Segredos da aviação comercial

Machados e algemas a bordo, comissários “bons de briga”, comandante poderoso… Existem alguns detalhes dos aviões e tripulantes que as companhias preferem não divulgar
Em alguns pontos, as companhias aéreas preferem ser discretas para não causarem pânico... (Airbus)

Companhias aéreas e profissionais aeronautas trabalham para manter as viagens de avião sempre seguras e confortáveis para os passageiros. E isso envolve manter alguns detalhes sobre os aviões e tripulantes em segredo.

O principal objetivo desses segredos “velados” é fazer com que os passageiros não se preocupem durante a viagem de avião e, principalmente, para evitar pânico a bordo da aeronave e também sobre o mercado da aviação comercial.

Não que esses mistérios representem ameaças, seja ao voo ou aos passageiros, mas alguns pontos realmente podem surpreender, principalmente quem é novato em viagens de avião. Já outros detalhes das operações e especialmente o treinamento de comissários são mantidos em sigilo do grande público para manter o “elemento surpresa”, como veremos a seguir:

Comissários “bons de briga”

A função de um comissário de bordo vai muito além de servir refeições aos passageiros e realizar os tradicionais “speeches”. Também chamados de “técnicos de segurança de voo”, esses profissionais passam por diversos treinamentos, que vão desde lições de etiqueta, formas de combater incêndios e, acredite, aulas de artes marciais.

A técnica de defesa pessoal mais praticada por comissários é o Krav Maga. Esse tipo de luta, desenvolvido pelo exército de Israel, envolve técnicas de torções de membros, defesa contra armas de fogo, bastões, facas, agarramentos e golpeamentos. O foco dos golpes nesse estilo é sempre em áreas sensíveis do agressor, como genitais, olhos, mandíbula, garganta e joelhos.

Companhias asiáticas costumam ensinar kung-fu aos seus comissários (Divulgação)
Companhias asiáticas costumam ensinar kung-fu aos seus comissários (Divulgação)

No caso de incidentes com “passageiros indisciplinados”, comissários de bordo podem ser obrigados a usar seus conhecimentos “combativos”. Contida a ameaça a bordo, o passageiro descontrolado pode ser algemado (sim, o avião também leva algemas) e amarrado no assento.

Continua nas próximas páginas:

Total
64
Shares
5 1 vote
Article Rating
60 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Freitas
Paulo Freitas
6 anos atrás

Referente ao parágrafo sobre “água suja”, segue abaixo a regulamentação ANVISA sobre o processo de higienização do sistema de água potável.

ANVISA RDC 2 de Janeiro de 2003

SEÇÃO II
ÁGUA POTÁVEL
Subseção I
Sistema de Abastecimento de Água Potável de Aeronave
Art. 5º Será de responsabilidade da empresa aérea que opere o transporte de passageiros e ou de cargas no território
nacional, bem como do proprietário de aeronave particular, pessoa física ou jurídica, garantir a oferta de água paraconsumo humano, em conformidade com o padrão de potabilidade da água, de acordo com a legislação sanitária
pertinente.
Parágrafo único. Caberá ao comandante de aeronave estrangeira, em trânsito no território nacional, apresentar à
autoridade sanitária em exercício no aeroporto, quando solicitado, o registro dos procedimentos utilizados na
limpeza, desinfecção e controle da potabilidade da água do sistema de reservação.
Art. 6º Será de responsabilidade da empresa aérea nacional manter o sistema de reservação de água da aeronave para
consumo humano, em condições operacionais e higiênico-sanitárias satisfatórias, submeter ao processo de limpeza e
a desinfecção num intervalo máximo de 90 (noventa) dias e dispor a bordo registros de informações referentes aos
dois últimos procedimentos de limpeza e desinfecção.

Fernando Xavier
Fernando Xavier
6 anos atrás

Muito interessante o artigo. Tenho voado muito ultimamente e a cada vez noto pequenos detalhes na rotina da tripulação que às vezes parecem sem sentido mas certamente não são. Há muitos prodecimentos de segurança que realmente não são explicados em detalhes, como a necessidade de manter as janelas abertas durante pouso e decolagem e a obrigação de colocar as cadeiras na vertical. Tudo por questão de segurança, como você muito bem mencionou no artigo. Obrigado!

