‘Rainha’ dos helicópteros, Sikorsky lança aeronave híbrida-elétrica de decolagem e pouso vertical

Fabricante que é parte do grupo Lockheed Martin desvendou pretende testar um demonstrador com configuração de asas basculantes
O HEX, modelo de decolagem e pouso vertical híbrido-elétrico (Sikorsky)

Uma das mais tradicionais fabricante de helicópteros do mundo, a Sikorsky finalmente revelou seus planos para lançar aeronaves VTOL (Decolagem e Pouso Vertical) sustentáveis.

A companhia que pertence à Lockheed Martin apresentou nesta terça-feira (27) na Heli Expo como pretende construir e testar um demonstrador do tipo que terá propulsão híbrido-elétrica e asas basculantes com motores.

Segundo a empresa, o projeto é o primeiro de uma série de grandes aeronaves VTOL, indo de helicópteros tradicionais a modelos com com asas.

Elas usarão sistemas de propulsão eletrificados em diversas escalas, além de oferecem a capacidade de voo autonômo opcional.

“Nunca paramos de inovar na Sikorsky”, garantiu o presidente da empresa, Paul Lemmo. “A autonomia e a eletrificação trarão mudanças transformacionais na segurança de voo e na eficiência operacional de grandes aeronaves VTOL. Nosso programa de demonstração HEX fornecerá informações valiosas à medida que olhamos para uma futura família de aeronaves construídas em escala e configurações preferidas relevantes para clientes comerciais e militares.”

A Sikorsky afirmou que o conceito de VTOL será aplicado a outras aeronaves (Sikorksy)

Modelo HEX

O trabalho está a cargo da Sikorsky Innovations, divisão responsável por desenvolver seus conceitos. Ela está finalizando projetos de uma plataforma de testes que usa um motor elétrico de 600 kW em parceria com a GE Aerospace.

Chamada de HEX, a aeronave deverá ter um peso máximo de decolagem de 4.800 kg e um alcance superior a 926 km.

A ilustração do VTOL mostra uma aeronave com cauda em T e motores e hélices de grande diâmetro instaladas nos centros das asas, que giram para cima na decolagem e pouso.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

É um conceito que lembra o avião experimental Hiller X-18, do começo dos anos 60, mas que usava motores turboélices conjugados com turbojatos.

Hiller X-18
Hiller X-18

Outra imagem de divulgação apresenta inclui um modelo com a mesma configuração, porém, de dimensões maiores  e com quatro hélices. Há por fim um helicóptero convencional com porte parecido com um S-76.

A Sikorsky não revelou a capacidade de passageiros nem quando imagina que as novas aeronaves sustentáveis poderão chegar ao mercado.

Protótipos em pequena escala, no entanto, já realizaram voos para comprovar o conceito, reconheceu a empresa.

Total
0
Shares
Previous Post

Gol obtém mais 30 dias de prazo para negociar leasing dos seus Boeing 737

Next Post
Boeing 737 MAX 9

Autoridade de aviação dos EUA dá 90 dias para Boeing resolver problemas sistêmicos de qualidade

Related Posts
Total
0
Share