Rival da Embraer, jato da Mitsubishi faz primeiro teste

Aeronave regional MRJ realizou seu primeiro taxiamento em aeroporto no Japão
Mitsubishi MRJ realiza primeiro teste de táxi
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Mitsubishi MRJ realiza primeiro teste de táxi
Mitsubishi MRJ realiza primeiro teste de táxi

Líder nas vendas de aviões regionais no mundo, a Embraer tem apenas um concorrente de peso, a Bombardier. Mas essa fase deve acabar em breve com a chegada de novos rivais. Um deles concluiu nessa segunda-feira (8) o primeiro teste dinâmico com seu protótipo. Estamos falando do MRJ, um jato regional desenvolvido pela Mitsubishi.

O primeiro protótipo do MRJ, que havia sido apresentando em outubro do ano passado, realizou testes de taxiamento no Aeroporto de Nagoya, o que incluiu aceleração e frenagens além de avaliação de controle de direção da aeronave (veja o vídeo abaixo).

O jato deverá realizar seu primeiro voo entre setembro e outubro e a Mitsubishi já tem uma carteira recheada de clientes – segundo a fabricante, são 407 pedidos, sendo 223 firmes.

Família regional

O MRJ tem semelhanças expressivas com a família de jatos da Embraer. Ele possui versões de 70 a 90 assentos, configuração bimotor (turbinas Pratt&Whtiney) com asa baixa e empenagem convencional. São fileiras de 4 assentos como nos aviões brasileiros e duas versões sugeridas, com 78 lugares (MRJ70) e 92 lugares (MRJ90), ambos com pitch entre as poltronas de 29 polegadas. A largura interna da cabine tem 2,76 m, ou seja, apenas 2 cm maior que a dos jatos da Embraer.

A Mitsubishi, apesar de ter uma carreira mais discreta na aviação nos últimos anos, possui uma história longa no setor. Se a MAC (Mitsubishi Aircraft Corporation) possui apenas sete anos, a ligação com a aviação vem desde a década de 1920 e sua maior contribuição foi o caça A6M Zero, considerado um dos melhores aviões do tipo na Segunda Guerra.

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Primeiro táxi do Mitsubishi MRJ, o rival do Embraer 190

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  1. A julgar pela fase de desenvolvimento, o MRJ ainda tem uma estrada longa de testes e protocolos de certificações. A julgar pelo fato do Japão não ter matérias primas, não fabricar motores, não fabricar aniônicos, ter uma indústria de transformação e mão de obra cara, não sei onde os japoneses irão adquirir este marketing share de um projeto principiante, em meio a projetos sólidos como da Embraer (o melhor da categoria) e Bombardier (avião avançado e caro), ao menos que sua engenharia tenha revolucionado o setor com esse avião. Projetos mais competitivos em termos de custo já estão em gestão avançada pela Rússia e a China (esta sim) projeto seu avião regional.

  2. Obviamente, que a chegada de um novo player em um mercado tão polarizado, tende a aumentar a sua competitividade. A qualidade dos produtos tende a crescer e a oferta aos clientes melhorar. Porém, este é o caso de um produto de alto valor agregado, que não vai gerar retorno substancial ao fabricante rapidamente, por mais que seja aceito pelos clientes. Mudar uma filosofia de trabalho para algo totalmente novo gerará um alto custo e investimento aos potenciais compradores, de forma que estes preferirão manter-se fiéis aos produtos já utilizados, como os jatos Embraer ou Bombardier, que já alcançaram a maturação de seus produtos. No caso da Bombardier, com a CSeries, o mercado sinalizou com bons olhos a fabricação dessas aeronaves, mas ainda sim, a preferencia permanece maior pelos jatos da Embraer. Acredito que a Mitsubishi disputará mercado com a Sukhoi, com o Superjet 100 e também os jatos produzidos na China, como o Comac ARJ 21.

  3. É um pássaro??? É um avião??? Não!!! É UMA CÓPIA DOS MODELOS DA EMBRAER!!! No mundo da aviação, como em qualquer outro, nada se cria, tudo se copia.

  4. A Reportagem da TAM dizendo que quer retomar os voos regionais, seria até ótimo ter no mínimo 3 para fazer uma bela e saudável concorrência , até porque no Estado de SPaulo, a AZUL está nadando de braçada, porem, ainda fica a desejar, não existe um preço de passagem que seja fixo.

