Protótipo do helicóptero Raider X é revelado pela Sikorsky em vídeo

Aeronave de rotores coaxiais e propulsão pusher disputará encomenda do Exército dos EUA junto com o Bell 360 Invictus no programa FARA
O Raider X, concorrente da Sikorsky no programa FARA, do Exército dos EUA (LM)

A Sikorsky revelou imagens do protótipo do helicóptero avançado Raider X, que participa do programa FARA (Future Attack Reconnaissance Aircraft) do Exército dos EUA.

Um vídeo divulgado pela Lockheed Martin, controlada da fabricante, mostra o Raider X sendo levado para uma área externa de suas instalações até uma pista.

Não há cenas internas, mas o helicóptero mostra seus compartimentos laterais de armas e sensores abertos.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A aeronave foi concebida com um revolucionário sistema de propulsão e sustentação, formado por rotores coaxiais avançadas e propulsão pusher, batizado de X2.

A configuração promete velocidades elevadas de cerca de 205 nós (380 km/h) e dimensões compactas. Os assentos são dispostos lado a lado, ao contrário do seu concorrente, o Bell 360 Invictus, que parte de uma fórmula convencional, com rotor principal e de cauda alé mde assentos em tandem.

Aeronave deverá voar pela primeira vez em 2024 (LM)

Helicóptero de escolta e reconhecimento

O programa FARA pretende substituir com bastante atraso os helicópteros OH-58 no papel de aeronave de escolta e reconhecimento. Com a aposentadoria dos Kiowa, a tarefa tem sido assumida pelos AH-64 Apache, que não foram pensados para esse fim.

A Sikorsky ainda aguarda a conclusão do desenvolvimento do motor GE T901 para preparar seu voo inaugural, que deverá ocorrer em 2024. É quando terá início a fase de avaliação em voo junto do Invictus.

O Raider X se beneficiou do desenvolvimento do conceito S-97, que usa a mesma tecnologia. No entanto, a Sikorsky vem de uma dolorosa derrota para a Bell em outra concorrência do Exército dos EUA, a FLRAA (Future Long-Range Assault Aircraft).

A Sikorsky oferecia o Defiant X para ser o substituto do UH-60 Black Hawk, mas o Exército considerou a aeronave “inaceitável” por conta de aspectos de engenharia e desenvolvimento.

O vencedor foi o V-280 Valor, uma aeronave tilt-rotor desenvolvida com os aprendizados obtidos com o pioneiro V-22 Osprey.

Total
0
Shares
Previous Post

Buscando chance para o KC-390, Embraer está presente no evento ADEX 2023 na Coreia do Sul

Next Post

Textron lança o jato executivo Cessna Citation CJ3 Gen2

Related Posts
Total
0
Share