Aérea de Anápolis (Divulgação)

Os dois primeiros caças F-39E Gripen operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) já estão em “casa”. As aeronaves pousaram nessa terça-feira (29) na Base Aérea de Anápolis (GO), onde fica lotado o 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, que será a primeira unidade da FAB a contar com os novos jatos de combate fabricados pela Saab. A informação foi antecipada pelo site Poder Aéreo.

Os Gripen enviados para Anápolis são os modelos com registros FAB 4103 e FAB 4104. Os caças, oriundos da Suécia, chegaram ao Brasil de navio em setembro, pelo porto de Navegantes (SC). Em seguida, a dupla seguiu voando para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde são realizados os testes de certificação e aceitação das aeronaves pela FAB.

Conforme apurou o AIRWAY, em dezembro será realizado uma cerimônia na Base Aérea de Anápolis para celebrar o recebimento dos primeiros Gripen operacionais.

A FAB tem encomendado 40 exemplares do caça da Saab, sendo que parte desse montante será produzido no Brasil pela Embraer no contexto do programa de transferência de tecnologia do avião sueco para a indústria brasileira.

Gripen E obtém certificação militar

Em tempo, nesta quarta-feira (30) a Saab confirmou a obtenção do Certificado de Tipo Militar (MTC, na sigla em inglês) para o Gripen E. O projeto agora segue focado no desenvolvimento e testes de novas funcionalidades para a aeronave, de acordo com o fabricante.

Caças Gripen com indicativos da FAB e da força aérea sueca, até o momento os únicos clientes do novo caça (Divulgação)

A certificação MRTC comprova que o novo caça atendeu todos os requisitos de aeronavegabilidade e segurança estabelecidos pela Inspetoria de Segurança da Aviação Militar Sueca (FLYGI) e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) no Brasil, que trabalharam em parceria na homologação do caça.

“O fato de agora termos alcançado este importante marco, não é apenas um passo histórico na história da aviação, é também, acima de tudo, um passo significativo para nossos clientes. Este é o resultado de um grande esforço de equipe que requer conhecimento, competência e perseverança para se obter. Projetar uma aeronave de caça é o melhor esporte de equipe que há”, disse Johan Segertoft, Chefe do Gripen Design.

Total
0
Shares
3 comments
  1. Se estes caças são o 4103 e o 4103 (escreveram errado), o que houve com o 4101 e com o 4102? lembrando que o protótipo (não operacional) era o 4100 … Não foram recebidos ainda? estão com problemas de fabricação?

Comments are closed.

Previous Post

Airbus revela motor movido a hidrogênio que será testado no A380

Next Post

Boeing reconhece problema com motor do 777X dois meses após suspender voos

Related Posts
Total
0
Share