    Essas Cia aéreas, deveriam copias o sistema das empresas de Ônibus estabelecendo para cada rota, valores fixos, ter avião direto e o tipo leiteiro, porem com valores que sejam acessível para todos poderem viajar.
    As vezes os valores cobrado de ida e volta num percurso de 500 km, acaba sendo até 8 vezes o valor do Ônibus.

  5. A mais ou menos 10 anos eu vi um avião da Mitsubishi pertencente ao cantor e tive o privilegio e entrar na aeronave fiquei apaixonado pela maquina um jato para uso desta magnifica empresa que eu sou fã tenho até um carro da Mitsubishi.

  6. Ô Nino, por acaso, a Embraer fabrica seus motores? pelo que se sabe até as asas dos aviões, fabricados pela Embraer são importadas, sistemas elétricos, pneus e etc. A Embraer apenas monta os aviões e ponto!

  7. Os japoneses fazem com qualidade, se tiverem preços competitivos terão a preferência, mais pela qualidade.

  8. os comentários acima foram bem técnicos e alguns com visão de teoria econômica, mas esqueceram de visão ideológica política que está implícita nesse tipo de mercado, pois envolve alta tecnologia e isso os países ricos tem facilidade de desenvolver. Não duvido que daqui alguns anos essa aeronave esteja tirando mercado da Embraer, que é uma perda para nós brasileiro.

  9. A Embraer pode por as barbas de molho, os japoneses, onde quer que entrem, são bem melhores que os concorrentes. Basta ver o mercado de veículos antes e depois dos japas entrarem com suas tecnologias, cadê os carros Ford, GM, sumiram, perdem feio para os japoneses: honda e toyota dominaram. Vai ser assim também no mercado de aeronaves? Provavelmente.

  10. Antônio, mala não desembarcou não! Mas existem rumores que a Embraer luta para não perder seus engenheiros para a Bombardier. O pacote de benefícios é interessantíssimo, além de poder viver no Canadá, um pais de primeiro mundo de fato!

  11. Não entendo nada de aviação, mas desejo todo o sucesso para a Mitsubishi. Quanto a EMBRAER, não sou sócio, não sou funcionário, não sou consumidor e pra mim tanto faz.

  12. Como foi noticiado e há muito tempo documentado, a mitsubishi tem ligações com a aviação desde 1920, inclusive produzindo um dos melhores aviões de guerra de todos os tempos que foi o caça “zero”.

    A embraer fabrica a aviônica ? fabrica os motores ? Todas as peças de alta tecnologia ?

    Ou apenas monta todos os componentes fabricados por terceiros de forma eficiente resultando num bom avião ?

    Sendo assim, ninguém deveria menosprezar o potencial da industria japonesa.

  13. Aí NINO

    Eles fabricam tudo isso que vc falou. Sob licença de empresas americanas e européias e projetos próprios. Bem mais que aqui.

    Os japoneses são otimos tecnicamente.

    Mas não acredito que vão destronar a Embraer. Mas que é mais um fazendo onda na banheira, isso é.

    Mas é aonde há concorrência que se prova que se é bom. Eu aposto minhas fichas na Embraer.

  14. O campo da avião tanto no cenário nacional quanto internacional tende a crescer. Acredito que foi nesse intuito que a Mitsubishi acredita que possa entrar/ abocanhar.

  15. NINO, que estória mais mal contada é essa sua que a Embraer luta para não perder seus engenheiros para a Bombardier. A Bombardier Aerospace atravessa a mais grave crise financeira de sua história, tendo demitido 2.800 técnicos e engenheiros somente esse ano. Eles deram um passo maior que a perna poderia alcançar e fizeram diversos lançamentos nos últimos anos que não decolaram. Os C-séries até recentemente não haviam conquistado uma mísera encomenda no modelo CS 300 e o CS 100 se arrasta vendendo muito abaixo do eles projetaram. Além disso, eles demitiram toda a diretoria de vendas na parte aeroespacial. Eles estão em uma crise sem precedentes de encomendas há mais de 2 anos.

  16. Entre um Embraer e um Mitsubishi qualquer um que conhece os brasileiros e os japoneses em qualquer campo de trabalho, vai optar pelos japoneses.
    Até o logo dos três diamantes, já impressiona.
    Não foi outra marca, que na 2ª guerra mundial, construiu os melhores “Zeros” que os aliados tanto temiam.