Vinícius Silva
Vinícius Silva
6 anos atrás

Artigo interessante. Mas é bom informar que o comandante tem o poder disciplinar apenas para garantir a segurança da aeronave e da própria viagem. Os excessos serão, obviamente, punidos. Além disso, o testamento aeronáutico exige a presença de duas testemunhas, o registro no diário de bordo pelo comandante e a entrega imediata após o pouso (ou seja, não basta estar na aeronave; deve estar em viagem).

Michel
Michel
6 anos atrás

Boa noite, retire a informação da trava do toilet, essa informação não é pra ser divulgada e talvez você não saiba o porque do toilet ser travado antes do pouso, isso é questão de segurança pro passageiro não entrar ali em caso de pouso de emergência com fumaça a bordo, assim é um lugar a menos pro cmro olhar no check de abandono e o passageiro não deve saber desta informação, uma vez que sempre que ele precisar os cmros estarão ali para abrir, obrigado.

Cmro Michel

Roberto Macedo
Roberto Macedo
6 anos atrás

Agora o maior segredo de todos é quem está pilotando a aeronave, você nunca sabe se é um suicida, ou se está passando por um transtorno depressivo naquele momento…

Russel Biffs
Russel Biffs
6 anos atrás

Fernando Xavier, melhor deixar só as persianas abertas durante o voo… Não é aconselhável abrir as janelas do avião durante o voo, em hipótese alguma…

Jaime E F Petersen
6 anos atrás

Depois de ler todos estes comentários, me sinto mais à vontade e seguro de viajar de avião. As Cias. AEREAS tem que estar sempre em alerta, pois estamos sempre inseguros neste momento em que vivemos em todos os sentidos e principalmente neste mundo atual em que vivemos. Parabéns aos relatos em que nos atualiza e nos torna mais tranquilos quando voamos. Belíssima reportagem.

Nogueira
Nogueira
6 anos atrás

A informação sobre a água que sai das torneiras me pareceu incorreta, exagerada e, ao ler o comentário do Paulo Freitas tive certeza, Seria um absurdo oferecer água contaminada para escovar os dentes ou até mesmo para lavar as mãos. Para beber é oferecido água mineral em abundância durante todo o voo, em copos plásticos, eis que isso é necessário por causa da pressurização da cabine dos passageiros.

S.Levy
S.Levy
6 anos atrás

“Manter as janelas abertas……….”??? As janelas ou as cortinas / persianas?

S.Levy
S.Levy
6 anos atrás

As empresas aéreas se lixam quanto aos passageiros. Interessa somente seu dinheiro. Tente processar ou cobrar algum dano ou perda causados durante o transporte do embarque ao desembarque. Tente cobrar um atraso ou falha. Aquelas clausulas nos bilhetes, “conforme acordo da Haia…etc. ” são formuladas de tal forma que em ultimo caso a empresa não se responsabiliza em nada. Verifiquem.

ANDERSON A PAULA
ANDERSON A PAULA
6 anos atrás

No comentário de VINÍCIUS SILVA ele disse que os excessos do comandante serão obviamente punidos.
Em qual planeta o VINÍCIUS SILVA mora? para dizer que os excessos comandante serão obviamente punido?
kkkkk acorda VINÍCIUS SILVA !!!!!!!!i

fernando
fernando
6 anos atrás

Um pouco exagerado a matéria. Existe sim procedimentos de segurança além daqueles que visam o conforto dos passageiros; porém, não existe segredo, neles. Seria impossivel pedir segredo de algo que é ensinado em qualquer cursinho basico de comissário no mundo. Fato é que viajantes nunca se interessaram por isso. Se todos viajantes soubessem os procedimentos de segurança ou o motivo deles, o trabalho de todos tripulantes abordo ficaria mais fácil.

Rafael
Rafael
6 anos atrás

Tem também os espertos que pagam uma passagem mais barata e querem viajar em uma poltrona mais cara, esses espertos devem ter um Santa cruz para carregar de tanta vergonha.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Acho que deveria ser retirado com urgência o item ” Trava secreta dos toaletes”. Como passageiro agradeço.
Segurança é segurança.

