A Coreia do Norte poderá receber lotes de caças MiG-29 e Su-27 da Rússia, afirmou o Almirante Sam Paparo, chefe do Comando Indo-Pacífico dos EUA.
O oficial revelou a informação durante uma conferência no sábado, 7, em que também reconheceu que o governo norte-americano monitorou de perto as forças militares norte-coreanas nos últimos dias em meio aos problemas políticos da Coreia do Sul.
Segundo o Almirante Paparo, o repasse de uma quantidade de aeronaves não estimada seria uma troca pelo envio de 12.000 soldados da Coreia do Norte para o front da Guerra com a Ucrânia.
Além dos caças, Pyongyang poderá receber tecnologia para ter mísseis balísticos capazes de lançar ogivas na reentrada e submarinos.
A Força Aérea do Exército Popular da Coreia opera uma grande frota de caças e jatos de ataque de origem chinesa e russa, mas nenhuma delas é recente.
O caça MiG-29, do qual existiriam 35 aviões, é o mais atual em serviço, em meio a antigos jatos como o Sukhoi Su-7 e MiG-21.
A Coreia do Norte, por outro lado, não opera o Su-27 que, embora menos capaz que os Su-35 russos, seria um acréscimo significativo ao arsenal do país.
Sua vizinha Coreia do Sul possui aeronaves bem mais modernas, como o caça de 5ª geração Lockheed Martin F-35A além de ter iniciado a produção do KF-21 Boramae, aeronave indígena que poderá uma variante furtiva no futuro.
Soldados enviados a uma guerra em que nada tem a ver com proteger o próprio país. Bando de imbecis, deveriam lutar e libertar a nação deste ditador maluco.