Rússia diz ter primeiros clientes para o caça Sukhoi Su-57. Será?

Jato supersônico dito “invisível aos radares” fez estreia em evento na China na semana passada
Um dos protótipos do Su-57 em Zhuhai
Um dos protótipos do Su-57 em Zhuhai

A Rússia afirmou ter conseguido os primeiros contratos de exportação do Su-57E, caça tido como “furtivo” e desenvolvido pela Sukhoi.

A afirmação foi feita por Alexander Mikheev, CEO da Rosoboronexport, a agência de exportações do governo russo, a jornalistas no Airshow China 2024, em Zhuhai na semana passada.

O Su-57 fez sua primeira aparição internacional na exibição chinesa com um protótipo realizando apresentações em voo e outro em exposição estática.

Primeiro novo caça a entrar em serviço após o colapso da União Soviética, o Su-57 é considerado pela Rússia como “invisível aos radares”, mas vários indícios apontam que a aeronave seria no máximo de geração 4,5.

Dados técnicos do Su-57E
Dados técnicos do Su-57E

Após o voo inaugural em 2010, ainda como o protótipo T-50, o caça da Sukhoi só entrou em serviço em 2022, com a entrega dos primeiros aviões de produção em série.

A UAC, que controla a Sukhoi, tem entregado aeronaves em um ritmo bastante lento, embora não revele até aqui quantos caças produziu de fato.

Poucos países poderiam escolher o Su-57

A Força Aérea da Rússia tem um pedido firme de 76 Su-57, uma quantidade considerada pequena pelas necessidades do país e que fez a UAC buscar clientes externos.

No entanto, as sanções comerciais ao país após a invasão militar à Ucrânia há quase três anos, reduziram grandemente o número de possíveis clientes de aviões russos.

Portanto, os Su-57E, a variante de exportação, só podem encontrar clientes em países próximos a Moscou como a Coreia do Norte, o Irã e a Argélia.

Caça Su-30MKA da Argélia (Armée de L'Air)
Caça Su-30MKA da Argélia (Armée de L’Air)

A nação do norte da África tem sido um operador de várias aeronaves russas como o Sukhoi Su-30 e o MiG-29 enquanto o Irã recebeu há pouco tempo jatos de treinamento Yak-130, além de pleitear caças Su-35 que foram fabricados para o Egito.

A Coreia do Norte, por sua vez, tem uma frota de aviões de combate bastante defasada, que inclui o MiG-21, MiG-23 e MiG-29, além de caças chineses F-5, F-6 e F-7, também derivados de projetos russos.

Pouco antes do conflito com a Ucrânia, a UAC apresentou o Su-75 Checkmate, um caça monomotor de 5ª geração que teria como principal alvo a exportação.

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