  17. O MRJ tem uma longa estrada pela frente. A Mitsubishi não tem o know-how para produzir uma aeronave desse porte. Tanto que esse projeto já sofreu sucessivos atrasos e problemas técnicos e era para estar na fase de certificação e voando. Eles não conseguiram nem aprontar o segundo protótipo e essa saída do hangar para dar uma volta do lado de fora tem mais de aspecto comercial, do que propriamente técnico. Eles tem que mostrar algo em Le-Bourget daqui uns dias, pelo menos o avião taxiando. Ninguém apresenta avião taxiando…ou apresenta saindo do hangar como projeto novo ou fazendo o vôo inaugural. Quero ver o maiden flight dele…aí sim vou dizer que eles tem um avião. Por enquanto é apenas um carro com asas, rodando com sua própria força.

  18. A Embraer não precisa se preocupar com essa aeronave. Evidente que o MRJ vai vender, mas quando ele começar a ser entregue, a família E2 da Embraer já vai estar sendo certificada e entregue também.

  19. @Joao Carlos

    E pelo Jeito, nem Brasileiro é!

    Só porque não consome algo produzido em seu país, não significa que não seja estratégicamente importante que ele exista.
    Pensamento de criança de 10 anos…

    Haters gonna hate!

  20. O mundo precisa realmente de mais fabricantes não só de aeronaves mas de tudo. Isso é bom para todos principalmente o consumidor final e quanto a Embraer ela vai ser sempre a Embraer uma das melhores do mundo e as que estão chegando tem que ganhar das melhores senão fecha as portas. A lei do comércio é e sempre será essa, QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO SE ESTABELEÇA.

  21. quanto aos comentários acima são fracos e sem base no que escrevem,afinal a EMBRAER,é uma Empresa sólida segura e com bons profissionais,dificilmente a Mitsubishi, irá quebrar ou tirar a estabilidade de uma EMBRAER,sòmente uns comentários fracos e sem conhecimento da área da aviação,talvez os comentários cima,são pessoas que nunca viajaram de TECO-TECO,o que comentários fracos sem noção do que escrevem,talvez tenham viajado se é que viajaram da aviação cometa,a EMBRAER tem um sólido mercado no meio aeronáutico,produto AAA,no entanto ,é so governo não se intrometer que ela irá as alturas, sucessos e solidez.

  22. Vocês viram o jatinho da HONDA? Achei meio feinho… principalmente a junção das turbinas com a asa.

  23. A Mitsubishi possui um dos maiores conglomerados do mundo que atua em diversos segmentos – Indústria automobilística, mineração, telecomunicação, serviços financeiros, seguradora, eletrônico, estaleiro, petróleo, gás, construtora e aviação. Foi fundada em 1870 e possui mais de 350.000 funcionários. A indústria aeronáutica remonta antes da 2ª guerra mundial, onde o avião monomotor A6M Zero foi um dos mais famoso. Acredito que a Mitsubishi vai ser um grande competidor.

  24. Senhores,
    A linha EJets possuem quase 1.500 unidades fabricadas , com quase o mesmo número em opções e pedidos firmes ainda a serem fabricados, incluindo o E2. São mais de dez anos operando em diversos países do mundo com mais de 10 milhões de horas de voo. O mercado de aviação não é igual a comprar um carro na concessionária. Confiança, cadeia logística e custos operacionais são critérios importantíssimos. Os Japoneses estão entrando no mercado agora, por conseguinte, terão que trabalhar por décadas para consolidar o seu produto.

  25. A concorrência quando exercida estritamente dentro das normas e preceitos que regulam o setor sempre é positiva. O problema é que nem sempre a coisa funciona desta maneira (vale lembrar as demandas contra a Bombardier na Câmara Internacional de Comércio), isso sem falar no custo Brasil e em todas as dificuldades que é ser uma empresa de altíssima tecnologia, líder do setor, em um país terceiro mundista liderado por um governo ineficiente e que em pleno século 21, pós decadência absoluta dos dogmas de administração comunistas em todo o mundo, ainda insiste em manter-se fiel ao pensamento gramciliano.

