Qatar Airways não descarta nova encomenda de jatos Airbus mesmo após megacontrato com Boeing

Companhia aérea busca reforçar frota widebody com negociações paralelas junto às duas principais fabricantes

Voo da Qatar Airways de Doha, no Catar, até Auckland, na Nova Zelândia, será operado em jatos A350-1000 (Airbus)

A Qatar Airways surpreendeu o setor ao afirmar que não descarta uma nova encomenda de aeronaves da Airbus, mesmo após ter anunciado dias atrás um dos maiores contratos da história com a Boeing, envolvendo até 210 aviões de fuselagem larga.

Segundo o CEO da companhia, Badr Mohammed Al-Meer, estão em curso negociações paralelas com Airbus e Boeing para avaliar novas aquisições voltadas à renovação e expansão da frota de longo curso da empresa.

A declaração acontece após a Qatar Airways confirmar em 15 de maio a assinatura de um acordo com a Boeing avaliado em US$ 96 bilhões, que prevê a entrega de até 130 jatos 787 Dreamliner, 30 unidades do 777X, além de 50 opções adicionais.

O anúncio foi feito durante a visita do presidente norte-americano Donald Trump ao Oriente Médio e representou o maior pedido de jatos widebody da história da Boeing.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

A Qatar fechou pedido de 210 widebodies da Boeing (Boeing)

Reaproximação com a Airbus

Mesmo com o contrato bilionário com a Boeing, a Qatar Airways sinaliza que está aberta a retomar e ampliar suas relações com a Airbus. As duas empresas superaram recentemente um impasse judicial envolvendo problemas na pintura de aeronaves A350, o que havia resultado em cancelamentos e suspensão de entregas.

Desde então, a Airbus retomou as entregas à companhia do Golfo, com algumas aeronaves entregues antes do prazo previsto, indicando um novo momento na relação entre fabricante e cliente.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Com o objetivo de transportar 80 milhões de passageiros por ano nos próximos cinco a seis anos — contra os 50 milhões atuais —, a Qatar Airways aposta em uma renovação robusta de frota widebody para manter a excelência no serviço e expandir suas operações globais.

Uma nova decisão sobre compras adicionais pode ser anunciada durante o Farnborough Air Show, no Reino Unido, previsto para julho de 2025.

Posts Similares