Jorge almeida
Jorge almeida
6 anos atrás

Tb acho que deve tirar a informação da trava de segurança da porta do banheiro

Paul Muaib
Paul Muaib
6 anos atrás

Na foto da companhia asiática o estilo ensinado é de Wing Chun (Vin Tsun).

Fátima
Fátima
6 anos atrás

Prezados Senhores,

Se isso existe para segurança e é CONFIDENCIAL não deveria ser assunto de matéria pública em páginas de noticiário da internet!
Qual o objetivo da matéria??? Grande decepção, viu??

Att,
Fátima

Goerg
Goerg
6 anos atrás

Excelente Materia!

Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
6 anos atrás

Importante seria se as medidas de segurança existente na aviação, fossem também dotadas pela saúde, quanto seriam reduzidos, os erros relacionados a segurança do paciente.

Se Villa
Se Villa
6 anos atrás

Artigo muito interessante…
Pequenos detalhes que podem fazer total diferença…

jr
jr
6 anos atrás

Achei um absurdo fazerem essas revelações pois estes segredos contribuem para a segurança do vôo. Agora os psicopatas de plantão já estão mais bem informados !!!

Estela Maris Marques Bonanato
Estela Maris Marques Bonanato
6 anos atrás

Muito boa reportagem. Interessante

Junior Sarzedo
Junior Sarzedo
6 anos atrás

Muito bao a materia. É realmente impressionante como a maioria dos passageiros pensam que é muito simples o trabalho dos comissários de bordo.
Depois desta materia vimos que nao e bem assim.

Paulo R Beraldo
Paulo R Beraldo
6 anos atrás

Sempre achei que os assentos nas portas de emergencia deveriam ser cobrados mais. Porem os assentos da frente ficam travados para reclinar, sendo que nesses o valor do bilhete deveria ser descontado o valor do desconforto causado, ou seja, o valor do acrescimo aos assentos de emergencia.

Marcia
Marcia
6 anos atrás

No meu último voo pela United, houve um problema com passageiras que exageraram no álcool e estavam incomodando o passageiro da frente. Era madrugada, todos dormindo e de repente eis que se ouve um grito estridente de gralha da comissária chamando a atenção delas. Eu acordei com o coração na boca já de susto! Até entender a situação, demorou! Péssima atuação! Falta de profissionalismo! Deveria ter isolado as moças e aí sim pregado a bronca e não ter soltado penas no meio da aeronave. Não consegui mais dormir e acredito que muitos se sentiram da mesma forma. Pior que a comissária era brasileira e gritava em inglês para as passageiras que também eram brasileiras….acrescenta-se à falta de profissionalismo a falta de patriotismo também!

Gabriel
Gabriel
6 anos atrás

Essas informações não são divulgadas por um motivo, né?
Uma pessoa mal intencionada por exemplo irá adorar saber que existem MACHADOS escondidos dentro de aviões. Que falta de responsabilidade divulgar esse tipo de informação,

douglas
douglas
6 anos atrás

AHHH!! eu gosto de abrir as janelas durante o voo e sentir um ventinho no rosto kkkkkkkkkkkk, só não abro no pouso e nem na decolagem.heheheheh

messias
messias
6 anos atrás

Interessante e atualmente indispensável. No passado havia muito mais liberdade. Como passageiro da Ponte Aérea, Rio-SP,num sábado a tarde, pousei em Congonhas na cabine do piloto, usando o assento do engenheiro. Hoje isto, creio, não mais seria possível.

jean marcel
6 anos atrás

Excelente a matéria. Parabéns!!!

Hermógenes
Hermógenes
6 anos atrás

ANDERSON A PAULA, você fala com tanta indignação do comentário do VINICIUS que passa a impressão de que há erros óbvios e indiscutíveis. Por favor, argumente. Suas palavras, por enquanto, estão num patamar intelectual abaixo das dele.