  26. Apenas para constar.
    Caro José, NENHUMA industria aeronautica do mundo fabrica os motores que seus aviões usam, nem sistemas elétricos, pneus, etc… para seu conhecimento, não faz parte do negócio aeronautico desenvolver esses componentes. É pura falta de conhecimento fazer esses comentário.
    Outro comentário importante é que as asas de todos os aviões da EMBRAER são projetadas e fabricadas pela EMBRAER, em suas plantas no Brasil e em Portugal.
    Procure maiores informações antes de expressar sua opinião.
    Visite a Embraer, um orgulho para todos os Brasileiros.

  27. Os japoneses pode não ter este monte de coisas que falaram nos comentários anteriores, mas de uma coisa podem estar certos, eles não entram num jogo para brincar.
    Os americanos devem ter ironizados e feito os mesmos comentários quando os japoneses começaram a fabricar automóveis, e olha só onde eles estão agora.
    Falaram até na questão da mão de obra mais cara no Japão, mas se esquecem que aqui no Brasil as empresas pagam os impostos mais caros do mundo, isto sem falar que na Embraer os funcionários são muito bem remunerados.
    A Embraer que não abra os olhos para ver o que acontece.

  28. pelos comentários acima de brasileiros que não entendem nada de aviação, são uns pessimistas, só sabem vir com negativismo para o Brasil, não são brasileiros, por que não se mandam para outros países, pela ignorância vão ser apenas lavadores de pratos e varredores de ruas. Quanto ao avião da Mitsubshi pode sem bom mas não chegará a ponto de competir com os produtos da Embraer, esta sim tem aviões voando em cias. do mundo inteiro, e só o meda do Lula optou por um Airbus A320 quanto tem diversos chefes de estados optando pelos jatos da Embraer e se o mané do Lula pensa assim quanto mais a ralésinha pessimista.

  29. ,,, Alguém viu algo de excepcional nesse jato da Mistu…? …Apenas um avião tiaxiando, lentamente

  30. Caramba! Ctrl+C e Ctrl+V no E-jet da Embraer!
    Talvez a Mtsubishi esteja tentando pegar um mercado q a Embraer não consegue alcançar.

  31. Fiquei impressionado com a arrogância ou ignorância no assunto do NINO em seu comentário das 12:55 pm. A Embraer importa simplesmente tudo, desde rebites para montagem de fuselagem, tintas para pinturas que resistam a variações térmicas de -70ºC a +50ºC, fios e cabos elétricos, pneumáticos e outras coisas básicas. A propósito ao visitar o site da Embraer num curto passado até a decoração interna era “powered by BMW”. Nino faça comentários construtivos e não conversa de “buteco”. Aos que afirmaram o avião da Mitsubishi ser clone da Embraer, o mesmo podemos dizer dos produtos dela que clonaram os aviões americanos e europeus.

  32. Embraer deve ser apreciada por ser uma otima empresa brasileira, que gera emprego e servicos de alta qualidade e tecnologia para os brasileiros, esta tambem expandindo para a area de defesa, que com certeza vai gerar muito mais know-how em varias areas. Comcorrencia sempre vai ter e faz com que a empresa sempre esteje atualizada em seus negocios. Vale lembrar que sem a Embraer nos brasileiros estariamos sem os empregos e know-how gerado por ela, e importando avioes de outros paises assim como tambem perdendo emprego, e nao podendo passar para a proxima geracao o aprendizado dessa compania. Vamos lutar por nossas empresas.

  33. Nem tudo que a mitsubish fabrica é bom. Recentemente adquiri uma TR4, o carrinho até impressiona, mas é desconfortável, beberrão e com painel ultrapassado.
    Fiquei 1 mês com ele e passei pra frente, Deus me livre !

  34. Embraer deve ser apreciada por ser uma otima empresa brasileira, que gera emprego e servicos de alta qualidade e tecnologia para os brasileiros, esta tambem expandindo para a area de defesa, que com certeza vai gerar muito mais know-how em varias areas. Comcorrencia sempre vai ter e faz com que a empresa sempre esteje atualizada em seus negocios. Vale lembrar que sem a Embraer nos brasileiros estariamos sem os empregos e know-how gerado por ela, e importando avioes de outros paises assim como tambem perdendo emprego, e nao podendo passar para a proxima geracao o aprendizado dessa compania. Vamos lutar por nossas empresas nacionais, ao inves de ter que engoliar produtos de outros paises quando podemos fazer em nosso Pais.

