Rússia inicia voos de certificação do jato comercial MC-21 ‘russificado’
Aeronave de 211 assentos da Yakovlev recebeu vários equipamentos locais com motores e aviônicos, mas ainda voa com itens ocidentais

A United Aircraft Corporation (UAC) anunciou o início dos voos de testes de certificação com o MC-21-310, o jato comercial de próxima geração russo.
O protótipo quase totalmente ‘russificado’ montado pela Yakovlev realizou o primeiro voo do programa de certificação no aeródromo do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, em Zhukovsky, próximo de Moscou.
Segundo a UAC, o avião permaneceu no ar por 4 horas, e os testes foram realizados em diversas altitudes.
“Na aeronave que iniciou os testes de certificação hoje, restam apenas três sistemas importados: propulsão, freios e geradores. Em breve, uma aeronave totalmente substituída por importados se juntará ao programa, na qual todos os sistemas e unidades serão nacionais. Ela já está na linha de montagem final”, disse Oleg Yevtushenko, Diretor Executivo da Rostec, estatal que controla várias empresas de tecnologia.

Yevtushenko também revelou que há mais de 20 aeronaves em diversos estágios de prontidão nas planta da Yakovlev, a fim de iniciar as entregas em 2026.
A aeronave de testes número 005 (registro (73055) decolou das instalações de Irkustk para Zhukovsky em maio e estava sendo preparada para o processo de certificação.
“O início dos testes de certificação é uma etapa importante do programa de substituição de importações. Para obter um certificado de tipo para o MC-21 totalmente nacional, está prevista a realização de cerca de 220 a 230 voos de teste para garantir 100% da segurança dos nossos futuros passageiros”, disse Vitaly Naryshkin, projetista-chefe do MS-21 em Yakovlev.
O MC-21-310 foi desenvolvido após sanções comerciais do Ocidente barrarem o envio de vários componentes, incluindo os motores Pratt & Whitney GTF, substituídos pelo PD-14, da russa United Engine Corporation (UEC).