Wagner
Wagner
6 anos atrás

Fátima, essas informações não são confidenciais, pois se tornaram públicas. Talvez devessem ser (não estou certo se concordo com isso), mas atacar quem teve acesso a elas é muito cômodo. Não vi crítica sua aqui a quem as forneceu> Não deveria ser essa sua postura?

Michel, você é militar? Quanta arrogância, não? Como assim “retire a informação”? E o “por favor” cadê ele? Achei que o dono do blog fosse o Thiago, não você… Além do mais: você está pretendendo, como diriam os chineses, “destocar um sino”. Se é isso, saiba que não é possível (embora já devesse saber…) pois o som dele já se disseminou.

Jefferson Rodrigues
Jefferson Rodrigues
6 anos atrás

kkkkk.. legal o comentário do Fernando Xavier. “Falou” sem querer da janela, nós entendemos, mas que ficou engraçado ficou…

Aedijail Silva Ferreira
Aedijail Silva Ferreira
6 anos atrás

Não sou especialista em aeronaves,mas creio que a informação sobre :”manter as janelas abertas durante a decolagem e o pouso” esta equivocada.

Carlos
Carlos
6 anos atrás

Se é segredo não deveria ser revelado, agora já era, espero que outros segredos não sejam revelados também e por em risco a segurança da aviação ok pessoal.

Raimundo Barreto
Raimundo Barreto
6 anos atrás

Muito boa as informações, porém preocupante. Imagine as pessoas com intenções maldosa, ao saber destas informações, eles já entram altamente prevenidos, para aplicar algum delito.

Silvia
Silvia
6 anos atrás

Acho que as informações sobre a trava dos banheiros e o machado não deveriam ser divulgadas. Se são itens de segurança, quanto menos conhecimento houver sobre a existência deles, melhor.

Leticia
Leticia
6 anos atrás

Parabéns pela matéria, no entanto, realizo uma pequena ressalva: informações para manutenção da segurança vital de todos não deve ser amplamente divulgada para não exaurir seu primado maior.

roberto
roberto
6 anos atrás

nada de novidade nessa materia, coisas que todo mundo sabe, e se nao sabe é porque nao quer. comentarios exagerados. O povo acha que aviaçao é glamour..Levou bronda da comissaria da United?..sim, la tripulante nao é trouxa que nem aqui e manda sentar a calar a boca mesmo. A empresa tem obrigaçao de transportar com segurança o passageiro do ponto A ao ponto B, só isso,,,tem gente que acha que voar em companhia aérea é estar pegando uma limusine pra ir para o Oscar….segredos a aviaçao comercial tem , e muitos que aqui nem vou citar por profissionalismo. Segredos estao nas cargas transportadas que se passageiro souber nao passa nem na porta do aviao, problemas de manutençao, e tantas outras, que nao sao nada diferentes do resto dos transportes, ou empresas, no mundo todo. Aviaçao comercial é igual a qualquer outra empresa gente. Quem fala que empresa aerea so quer saber de lucro ..tem dó ne…o Mac Donalds ta preocupado com a sua dieta?…a empresa de onibus ta preocupada se vc vai chegar atrazado no trabalho?…sua empresa de tv a cabo esta preocupada com a qualidade do sinal e o conforto do cliente?…hahahahhaha, só rindo mesmo.

Well Pereira
Well Pereira
6 anos atrás

O pior de tudo é ouvir o inglês ” macarrônico ” dos comissários de bordo. Incomoda muito. Tem uns comissários que falam tanto, que coloco um protetor auricular para não escutar.

Fabio
6 anos atrás

Post interessante, mas existem coisas que somente a tripulação deveria saber por serem escondidos dos passageiros. São itens de segurança. Erraram feio ao divulgar esses detalhes. São curiosidades, mas como já disseram, existem muitas pessoas mal intencionadas em todos os lugares. Deveriam remover estes itens…

Maurício
Maurício
6 anos atrás

Muita inocência achar que são segredos informações veiculadas na internet… Os segredos mesmo pertencem a seus guardiões

Rufus
Rufus
6 anos atrás

Srs, a verdade está lá fora…..quem procura acha…e etc.
Quem nao gosta de informacao por favor para de navegar na Internet.