  35. Interessante é q a Mitsubish faz tudo. TV, som, DVD, carro, avião. O q aparecer eles abraçam…. Clínica Geral….. kkkkk

  36. srs,

    A EMBRAER, é uma realidade, além de seus produtos, uma empresa acima da média em desenvolvimento tecnológico no Brasil, e seus comandantes, estejam certos, irão estar sempre de olho no futuro em relação aos seus concorrentes no plano mercadológico, aliás nesse quesito a EMBRAER da um banho na concorrência.

  37. Sobre ser cópia ou não: “Nossa estratégia é simples: Copiar para criar. Criar para competir. Competir para vencer. Já estamos na segunda fase.” Takeo Fukuda, primeiro ministro do Japão, Abril de 1968 (repetindo: mil novecentos e SESSENTA E OITO).
    E sobre o TR4: mera estratégia mercadológica: projeto velho que vende. Nada diferente do que as outras montadoras fazem por terras tupiniquins. E foi tão embaraçoso para a Mit mantê-lo, que a ordem veio da matriz: fecha o caixão em 2015.

  38. Como já disse anteriormente em outro tópico. O avião japonês não é uma cópia do avião da Embraer. Requerimentos semelhantes geram aeronaves semelhantes. Ninguém diz que um A-320 é uma cópia do 737.

    Outro ponto da discussão não é se a Embraer fabrica ou não motores etc. O ponto central é que o BRASIL não fabrica componentes sensíveis para a sua indústria aeronáutica. PONTO.

    É até bem mais básico. Se num cenário hipotético, se quiserem impor um embargo contra aeronaves militares de fabricação brasileira contra o Brasil basta vetar a exportação de pneus e óleos lubrificantes que a frota vai para o chão da noite para o dia. Eles podem vender todo o restante mas se embargarem estes dois simples produtos, a FAB não decola.

  39. Na verdade a mitsubish estava fazendo as asas do Av 170 da Embraer em GPX, aprenderam a fazer, foram embora e levaram a tecnologia, o resto foi fácil e aí está para quem duvidava

  40. Na minha opiniao a embraer eh uma empresa eliticista em que a maioria dos engenheiros odeiam o governo mas depende dele para financiar todos seus produtos.

  41. Na minha opiniao a embraer eh uma empresa eliticista em que a maioria dos engenheiros odeiam o governo mas depende dele para financiar todos seus produtos.
    U

  42. Pedro

    A Embraer (privatizada) junto com a Vale(privatizada) e o agronegócio(inimigo da turma no poder) são aqueles que tem segurado a balança comercial (até quando????).

  43. Quem disse que é só Chinês que é bom em “clonar”. Minha primeira impressão olhando a foto sem se ater em detalhes, pensei que fosse um Embraer.

  44. A Mitsubishi fornece sistemas de automação que usam uma multidão de robôs state-of-the-art e outros processos que utilizam inteligência artificial para cortar custos e melhorar a qualidade para gigantes da tecnologia como Intel,Boeing.
    Projeta e fabrica o foguete H-II que tem 100% de aproveitamento nos lançamentos e um dos menores custos por tonelada transportada.
    Ao lado de kawasaki,Fuji , TORAY é responsável por 35%
    de fabricação de materiais compostos do 787 Dreamliner como asas,fuselagem central,portas…..

    É… a Mitsubishi é mesmo uma empresa de quinta categoria que precisa “clonar” aviões da embraer !!!

  45. Tem cada “brasileiro” esquisito por aí….. Neste site mesmo tem uns esquisitos que saem falando mal do Brasil e do que é nosso, e tecendo mil elogios ao que é estrangeiro, desejando sucesso, torcendo…. E frequentemente vejo esses “brasileiros” falando mal, por exemplo, de Pelé, Neymar e outros jogadores brasileiros, e falando maravilhas de Maradona, Messi e outros argentinos…. É por isso que esse país não vai pra frente…. Com tantos “brasileiros” como esses, que torcem pelo que é estrangeiro e vivem falando mal e torcendo contra o que é nosso…. Que caiam FORA do Brasil e vão morar no País que adoram….. Deixem o Brasil para os VERDADEIROS brasileiros!…

  46. Se concorrencia for honesta beleza faz parte do jogo, agora se for desonesta todo brasileiro que ama sua patria deveria boycotar produtos mitsubishi…..

  47. A Embraer pagou propina para entrar em alguns mercados. Enfiou o pé na jaca. Está pagando o pato. Ou melhor, os funcionários sofreram os primeiros golpes: demissões em massa.

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