Pablo
Pablo
6 anos atrás

A reportagem é ingênua e todos os itens mencionados são de conhecimento da maioria dos que voam constantemente , inclusive da trava do banheiro e do alarme de incêndio e outros alarmes , pois cada som significa situações de risco diferentes…

Antonio Di Loreto
Antonio Di Loreto
6 anos atrás

Bem, curiosidades, novidades, segredos e comentários a parte, esqueceram de dizer o que acontece durante o vôo lá na frente, dentro do cockpit (ou cabine para quem não sabe). Há momentos em que o computador de bordo desliga, o TCAS (transponder) não está ligado, existe os problemas com a meteorologia, ventos fortes, nuvens cirrocumulus, zonas aéreas proibidas em que seu vôo passa quase perto e até mesmo, nem sabem os sufocos que passam comandante e co-piloto em determinados vôos sabendo que há componentes da aeronave que não estão funcionando, mas “dá para aguentar” até o pouso, pois faltam poucos quilometros… disseram somente do ambiente interno e não do externo. Enquanto você toma sua aguinha, sua coquinha, seu guarazinho, lá na cabine os caras estão suando frio, amigos!!!

CARLOS ALBERTO MARTINS DA SILVA

SR. LEVY, Depende a Cia Aérea; Tenho o dever de informar que participei de um torneio de sinuca no R. de Janeiro; e para minha surpresa chegando no Aeroporto do R. de Janeiro verifiquei que tinha quebrado o meu taco de sinuca; avisei no guichê da mesma Cia Aérea (eles ficarão com o taco quebrado e me deram um formulário para preenchimento dos dados resumindo comprei um taco similar e 40 dias após recebi em conta informada o reembolso; quer saber a Cia Aérea é a AZUL; apesar do infortúnio; eu compreendi que foi um infortúnio mas o prejuízo foi amenizado pela Cia e não precisei brigar com ninguém não só segui todos os passos que eles foram me indicando.
Carlos A. Martins – Foz do Iguaçu-PR.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Desculpe, mas estas informações não deveriam ser divulgadas. Gosto muito do site, mas acho que estas informações expostas foram totalmente contra a segurança de voo.

Lamento muito isto e sugiro, gentilmente a remoção da matéria.

Lucas
Lucas
6 anos atrás

As informações acima não são reveladas pelas companhias aéreas por bons motivos. Pelos mesmos motivos, as informações não deveriam ser publicadas para todo mundo ver.

Mr Ronin
Mr Ronin
6 anos atrás

O cara falou do machado, mas não disse onde fica. E acredito que, em casa avião, fica em um local diferente. Se deveriam ou não ser divulgada, que importa? Já foi divulgada mesmo. Quanto mimimi de coxinha e de mortadela.

Pedro
Pedro
6 anos atrás

Inocente da parte de vcs reclamarem do site e acharem que ninguém sabe desses “segredos”. Por favor…
Qualquer pessoa hoje em dia tem acesso à internet e pode consultar estas informações nas páginas gringas ou até mesmo nas lei que regulamenta a aviação civil.

Pra quem quer fazer bobagem, basta ter grampo de cabelo ou caneta que já é suficiente.

Nilson
Nilson
6 anos atrás

Prezado Vinicius Silva.
O Comandante tem sim a prerrogativa de impedir o embarque de passageiros que possam causar qualquer transtorno a bordo ou a segurança de voo seja com as portas abertas ou fechadas. Para isso existe leis, regras e tudo isso escrito nos manuais de operação das empresas.
Vc deveria se informar mais antes de escrever algo que, pelo visto, vc não conhece. O Comandante da aeronave é autoridade máxima a bordo, portanto, ele, não cometerá abusos pois estuda, estudou e tem muito treinamento e discernimento para tal.

Previous Post
A Gol possui a maior frota de jatos 737 da América Latina, com mais de 120 aeronaves (Gol)

Gol inicia instalação de wi-fi em seus aviões

Next Post
O Gripen E, a versão sueca do NG, foi apresentado em maio deste ano, na Suécia (SAAB)

Futuro caça da FAB, novo Gripen é apresentado na Suécia

Related Posts